BMW 325i E90 Touring

Esse é o antigo 325i de 2.500 ccs agora são 3.000 ccs e 270 nm de binário máximo. Há quem lhe chame o "papa golf GTI" [:p]

Desconhecia que existisse um novo 325i [;)] . Qual a potência extraída desse bloco de motor?

Quanto aos 270 Nm de binário, continua abaixo do valor obtido pelo GTI...[;)]

Quanto ao "papa Golf GTI"...o "C" sorriu quando lhe fui dar esta boa nova.....:o

P.S - Estou a brincar...o GTI não é um super carro...dá para algumas "avarias"...mas há muito melhor.

Mas não para mim![:)]

Cumpts

Não conheces o motor 3.0 biturbo da BMW? O propalado 35i?...chamado 35 para aludir a uma capacidade 3.5 a que os turbos o passariam a equiparar, quando comparado com outros motores 3.5 atmosféricos...
Existe no 335i e no 135i...tem 306 cvs e 400nms.

Claro que conheço!! apr:)

Mas pensei que apenas tivesse sido utilizado nas motorizações a gasóleo (335d, 535d, and so on). Desconhecia que esta realidade fosse aplicável aos Otto...Até porque os digníssimos topos de gama da marca, M3, M5 e M6 (se não estou em erro), são todos atmosféricos....Confirmas?

Cumpts

Fui consultar o pdf [:D]

Não encontro onde menciona os turbos ou não...de qualquer forma a taxa de compressão do 335i é de 10,2 versus os 12,0 do 325i e 330i, em principio só o 335i é que tem turbo -> têm razão.

O bloco do 335i é de facto diferente dos outros 2:

Curso x diametro do 335i -> 89,6x84 -> 2979
Curso x diametro do 325i e 330i -> 88x85 -> 2996

O binário não aumenta muito mais no 330i, é um pouco mais alto mas numa faixa mais curta [;)]

A potência é que aumenta bastante, para "quem aparentemente" não tem mais nada...e é atingida um pouco mais acima

Na altura nem se viu muito isto porque o 325i já era esticar a corda...e quem o comprou não queria abdicar de equipamento para mais cavalos [;)]

O 330i mais potente já existia antes com 265 cvs e já tivemos também com 231 ou coisa que o valha...passou depois para os 265 e depois para os 272.
Já o de 218 manteve-se mas com a designação 25, ainda que sendo um 3.0.
Não sei qual a diferença de preço entre o de 218 e o de 272 mas a verdade é que o de 272 é tido como menos gastador em andamentos normais e em especial em AE (no site da BMW podes confirmar os valores oficiais)...quem sabe não teria compensado...e por outro lado tem injecção directa (que não sei se actualmente o de 218 já trás...eu pensaria que não pois não via a sua potência aumentar, já uma das razões dos 265 passarem a 272 se deve à injecção directa) assim como outro andamento...quase um M...mas sem tantas RPMS.

Quanto ao "aonde foram buscar" os cvs para chegar aos 265 e depois aos 272...não sei...só pesquisando na net.

P.S. Existiu também o 3.0 com 225cvs antes da versão de 231cvs...o Z4 chegou a usar esse motor.

Última edição:

Mas pensei que apenas tivesse sido utilizado nas motorizações a gasóleo (335d, 535d, and so on). Desconhecia que esta realidade fosse aplicável aos Otto...Até porque os digníssimos topos de gama da marca, M3, M5 e M6 (se não estou em erro), são todos atmosféricos....Confirmas?

Cumpts
sim confirmo

Cumpts

Todos os Ms, sem excepção são e foram até agora Atmosféricos.
A diferença entre o 35i e o 35d é que os versão diesel usam a tecnologia de turbos sequenciais, com um turbo de baixa inércia nas baixas e médias rpms e outro maiorzito a entrat nas médias e depois a conviver sozinho nas altas.
Já o biturbo a gasolina usa dois turbos de baixa inércia paralelos...logo a trabalhar ao mesmo tempo.

Este motor 35i dá muito trabalho ao antigo M3E46...mas é o típico turbo da actualidade, um pouco como o teu, ou seja, não é de grandes kicks mas olhas para o mostrador e está a galgar velocidade muito rapidamente...no M3E46 por exemplo, é tudo muito mais dramático e até parece que vais muito mais rápido mas a diferença é pouca (se bem que em handling o M é outra coisa e por exemplo, o 35i não tem autoblocante mecânico como todos os Ms).

Não conheces o motor 3.0 biturbo da BMW? O propalado 35i?...chamado 35 para aludir a uma capacidade 3.5 a que os turbos o passariam a equiparar, quando comparado com outros motores 3.5 atmosféricos...
Existe no 335i e no 135i...tem 306 cvs e 400nms.

Esse motor tem a mesma potência do 4000 ccque equipa o 540i, um V8, com 390NM de binário [br:)]

Todos os Ms, sem excepção são e foram até agora Atmosféricos.
A diferença entre o 35i e o 35d é que os versão diesel usam a tecnologia de turbos sequenciais, com um turbo de baixa inércia nas baixas e médias rpms e outro maiorzito a entrat nas médias e depois a conviver sozinho nas altas.
Já o biturbo a gasolina usa dois turbos de baixa inércia paralelos...logo a trabalhar ao mesmo tempo.

Este motor 35i dá muito trabalho ao antigo M3E46...
muito mesmo[;)]

Desconhecia que existisse um novo 325i [;)] . Qual a potência extraída desse bloco de motor?

Quanto aos 270 Nm de binário, continua abaixo do valor obtido pelo GTI...[;)]

Quanto ao "papa Golf GTI"...o "C" sorriu quando lhe fui dar esta boa nova.....:o

P.S - Estou a brincar...o GTI não é um super carro...dá para algumas "avarias"...mas há muito melhor.

Mas não para mim![:)]

Cumpts

O 325i é um 3.0 com 218 cvs. Montado num carro do peso do Golf é naturalmente mais rápido...estando no Coupê não sei...por outro lado não existe no Série 1 para comparação directa (neste só existe a versão 3.0 265cvs)...mas existe por exemplo no Z4 Roadster 2.5si.

Li algures que o 335i não ficava nada atrás do M3...Basicamente..anda praticamente o mesmo e gasta menos! Ficou-me esta frase gravada na memória...[br:)]

Cumpts

O 325i é um 3.0 com 218 cvs. Montado num carro do peso do Golf é naturalmente mais rápido...estando no Coupê não sei...por outro lado não existe no Série 1 para comparação directa (neste só existe a versão 3.0 265cvs)...mas existe por exemplo no Z4 Roadster 2.5si.

Então está certa a comparação que fiz inicialmente. Em suma, manteve-se a potência do motor e aumentou-se a cubicagem...

O quadro comparativo está correcto!

Quanto ao mais rápido, fiquei sem perceber...Dizes que este motor do BMW, montado num carro com o peso de um Golf é mais rápido? Concordo..mas fiquei sem perceber se era esta a interpretação que querias que fosse tirada..

Cumpts

Li algures que o 335i não ficava nada atrás do M3...Basicamente..anda praticamente o mesmo e gasta menos! Ficou-me esta frase gravada na memória...[br:)]

Cumpts

Falta apimentar o V8 do M3 com os ingredientes necessários, dois turbos, um para cada bancada de cilindros [br:)] isso sim, ia ser muito veneno mesmo [:)]

Cumpts

Anda quase o mesmo mas é mais fácil fazer tempos consistentes (em drag). Já em pista é mais lento. Gasta menos mas também não gasta tão menos assim se for para andar a sério. Não diferencial nem setup M (por assim dizer) nem a sonoridade M...para alguns isso vale a diferença.

Então está certa a comparação que fiz inicialmente. Em suma, manteve-se a potência do motor e aumentou-se a cubicagem...

O quadro comparativo está correcto!

Quanto ao mais rápido, fiquei sem perceber...Dizes que este motor do BMW, montado num carro com o peso de um Golf é mais rápido? Concordo..mas fiquei sem perceber se era esta a interpretação que querias que fosse tirada..

Cumpts

O V7 picou dizendo que o 325i é um para isto e aquilo...eu não estou certo que no série 3 seja mais rápido ou pelo menos visivelmente mais rápido que o Golf...sendo a principal razão o peso do série 3. Por isso é que digo que num carro do peso do Golf deverá ser mais rápido pela maior potência, apenas isso...ainda que aqui também jogue o "raport" da caixa.

O V7 picou dizendo que o 325i é um para isto e aquilo...eu não estou certo que no série 3 seja mais rápido ou pelo menos visivelmente mais rápido que o Golf...sendo a principal razão o peso do série 3. Por isso é que digo que num carro do peso do Golf deverá ser mais rápido pela maior potência, apenas isso...ainda que aqui também jogue o "raport" da caixa.

Entendi agora! [:cool:]

P.S - O v7 gosta de picar o "C"...[kiss]

Cumpts

Só uma achega, o novo 325i de 218 cv e 3 litros é mais rápido que o anterior de 218 cv e 2,5 litros.

Provavelmente porque o actual tem mais do que os 218 cv declarados ....

Os 0-100 passaram de 6,9 para 6,7 ou 6,6 seg, o que é mais rápido que um Golf GTI manual. (a VM é 250 reais)

Obviamente que o meu comentário foi na brincadeira, o golf terá um feeling mais desportivo e sei perfeitamente que estas décimas são irrelevantes. [:D]

independentemente do que ja aqui se escreveu,

eu acho que o c. a equacionar qualquer uma das versões, so optaria ou pelo 330i ou pelo 335i

cumprimentos

Voltar
Superior