BMW e Aquaplanning

poloTDI

New member
Mail da ACAM:

À Presidência do
Conselho de Administração da BMW Portugal

CC Presidente da Câmara Municipal de Tavira

Exmos. Senhores,

O despiste ontem, do Eng. José Macário Correia, presidente da Câmara Municipal de Tavira, é apenas o mais recente de uma longa série de episódios rodoviários envolvendo viaturas oficiais.

Neste caso, a viatura em causa é de marca BMW, e o despiste foi alegadamente provocado por aqua-planning.

Qualquer situação de aqua-planning está inevitavelmente associada a velocidade excessiva.

Mas a verdade é que há um número elevadíssimo de viaturas BMW envolvidas neste tipo de situações (os registos da BRISA demonstram-no).

Isto ocorre porque os BMW têm tracção traseira e não dianteira, o que leva a que, numa travagem em piso molhado, o peso do veículo se transfira para a dianteira e as rodas motrizes percam repentinamente aderência, descontrolando a direcção.

Por isso, um condutor de BMW deve travar em antecipação e, ao passar pela zona de previsível aqua-planning
, deve até acelerar ligeiramente, em vez de travar.

A ACA-M vem assim pedir à BMW Portugal que, à semelhança do que a sua empresa-mãe, na Alemanha, faz, crie urgentemente cursos de condução avançada em piso molhado para os seus clientes.

Com os melhores cumprimentos

Manuel João Ramos
Presidente da ACA-M

Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados
Av. 5 Outubro, 142, 1º Dtº
1050-062 Lisboa
PORTUGAL
Mobile: (+351)919258585
Mobile: (+351)916839480 / (+351)919258585
<aca-m@aca-m.org>
<www.aca-m.org>
<www.estradaviva@org>
<www.sobreviventes.org>

Isto é verdade? Nomeadamente, a estatística da Brisa sobre os despistes de BMW?

citação:Originalmente colocada por Fresh_Fruit

Andem devagar olha que caraças ... querem milagres. Foi pena nao ter dado com os cornos no separador central.

Apoiado!!! [^][^][^]

Se andassem devagar, não tinham acidentes destes... mas quem compra um BMW, Mercedes ou Audi, só deve saber andar acima dos 150 km/h... [8]

citação:Originalmente colocada por Fresh_Fruit

Andem devagar olha que caraças ... querem milagres. Foi pena nao ter dado com os cornos no separador central.

Foi o que pensei quando li a notícia.

É verdade que tenho ouvido alguns relatos deste relativos a BMW´s que "inexplicavelmente" em AE se despistam "sozinhos".
Como são relatos, têm a validade que têm, e eu não tenho nada contra a BMW (talvez excepto os preços dos carros), mas de facto tenho ouvido alguma histórias deste género.

Mas quando é que isso foi?
não me digam que foi na 2ª feira, à noite, depois do homem levar uma "ensaboadela" do ministro Ant. Costa no programa Prós & Contras:D
Ia nervoso...

É óbvio que se porventura fosse a respeitar a velocidade máxima permitida tal possivelmente não aconteceria.

Por isso é que, quer queiramos quer não, se respeitarmos os limites de velocidade (por muito absurdos que possam parecer, e eu que o diga...), o que quer que aconteça, tende a ser menos grave...

No entanto, aquilo que me chamou à atenção foi a relação directa que fizeram com a marca do carro e também os "dados" da BRISA quanto ao número de acidentes do género com a BMW. (bem sabendo que existem muitos outros carros com tracção traseira...;))

Aposto que ia em "missão urgente"
20061018121918_angel.gif

E às velocidades do costume e com sapatas oversized não há milagres para ninguém.

citação:Mas quando é que isso foi?
não me digam que foi na 2ª feira, à noite, depois do homem levar uma "ensaboadela" do ministro Ant. Costa no programa Prós & Contras
Ia nervoso...

Ora aí está ;)

Estes gajos compram BMW para andar depressa, depois o motorista não tem unhas e é o que dá pumba.....
Como não houve feridos é muito bem feito, até para conduzir um BM é preciso ter unhas;)

Voçês brincam, mas aqui na Terceira já é o 3º 320d que se despista devido a aqqua-planning (um dos quais teve consequências fatais para o condutor do veículo que seguia na faixa contrária).

Acho que quem compra esses carros com a mania que são os melhores em comportamento desportivo, deveriam ir em 1º lugar ter um curso de condução da viatura e depois irem para a estrada armarem-se em "fangios" e provocarem acidentes graves só porque não sabem conduzir carros de tracção traseira.

[8][xx(]

citação:Originalmente colocada por RTC

Mas quando é que isso foi?
não me digam que foi na 2ª feira, à noite, depois do homem levar uma "ensaboadela" do ministro Ant. Costa no programa Prós & Contras:D
Ia nervoso...

Por acaso o gajo até levou mesmo uma lição hihihi:D

Andam á chuva molhão-se[:p][:p][:p]

Pensam que aquilo por ser BMW é sempre a fundo e nunca lhes acontece nada...

[:p][:p][:p][:p][:p]

Temos pena[:p]

ar156ob4.gif

citação:Originalmente colocada por dysplay21

ainda por cima na carta admite q iam em excesso de velocidade, por favor!

na carta refere isto...

Qualquer situação de aqua-planning está inevitavelmente associada a velocidade excessiva.

velocidade excessiva e excesso de velocidade são coisas completamente diferentes.

Back