Bolsa e manobras

Alpiger

Suspenso
Na vossa opinião, até que ponto uma Bolsa de Valores está ou pode estar sujeita a manobras ou jogadas de bastidores, de forma a uma ou mais acções a ter um certo sentido ou valor?
Poderá alguem conseguir manobrar a subida ou descida de um titulo em particular, consoante um certo interesse?

Na vossa opinião, até que ponto uma Bolsa de Valores está ou pode estar sujeita a manobras ou jogadas de bastidores, de forma a uma ou mais acções a ter um certo sentido ou valor?
Poderá alguem conseguir manobrar a subida ou descida de um titulo em particular, consoante um certo interesse?

O maior risco é o inside trading, a vulnerabilçidade é tanto maior quanto mais fraco for o regulador

MAs o zen ja vem ai com uma qualquer teoria da conspiração de forma a ficarmos todos sem dormir nas prximas noites[:D][:D]

é totalmente verdade. apenas praticamente impossível de comprovar.

E isto porque quem se movimenta na bolsa tem níveis diferentes de acesso à informação e nisto da bolsa, mais do que em qualquer outro mercado, informação é poder. O poder de tomar decisões antes dos outros agentes no mercado.

O pequeno investidor ou aficionado apenas pode aceder a relatórios publicos ou jornais especializados quando todos os outros agentes já estavam informados e anteciparam as suas posições.

No aquário que é a bolsa nós somos plancton e depois há outros peixes e depois estão os tubarões....

é totalmente verdade. apenas praticamente impossível de comprovar.

E isto porque quem se movimenta na bolsa tem níveis diferentes de acesso à informação e nisto da bolsa, mais do que em qualquer outro mercado, informação é poder. O poder de tomar decisões antes dos outros agentes no mercado.

O pequeno investidor ou aficionado apenas pode aceder a relatórios publicos ou jornais especializados quando todos os outros agentes já estavam informados e anteciparam as suas posições.

No aquário que é a bolsa nós somos plancton e depois há outros peixes e depois estão os tubarões....

ha palcton venenoso [:)]

Eu concordo que há gente que sabe das coisas antes do "público em geral".

Mas também me parece que o pessoal aceita o dogma de que há tubarões para justificar ter feito negócios menos bons ou mesmo maus.

Ah, isto não sobe... São os tubarões. Se eu soubesse o que eles sabem, também estava rico.

Ah... A cotação está sempre a cair. São os tubarões. Se eu soubesse o que eles sabem, não estava pobre...

Um gajo é pequenino mas também se pode safar bem. Haja uma estratégia coerente, o que pode não ser fácil...

A menirra mais segura de comprar titulos, é estudar a empresa e perceber se os titulos estão com uma cotação solida apoioda em resutados e no valor intriseco da empresa, pou se por outro lado estão numa bolha tipicamenteespeculativa, como foi o caso da PTM que chegou aos 150euros(disparates)!

Apartir daqui, se a empresa é solida, atepode baixar mas a medio longo prazo recupera e ganha-se sempre dinheiro, é a estatistica qiuem corrobora a minha teoria, que aplico na pratica[;)]

A menirra mais segura de comprar titulos, é estudar a empresa e perceber se os titulos estão com uma cotação solida apoioda em resutados e no valor intriseco da empresa, pou se por outro lado estão numa bolha tipicamenteespeculativa, como foi o caso da PTM que chegou aos 150euros(disparates)!

Apartir daqui, se a empresa é solida, atepode baixar mas a medio longo prazo recupera e ganha-se sempre dinheiro, é a estatistica qiuem corrobora a minha teoria, que aplico na pratica[;)]

Concordo na íntegra.

como exemplo, falo tb na pararede. Houve grandes jogadores (bancos, gestores de fundos, etc) que quando entravam na pararede o pessoal dizia: "ena pa! se os tubarões entram, é porque isto vai subir. Eles é que controlam isto!".

A pararede tem caído, caído, caído... É uma empresa na qual eu não teria apostado nos últimos tempos por falhar em grande nos fundamentais.

claro que há..........

são é muito bem disfarçadas e nunca são feitas sem que haja antes algo a servir de "distracção"!

alguns takeovers têm por base manobras "de dentro"....muito duvidosas!

"como foi o caso da PTM que chegou aos 150euros(disparates)2

A celulose do Caima, nos tempos do Cavaco, foi ainda mais alto...

Quanto a manipulação, claro que se tiveres uns milhões valentes para gastar, num só dia podes fazer variações importantes..e no dia seguinte, quando o resto da maralha vai atrás, começas a vender e a facturar.

Voltar
Superior