[Comparativo] bmw 216d vs classe a180 cdi

ElGamal

New member
Mais um tópico de pedido de ajuda para compra de carro...
A família deixou de precisar de um carro grande... a Opel Zafira, que comprei nova em 2001, já está velhota. Os anos reflectem-se no conforto e nos consumos. Está na hora de vender e comprar novo. Como as crias estão criadas (mais ou menos), já não é necessário andar com tralhas atrás. Brinquedos, carrinho de passeio, etcetc.
As hipóteses que estão em cima da mesa são
a180cdi
a3 1.6 tdi sportback

A a180 fica-me a 30k, a a3, de dez 2014, de serviço, por 28k

A razão atira-me para a a3 (revisões de 2 em 2 anos, e mais baratas). Mas o carro é sem sal...

Também ponderámos a V40 CC VOR (30k)... Logo vou ver o BMW 116d.

Alguma info sobre os 2 modelos que inidquem no topo? Problemas conhecidos? Qualidades e defeitos?

Last edited:
esteticamente e a nível de equipamento, a VOR é bem interessante.
"sem dúvida" porquê?
Já respondeste "esteticamente e a nível de equipamento, a VOR é bem interessante."

No entanto como tenho uma V40 também passei pela fase de ver os A3 e os Serie 1, este ficou logo descartado pela falta de espaço principalmente atrás. O A3 tem uma boa mala, mas lá está, é "sem sal" o A180 para ficar no minimo aceitavel tem que ser a linha Urban (€€) e para ficar a [br:)] tem que ser a linha AMG Sport (€€€€). Optei então por comprar a V40 D2 Kinetic (no entanto tem vários extras, painel instrumentos digital, camara traseira, Ac automatico, jante 17") sendo a VOR, comparando diretamente com as tuas opções a que mais me agrada.

A razão atira-me para a a3 (revisões de 2 em 2 anos, e mais baratas). Mas o carro é sem sal...
Eu escolheria o A180 por uma destas razões.
Apesar do A180 ser o meu favorito, em termos de motor preferia o 116D.
Não pensas alargar os candidatos?

quais candidatos?
um gajo não vai para novo... e valoriza muito mais o conforto, a qualidade de construção e a segurança.

AMG nunca. AMG e conforto não conseguem estar na mesma frase.
a um preço uma pouco mais alto, a 37k, há a hipótese do GLA 180cdi

quais candidatos?
um gajo não vai para novo... e valoriza muito mais o conforto, a qualidade de construção e a segurança.

Se referes conforto, vais igualmente bem servido com generalistas.

Quando eu falava em outros candidados, falava de por exemplo Leon, Focus, Astra, CT200H.

Mas mesmo dentro do A, se fose eu equacionava o A200 mesmo sabendo que é mais caro, paga mais iuc, bebe mais.

Mais um tópico de pedido de ajuda para compra de carro...
A família deixou de precisar de um carro grande... a Opel Zafira, que comprei nova em 2001, já está velhota. Os anos reflectem-se no conforto e nos consumos. Está na hora de vender e comprar novo. Como as crias estão criadas (mais ou menos), já não é necessário andar com tralhas atrás. Brinquedos, carrinho de passeio, etcetc.
As hipóteses que estão em cima da mesa são
a180cdi
a3 1.6 tdi sportback

A a180 fica-me a 30k, a a3, de dez 2014, de serviço, por 28k

Também ponderámos a V40 CC VOR (30k)... Logo vou ver o BMW 116d.

Alguma info sobre os 2 modelos que inidquem no topo? Problemas conhecidos? Qualidades e defeitos?

Não há uma resposta óbvia. Eu também estive entre o A180 CDI e o 116d ED e acabei por escolher o último. O A3 não havia muita escolha nos semi-novos e o mesmo para o V40 CC.

De qualquer forma acho que fiz a melhor escolha. Pois priviligiei a condução e a melhor posição de condução.

Globalmente o A3 será a proposta mais homogénea. É a de melhor qualidade de montagem e materiais e será o melhor equilíbrio entre conforto e comportamento. Duvido que as suas revisões sejam mais baratas, apenas pode derivar do facto da Mercedes preconiza revisões anuais, mesmo que se façam poucos kms. Mas para quem fizer 25-30 mil kms/ano este ponto deixa de ter interesse pois as revisões ficam anuais em qualquer proposta.

O V40 para mim vale como alternativa sobretudo pela componente estética e elevada segurança mas é o mais acanhado dos 4 quer na mala quer no espaço atrás. E há algumas criticas relativamente ao feeling artificial da direção.

Em termos de motores será mais ou menos equivalente. Mas A3 e o 116d ED têm as melhores prestações mas o A180 CDI também tem uma resposta muito agradavel desde baixos regimes. O V40 nunca conduzi mas a imprensa refere ligeiramente mais lento.

O melhor conselho é mesmo experimentar cada um dos carros e ver qual tem a condução que mais agrada.

Já respondeste "esteticamente e a nível de equipamento, a VOR é bem interessante."

No entanto como tenho uma V40 também passei pela fase de ver os A3 e os Serie 1, este ficou logo descartado pela falta de espaço principalmente atrás. O A3 tem uma boa mala, mas lá está, é "sem sal" o A180 para ficar no minimo aceitavel tem que ser a linha Urban (€€) e para ficar a [br:)] tem que ser a linha AMG Sport (€€€€). Optei então por comprar a V40 D2 Kinetic (no entanto tem vários extras, painel instrumentos digital, camara traseira, Ac automatico, jante 17") sendo a VOR, comparando diretamente com as tuas opções a que mais me agrada.

E no entanto o V40 é o modelo mais acanhado das 4 opções referidas. Mas não és o primeiro a dizer isso. Mas também já ouvi o contrário. De quem queria o V40 e acabou tendo o S1 e que dizem que os bancos de trás do Volvo são muito acanhados.

quais candidatos?

O classe A pode vir com kit AMG e não ter suspensão desportiva. A suspensão desportiva é que o torna desconfortável. Não por ser "AMG".

De qualquer forma, dos 4 o melhor em conforto é sem dúvida o A3, seguido do V40 e S1. O classe A será sempre o que é menos confortável dos 4. Mas se gostas do carro, não acho que a diferença justifique deixar de fora. Basta que não vás para jantes maiores que 17" nem para suspensão desportiva. Um 180 CDI urban dá boa conta do recado esteticamente e a nível de conforto.

O V40 tem bancos muito bons que podem contribuir para maior sensação de conforto do que S1, mas a nível de suspensão dizem que são equivalentes. Eu dos 2 conheço bem o S1 e acho que se porta bem. Muito mais confortável que a geração anterior.

Se fosse hoje e tivesse de escolher um dos outros 3, acho que escolhia mesmo o A3.

ElGamal, as escolhas cingem-se às marcas premium? É que na casa dos 28/30k consegues carros tão bons como esses ou melhores em vários domínios, e com motores talvez mais interessantes.

E no entanto o V40 é o modelo mais acanhado das 4 opções referidas. Mas não és o primeiro a dizer isso. Mas também já ouvi o contrário. De quem queria o V40 e acabou tendo o S1 e que dizem que os bancos de trás do Volvo são muito acanhados.
Vou dar um exemplo simples e real. O meu cunhado tem um S1 e eu uma V40, ele mede 1,93m. Ele senta-se no lugar do condutor na V40 e ajusta o banco à sua medida, depois foi para o lugar de trás e senta-se dizendo "este tem mais espaço, mas sinto mais dificuldade ao entrar" o que realmente é verdade, pois a porta/entrada é um pouco pequena.

Bem, o 308 com motor de 92cv por 27.500€ não se pode considerar bom negócio em lado nenhum [:D]

Mas entre Megane, 308, Astra, Focus, tantas opções que pelo mesmo preço oferecem mais que os premium, ainda mais se se tratarem de unidades semi usadas, que acho o rol de escolhas do user muito limitadas.

Mas já agora entre esses, e se a bagageira não for uma absoluta prioridade, ia sem dúvida para o V40, é o mais equilibrado e melhor value-for-money dos 4. S1 e Classe A ficariam de fora (o Classe A está a envelhecer muito mal e não tem qualidade interior nem equipamento nem motor que justifique minimamente o preço a que é vendido) e o A3 não sei se não levava igual tratamento devido ao binómio caixa longa/motor.

E não esquecer o Golf, honda civic.

Apesar de não ser necessário tanto espaço para as tralhas dos garotos em miudos, é sempre necessário ter uma bagageira minimamente interessante. E o Mercedes A e Volvo V40 não são bem assim.

Bem, o 308 com motor de 92cv por 27.500€ não se pode considerar bom negócio em lado nenhum [:D]

Nem reparei nesse pormenor. [:D] Mas tens razao. No entanto foi apenas para mostrar que dentro das outras marcas se encontram carros NOVOS, tao bons ou melhores que os ditos premiuns em questao para os valores disponiveis.

ida à bmw com a maria... que viu o 216d e disse "é este".
alguém tem algumas referências sobre este tri-cilíndrico?

Claro que as mulheres querem logo o Serie 2... É carro feito tendo elas como público alvo.

Faz-te um homem e escolhe o Volvo. [:p]

Back