Bi-massa ou embraiagem?

JGon

New member
Boas pessoal.

Tenho uma carrinha com o motor 1.6 HDi de 110cv e o que que acontece é o seguinte:

Ao arrancar, a carrinha treme imenso... vibra mesmo muito, então se for um arranque ao relanti (só a largar embraiagem) é uma coisa absurda.

A carrinha ao desligar, sacode-se (não consigo perceber se anormalmente ou não, visto que foi comprada usada)

Não vibra ao relantim.

Ao acelerar, principalmente por volta das 1500-2000rpm e em mudanças mais altas (onde lhe falta binário e força mais a embraiagem) a carrinha vibra.

Já tinha ido ao meu mecânico onde foi comigo dar uma volta (pequena) e me disse q era embraiagem. Ou seja, ele só conseguiu perceber a vibração do arranque.

A carrinha tem garantia e no livro está escrito "volante-motor". Que fariam no meu lugar?

Um abraço e obrigado

ai tudo indica que seja bi-massa so ha uma coisa que nao entendo é o abanar da carrinha ao desligar.... se calhar com tanta vibraçao ja tens ai um apoio de motor/caixa menos bom

essa vibraçao a arrancar e em mudanças altas em baixa rotaçao é tipica de bi-massa a morrer, mas tambem devias ouvir um ligeiro "chocalhar" ao relantim e quando carregas na embraiagem ele deveria desaparecer ou baixar muito de intensidade, dependendo do estado do bi-massa

Obrigado a todos pelas respostas rápidas!

Viriauto: A que barulho se refere?

eblase: Nada que se pareça com isso. Uma das razões pelas quais optei por esta carrinha foi pelo facto do pedal da embraiagem estar levezinho. (De frisar que a carrinha tem apenas 105.000km no momento)

firetvd: Lá está. Até pode ser normal aquele solavanco ao desligar. Amanhã vou verificar com calma se quando carrego na embraiagem a carrinha fica mais silenciosa a trabalhar.

Obrigado a todos mais uma vez!

Verificar se os apoios do motor estão danificados. Se estiverem ok, o volante bimassa deve estar folgado. Com isso, o disco de embraiagem também já não vai para novo.

Não importa a quilometragem mas o tipo de condução. Actualmente ando de 307 1.6HDI 110 FAP com 120000Kms e o pedal já está rijo....

Verificar se os apoios do motor estão danificados. Se estiverem ok, o volante bimassa deve estar folgado. Com isso, o disco de embraiagem também já não vai para novo.

Não importa a quilometragem mas o tipo de condução. Actualmente ando de 307 1.6HDI 110 FAP com 120000Kms e o pedal já está rijo....

Em princípio estarão ok, visto que a carrinha foi à revisão há nem 1000kms. Foi verificado de tudo um pouco. Inclusivamente havia um tubo de vácuo que estava rasgado e eu nem sonhava. Mas é sempre uma coisa que pode ter "escapado".
Ou seja, em princípio será mesmo bi-massa, certo? Tendo em conta que para mim não é uma boa altura para mudar a embraiagem + bi-massa, será que devo mandar verificar apenas o bi-massa? Estando na garantia de momento é sempre uma mais-valia.
Curiosamente esta carrinha é uma 307SW pós-restyling mas sem FAP. (Mais uma razão para a ter adquirido [:p] )

Já agora, em OT: Acompanho o seu canal assiduamente. Gosto bastante! [;)]

Última edição:
Em princípio estarão ok, visto que a carrinha foi à revisão há nem 1000kms. Foi verificado de tudo um pouco. Inclusivamente havia um tubo de vácuo que estava rasgado e eu nem sonhava. Mas é sempre uma coisa que pode ter "escapado".
Ou seja, em princípio será mesmo bi-massa, certo? Tendo em conta que para mim não é uma boa altura para mudar a embraiagem + bi-massa, será que devo mandar verificar apenas o bi-massa? Estando na garantia de momento é sempre uma mais-valia.
Curiosamente esta carrinha é uma 307SW pós-restyling mas sem FAP. (Mais uma razão para a ter adquirido [:p] )

Já agora, em OT: Acompanho o seu canal assiduamente. Gosto bastante! [;)]

Obrigado!

Sim esta também é uma pós-restyling. Um kit para converter isso em monomassa começa nos 371€.... [;)]

Obrigado!

Sim esta também é uma pós-restyling. Um kit para converter isso em monomassa começa nos 371€.... [;)]

Ora essa!

Felizmente está na garantia! Logo seria sempre 0 de custo [:p]
A minha questão é: devo mandar verificar? Quais as consequências de andar com a carrinha assim? Em caso de verificar e se concluir que é de facto bi-massa, será compensatório substituir apenas bi-massa visto que não há custos associados?
Vantagens mono-massa em relação a bi-massa para além de não ter de o substituir mais?

Obrigado mais uma vez! Abraço

Ora essa!

A minha questão é: devo mandar verificar? Quais as consequências de andar com a carrinha assim? Em caso de verificar e se concluir que é de facto bi-massa, será compensatório substituir apenas bi-massa visto que não há custos associados?
Vantagens mono-massa em relação a bi-massa para além de não ter de o substituir mais?

As consequências? Perto do fim da garantia isso passa a ser "normal" e depois levas com uma conta jeitosa. Se agora é 0€, faz-te à vida [:D]

o pedal da embraiagem deve ser quão rijo? tanto como o acelerador? se sim então tb tenho probs :confused:

Ora essa!

trata disso já porque se não reclamares logo dizem que é uma peça de desgaste e a garantia não cobre!

Obrigado mais uma vez pelas respostas!

Vou ver se trato disto então... mesmo assim amanhã vou fazer aquele teste da embraiagem. Ver se carregando nela o motor fica mais calado :)

mok: Claro que uma embraiagem boa nunca chega a ser um acelerador, em termos da resistência do próprio pedal. Tenho uma Berlingo 2.0 HDi e aquilo sim, tem o pedal rijo. Embraiagem com 250.000kms. Ainda é a de origem. É rija ao ponto de causar desconforto na própria condução. Ter quase que se "forçar" o pedal. Sentires que o pedal não quer ir para baixo... o que vale é que o curso do próprio pedal é curto (distância que o pedal percorre até ficar no fundo) por isso ainda se aguenta...

Aproveito para perguntar uma coisa...

Mudei embraiagem e bimassa duma laguna 2.0 dci e noto que o pedal ficou - como explicar - mais "tenso". Como se por detrás do pedal estivesse uma mola que fosse mais "dura" de pressionar.

Isso é normal?

Isso é sintoma de quando está em fim de vida. O rolamento foi mudado?

o meu pai tem um ibiza de 1994 ou 95 que aquilo ao largar o pedal não é suave, larga tipo aos solavancos, ou seja só larga tipo 3 mm da cada vez...
o que será? é que acho que já levou kit embraiagem ha uns anos... sera so lubrificar o cabo? ou será o rolamento outra x?

Isso que contas é sintoma de prensa fraca/sem força e origina oscilação. O cabo sem lubrificação indicaria um pedal pesado e movimento preso. O rolamento (nesse caso não é hidráulico) não interfere nos solavancos.

sim, expliquei-me mal, é movimento preso, larga-se o pedal mas ele não sobe, ou seja, tem-se de largar bastante de cada vez de modo a ele subir, és obrigado a tirar o pé de cima do pedal totalmente para ele subir, e depois como sobe logo 1cm por exemplo, para quem não está habituado torna-se impossivel de conduzir, ele já está habituado nem sabia que tinha problema.
o carro já tem 20 e tal anos por isso deve ser de cabo, certo?

WD40? Onde?

gracias

Última edição:
WD40 para penetrar e depois algum lubrificante em spray(com palhinha) de massa grafitada por exemplo. Algo que aguente umas temperaturas..

Só WD40, evapora.

Outro método para "enfiar" a dita massa se não tiveres spray com aplicador (palhinha), é meteres e soprar com um ar comprimido. Mexes o cabo para ir entrando.

Voltar
Superior