Tenho um 528i. Pelo que já me disseram do 520i (150CV) o motor é algo "curto" para o carro. O E39 é dos BMW mais fiáveis dos ultimos 20 anos.
Até finais de '98 os motores são os M52 (VANOS só na admissão), após essa data e até ao restyling usam o M52TU que tem duplo VANOS. Aquando do restyling (final de 2000), passam a usar o M54, em que o 20i passa a 2.2 com 170CVs. Os M54 são conhecidos por consumirem algum óleo em alguns carros (convém têr atenção ao nível do óleo).
Dependendo do que procuras e da utilização do carro pode compensar mais o 523i nos modelos pré-restyling.
Problemas comuns: as bases de plástico dos bancos da frente costumam partir e é raro encontrar um carro com elas direitas, os porta-copos para os lugares traseiros são demasiado frágeis e é comum encontrar carros já sem os porta-copos. Os botões do AC automático também são fraquitos (acho que só melhoraram a partir do restyling) e costumam ficar partidos a meio (mantêm-se funcionais no entanto). Convém verificar o estado do radiador: se estiver a ficar abaulado na parte inferior está na altura de o substituir e convém trocar também o reservatório ao mesmo tempo. Os pendurais da barra estabilizadora traseira costumam a ficar barulhentos com o passar dos anos.
Atenção às jantes: as originais são especificas para E39, o PCD é diferente dos outros BMW. Jantes de outros modelos não cabem sem maquinação.