Binóculoos, Monóculos e Telescópios

EscapeLivre

Well-known member
Canalha,

Precisava de comprar uns binóculos.

Assim até 100 euros seria melhor apostar nos 24x50 por ex, não?
Já deverá fazer bem a diferença face a uns 8x32

( ampliação x entrada de luz )

As marcas fazem diferença?

Não preciso de visão nocturna.

Alguma recomendação dos binoculos em si ou de como analisar as especificações?

Obg.

Tudo depende do objetivo e propósito para a sua utilização.
Se precisares de uma boa qualidade de imagem, tens de ter mais luz, por consequência, maior diâmetro da objetiva.
A ampliação acima dos 10 a 12, poderá não interessar, visto que a qualidade de img perde-se bastante. E basta o objeto mexer-se rapidamente para o perderes de vista.
Eu, para ver os ralis e alguns jogos de futebol, usava 10x50 com vidro ED.
Procura uns Barska ou Nikon - têm uma boa relação preço/qualidade [;)]

BTW: já tive uns Olympus 10x50 V501023BU e recomendo ;)

Last edited:
Tudo depende do objetivo e propósito para a sua utilização.
Se precisares de uma boa qualidade de imagem, tens de ter mais luz, por consequência, maior diâmetro da objetiva.
A ampliação acima dos 10 a 12, poderá não interessar, visto que a qualidade de img perde-se bastante. E basta o objeto mexer-se rapidamente para o perderes de vista.
Eu, para ver os ralis e alguns jogos de futebol, usava 10x50 com vidro ED.
Procura uns Barska - têm uma boa relação preço/qualidade [;)]
Thanks.

Na verdade queria ver alguns passaralhos por ex, mas muitas vezes estou sitios onde gosto de focar objectos muito ao longe, mas fixos tipo casas abandonadas, animais lentos etc.
Daí que se calhar gostaria de uns 24x.

Mas realmente se a qualidade desce, pode ser um 31.

Tenho um Celstron 10x50 e não são maus. Cabem nesse orçamento. Para orçamentos baixos não vale a pena ir para grandes números, pois vais acabar por perder qualidade.

E já que o tópico é generalista do tema, tenho ainda um Skywatcher skyliner classic dobsoniano 200/1200, que por falta de tempo já não vê a "luz da noite" há demasiado tempo :sh)

Atenção ao peso, a partir de uma certa potência começa a ser cansativo de segurar.
Eu tenho uns da Tasco que saíram 5*.
No Lidl vai estar á venda uma luneta na próxima semana.

E quanto à estabilidade?
Eles têm esse sistema ou temos que ser nós a ter cuidado?

É que a 24x para segurar estável nao deve ser fácil.

Tens de encontrar um equilíbrio entre o preso e a ampliação.
Normalmente os potentes são pesados, o que requer um tripé ou cadeira com braços para apoiar os cotovelos.
No teu lugar ia a uma Decathlon por exemplo, eles tem lá alguns modelos para experimentar.
Uns bons binóculos tem muito vidro e aço no interior.
No meu caso comprei o modelo de bolso da Tasco, são leves e práticos e servem para o que eu quero. Para ver as estrelas tenho um telescópio refrator de 560x da Bushnell.

Tenho um Celstron 10x50 e não são maus. Cabem nesse orçamento. Para orçamentos baixos não vale a pena ir para grandes números, pois vais acabar por perder qualidade.

E já que o tópico é generalista do tema, tenho ainda um Skywatcher skyliner classic dobsoniano 200/1200, que por falta de tempo já não vê a "luz da noite" há demasiado tempo :sh)

Também tenho um Skywatcher que também não sai há alguns meses... :sh) Com a melhoria do tempo quero ver se vou até um parque eolico, afastar-me das luzes, para dar mais uso.

155177d1648560791-binoculoos-monoculos-e-telescopios-dscn6285.jpg

Attachments

• DSCN6285.jpg
    DSCN6285.jpg
    65.7 KB · Views: 0
Tenho um a dúvida linguística recorrente nesta matéria [:D]

Diz-se "uns binóculos" ou "um binóculo", uma vez que se trata de um único artefacto? Também dizemos "um monóculo", por exemplo. E, um binóculo seria então um aparelho com dois monóculos, logo, um binóculo.
A analogia com óculos é imediata, mas aí dizemos "um par de óculos" (ou seja dois óculos, duas lentes), para designar o artefacto, à semelhança de um "par de meias", ou de "um par de calças".

Pronto, era só isto! Siga a discussão [;)]

Canalha,

Precisava de comprar uns binóculos.

Assim até 100 euros seria melhor apostar nos 24x50 por ex, não?
Já deverá fazer bem a diferença face a uns 8x32

( ampliação x entrada de luz )

As marcas fazem diferença?

Não preciso de visão nocturna.

Alguma recomendação dos binoculos em si ou de como analisar as especificações?

Obg.

Para vizinhas, aviões, ou vizinhas que são aviões?

Também tenho um Skywatcher que também não sai há alguns meses... :sh) Com a melhoria do tempo quero ver se vou até um parque eolico, afastar-me das luzes, para dar mais uso.

155177d1648560791-binoculoos-monoculos-e-telescopios-dscn6285.jpg

Tu queres mesmo que a gente acredite que um gajo que anda de Alfa se põe a "olhar para estrelas do céu"... :confused: [:D]

Tu queres mesmo que a gente acredite que um gajo que anda de Alfa se põe a "olhar para estrelas do céu"... :confused: [:D]

Fonix, no meio do nada, sozinho com o meu filho mais velho, querias que estivesse a olhar pra onde!?[:D]

Back