BMW 318i de 1993

jsmithooo

New member
Boas pessoal.

Tenho oportunidade de adquirir um bmw 318i de 1993, com 180k km.
Gostava de saber a vossa opinião sobre o carro a nivel de fiabilidade e preços de manutenção (os consumos não importam muito).
Pontos fracos e onde é que devo focar mais a atenção quando for ver o carro.

desde já agradeço a todos.[;)]

Curiosamente a única coisa que te posso dizer é que compras a versão a gasolina mais económica.

Não gosto nem um pouco desse carro, mas se a comprar é mesmo para ir avante, então força, deve andar bem :)

Olha que não.

Com os 115 cv é um carro bem pastelão. Se mesmo o 318is considero pastelão, esse então esquece. Não penses que lá por ser um 1796 de cilindrada a gasolina que anda muito.

Onde ele se safa melhor é em velocidade máxima, que em reprises e em mudanças que envolvam deslocação de massas é arrastão.

Como já disse uma vez, só a partir do 25i é que é realmente aproveitado o chassis E36.

O 316i é claramente sub-motorizado, o 318i apesar de menos também o é, e o 318 is está ali no limiar apesar de não o ser. Depois o 320i já começa a ser interessante, e os que casam mesmo bem são o 325i, 328i e claro o M3.

Consumos, o 318i também não é nada de especial, é melhor do que o 316i, mas a andar normal faz médias de 8 ou 9 L/100km

Last edited:
Boas pessoal.

Tenho oportunidade de adquirir um bmw 318i de 1993, com 180k km.
Gostava de saber a vossa opinião sobre o carro a nivel de fiabilidade e preços de manutenção (os consumos não importam muito).
Pontos fracos e onde é que devo focar mais a atenção quando for ver o carro.

desde já agradeço a todos.[;)]

Borrachas.
É um carro com quase 20 anos. As borrachas, se ainda não foram todas trocadas devem
estar uma miséria.
Atenção que as borrachas incluem tubagens no motor e por baixo do carro (tubos de
combustível, por exemplo), sinoblocos/casquilhos (suspensões, principalmente atrás por
ser RWD, apoios do motor, etc.).

E estando quase com 20 anos... também será boa ideia ver os plásticos (tablier, por
exemplo).

Sendo de 1993, é ver quando foi a última inspecção, e se ter anotações de gases de
escape. Se tiver de levar catalizador novo...

Aqui mora um 318i de 98 (E46) e só te posso dizer bem do carro. Não é um sprinter mas safa-se bem graças à caixa curta.

Problemas até agora (190.000km) só a válvula DISA (100€) e um termostato novo (50€)...

De resto são revisões normais ;)

Borrachas.
É um carro com quase 20 anos. As borrachas, se ainda não foram todas trocadas devem
estar uma miséria.
Atenção que as borrachas incluem tubagens no motor e por baixo do carro (tubos de
combustível, por exemplo
), sinoblocos/casquilhos (suspensões, principalmente atrás por
ser RWD, apoios do motor, etc.).

E estando quase com 20 anos... também será boa ideia ver os plásticos (tablier, por
exemplo).

Sendo de 1993, é ver quando foi a última inspecção, e se ter anotações de gases de
escape. Se tiver de levar catalizador novo...

desculpem o offtopic

mas agora fiquei preocupado , o "meu" tem a mesma idade , nunca foram trocadas tubagens e fugas zero , será que devo ficar preocupado ?

desculpem o offtopic

mas agora fiquei preocupado , o "meu" tem a mesma idade , nunca foram trocadas tubagens e fugas zero , será que devo ficar preocupado ?

A duração das borrachas depende muito da utilização que o carro tem.
Podem degradar-se tanto pelo uso a mais, como pela falta de uso.
Pela falta de uso, têm tendência a secar e assim gretar.
Pelo uso "a mais", existe desgaste por via das partes móveis (casquilhos
das suspensões, por exemplo, ou apoios do motor).

Se os casquilhos (ou sinoblocos) estiverem gastos, nota-se pelo bater de
metal contra metal, ou ranger.

No caso das tubagens, podes verificar por inspecção visual, observando se
estão gretadas. Pequenas gretas podem facilmente transformar-se em grandes
(basta haver uma tensão qualquer que dobre o tubo), e assim causar uma
fuga.

Preocupado?
Sim, deves ficar. Quanto mais não seja, preocupado em IR VERIFICAR o estado
das borrachas.

Olha que não.

Com os 115 cv é um carro bem pastelão. Se mesmo o 318is considero pastelão, esse então esquece. Não penses que lá por ser um 1796 de cilindrada a gasolina que anda muito.

Onde ele se safa melhor é em velocidade máxima, que em reprises e em mudanças que envolvam deslocação de massas é arrastão.

Como já disse uma vez, só a partir do 25i é que é realmente aproveitado o chassis E36.

O 316i é claramente sub-motorizado, o 318i apesar de menos também o é, e o 318 is está ali no limiar apesar de não o ser. Depois o 320i já começa a ser interessante, e os que casam mesmo bem são o 325i, 328i e claro o M3.

Consumos, o 318i também não é nada de especial, é melhor do que o 316i, mas a andar normal faz médias de 8 ou 9 L/100km

O 318i anda razoavelmente bem.
O 318is já é maquinola, bastante mais que o 320i.

É a minha opinião, vale o que vale.

O 318i anda razoavelmente bem.
O 318is já é maquinola, bastante mais que o 320i.

É a minha opinião, vale o que vale.

Estamos a falar da versão E36 correcto?

O 318is em baixas é melhorzito sim senhor que o 320i, mas em altas este último é superior, o que é normal.

Mas não acho que o 318i ande bem e que o 318is seja maquinola, pelo menos no que respeita a prestações acho-o relativamente fracotes. Mas pronto depende das referências de cada um.

Back