Bem aproveitado ou não ?

Esse é o mesmo motor do Fiat Uno 55s, lançado em 1983, a única diferença é que é catalisado (Normas Europeias)
É motor para andar bem, sem "cortes" nas mudanças, mas também bebe bem, 6.5/7/7.5.
Isto se tiver o mesmo "set-up" do Uno 55s.

O punto 55 usava o mesmo motor do uno 1.1 i.e., motor FIRE 1108 cc com 55 cv. O uno 55 usava o motor 1116 que vinha do fiat 128. O motor FIRE é mais economico, mas esse se for o 60 já será o 1242 e ainda gasta menos, pois tem uma caixa mais longa que o 55

O punto 55 usava o mesmo motor do uno 1.1 i.e., motor FIRE 1108 cc com 55 cv. O uno 55 usava o motor 1116 que vinha do fiat 128. O motor FIRE é mais economico, mas esse se for o 60 já será o 1242 e ainda gasta menos, pois tem uma caixa mais longa que o 55

É exactamente o mesmo:

1108 cc (1.1 L) - 70 mm x 72 mm

8v (70 mm x 72 mm) (1983 - 1993)
8v SPI (1993 - 2000)
8v SMPI (2001 - current)

PS: O "S" em 55s está a mais, já percebi onde querias chegar [;)]

Last edited:
Resumindo , consumos 7l e 8l , carro pouco fiável (é um facto mas é dado , melhor que arregaçado :s )

vim agora do mecânico , 200€ já com correia de distribuição mudada parece-vos bem ?

Resumindo , consumos 7l e 8l , carro pouco fiável (é um facto mas é dado , melhor que arregaçado :s )

vim agora do mecânico , 200€ já com correia de distribuição mudada parece-vos bem ?

bomba água, correia de acessórios e respectivos tensores, ou só mesmo kit distribuição?

7-8? É mais 6-7 l/100 kms.

Rectificar a cabeça ficará pelos ~150 euros. Bom, pelo menos já li esse tipo de valores. Mas não é absolutamente necessário.

Pegando no tópico...
Tenho um punto 1.2 16v que teve um sobre aquecimento.Mudou a junta da cabeça mas agora falha. A compressão foi medida e está ok. As velas estão ok e os cabos também.

Sugestões...

As consequências? Pode continuar a misturar água com óleo pelos locais mais "baixos" da cabeça às ondas, em relação à junta. Ou seja, é um arranjo deitado à rua.

não fazia ideia , mas ainda bem que avisas , acham que devo avisar o mecanico disso ou ele sabe e não será necessário ?

Começou a ser vendido na Itália, Alemanha e França em finais de 93. Em Portugal só no inicio do ano seguinte.

Em 97 houve algumas alterações na gama Punto, creio que a maior novidade foi um novo motor 1.2 e novas cores de carroçaria.

Eu tenho na ideia de ter visto um Punto verde com a matrícula **-**-DB.

E se não estou em erro essa matrícula pertence a fins de 93.

Mas também posso estar equivocado.

não fazia ideia , mas ainda bem que avisas , acham que devo avisar o mecanico disso ou ele sabe e não será necessário ?

Não custa nada referires a situação, mas se o motor não tiver aquecido muito não deverá haver grande distorção da cabeça, leia-se, necessidade de torneiro. O mecânico terá que medir e ver se está dentro da tolerância.

Quando o meu Rover 400 queimou, aos 128 000, não foi necessário. O carro nunca aqueceu (minto, por uma vez o ponteiro foi aos 3/4).

Back