BMW 123D Coupe

nandorumor

New member
Estou a cogitar a hipótese de comprar um BMW 123D coupe.
A dúvida que tenho é seguinte... afinal há ou não uma solução para o problema dos tensores da corrente no N47?
É que cada vez que pesquiso fico mais confuso, com pessoas a dizer que sim, outras que não.

Obrigado

pelo que percebi, mas posso estar redondamente enganado, é um problema que não tem solução, ou seja, muda-se e passados uns milhares de kms o problema volta, não dando problemas aos kms certos ou dentro do mesmo número de kms. pode ser mais um pedaço ou menos um pedaço.

O problema não é um erro de concepção do bloco? Se assim for não haverá solução certo?
Pelo que sei (posso estar equivocado), o problema é num tensor da corrente da distribuição, que tem tendência a vibrar mais do que o normal, que faz com que haja um desgaste maior da corrente.
Sei que há muitos proprietários de n47 com muitos km que não tiveram qualquer problema, entretanto é sabido que pode calhar a qualquer um em qualquer altura, quase 100% dos relatos que vi nas pesquisas que fiz é que logo quando inicia-se o problema no tensor a viatura dá sinais audíveis que já se passa qualquer coisa, apesar que há casos que simplesmente a corrente partiu...

Já pesquisei bastante, entretanto não estou 100% esclarecido no que diz respeito em haver, ou não solução para o problema... se já há tensores alterados que resolvam o problema, ou a única alternativa é mudar a corrente de "x" em "x" tempos.
Se a mudança da corrente for a única alternativa não vou comprar um carro e passar a vida com a paranóia do "acho que estou a ouvir um barulho estranho".

Estou a cogitar a hipótese de comprar um BMW 123D coupe.
A dúvida que tenho é seguinte... afinal há ou não uma solução para o problema dos tensores da corrente no N47?
É que cada vez que pesquiso fico mais confuso, com pessoas a dizer que sim, outras que não.

Obrigado

O problema existe e é dispendioso mas não deixa de ser um carro muito engraçado. O que eu faria é sondar o mercado e se o preço for bom face ao estado do mesmo metia de parte já o valor necessário para a substituição da mesma.

Convém também ter a certeza que existe histórico de manutenções e que o mesmo é real. Se fores pesquisar sobre o assunto vais ver que não falta proprietários a vender os mesmos por esse e outros motivos (limões portanto).

A mudança de óleo antecipada ajuda muito na longevidade desse motor também!

Vês o carro, tenta perceber se a corrente tem folga (ouves facilmente o grilhar da corrente).

Se quiseres ficar mais descansado vai à BMW medir a folga.

Just in case, deixa 1000e de lado caso o problema apareça ou volte a aparecer.

O motor é fantástico, esse Bi-turbo é qualquer coisa! [kiss]

Boas malta.
Surgiu mais uma situação, na minha pesquisa, a única que por agora me enche as medidas é uma automática... as caixas automaticas deste modelo são alguma coisa de jeito?

Obrigado

experimentasTE. ele não se experimenta a si próprio.

hoje em dia acho que todas as caixas são boas, mas virá alguém aqui que tenha uma, pois são caixas normais já de se verem por aí. eu é que detesto qualquer caixa automática.

Boas malta.
Surgiu mais uma situação, na minha pesquisa, a única que por agora me enche as medidas é uma automática... as caixas automaticas deste modelo são alguma coisa de jeito?

Obrigado

A caixa que monta o 123D é uma ZF de 6 velocidades. Costumam ser boas mas usa a pesquisa.. [;)]
A mudança de óleo e filtro da caixa será obrigatório aviso-te já... A não ser que o antigo dono tenha provas que o serviço tenha sido efetuado. A ZF aconselha a mudança a partir dos 80k e a BMW diz que é "vitalício" :sh)

Não percebo quem comprou um carro destes novo com caixa auto. Num série 3 ou 5 consigo perceber, num série 1 com 200cv nem por isso.
Relativamente à caixa: penso que é a mesma que todos os motores levavam no FL (desde o 116d até ao 130i), tem fama de ser fiável (ou pelo menos não se conhecem problemas) mas cuidado de qualquer forma.

Já agora e como sempre, não sabendo como foi a manutenção, há que trocar o óleo da caixa... seja manual ou automática.

O óleo das caixas também é para trocar...

Não percebo quem comprou um carro destes novo com caixa auto. Num série 3 ou 5 consigo perceber, num série 1 com 200cv nem por isso.
Relativamente à caixa: penso que é a mesma que todos os motores levavam no FL (desde o 116d até ao 130i), tem fama de ser fiável (ou pelo menos não se conhecem problemas) mas cuidado de qualquer forma.

E percebes quem compra um serie 1 com 200cv a diesel? :confused:

Eu comprei recentemente um E87, e das coisas essenciais quando fiz seguro foi um salvaguarda anti-roubo.

Isto pois tenho 2 amigos que tinham um E87 e ambos roubaram o carro.

Quanto à corrente, já me disseram que o kit de correntes OEM pós 2014 resolve o problema, o meu tem quase 300K e a corrente original foi mudada aos 260k em 2017, não sei se terei o problema resolvido, o que eu sei é que não tem grilhar e simplesmente não me preocupo com o assunto.

Quanto à caixa automática eu não sou muito fã, a único que experimentei e gostei foi uma DSG num Golf 7, mas manual tem outro feeling.

Também já experimentei um CLA 180d com cauxa auto e gostei.

Eu em relação às caixas manuais dos BMW dessa altura gosto bastante há quem goste e quem odeie, a única coisa que não aprecio é a marcha atrás que só na base da força bruta é que entra, de resto impecável.

Voltar
Superior