Bombas de calor

Ilyushin

Banido
Eu gasto montes de €€€€ em electricidade e água por ano, por causa do esquentador. Vi esta solução no site EDP e fiquei curioso, será que mesmo a maravilha que eles dizem ser?
Alguém explica em termos técnicos como isto funciona? Substitui mesmo um esquentador? Daquilo que eu percebi, tem algumas similaridades com um ar condidionado, inclusive o facto de ter uma unidade externa, é isso?
custa neste momento 720€, é caro mas se for mesmo económica é capaz de compensar..
Obrigado

https://energia.edp.pt/particulares/servicos/bombas-calor/?utm_source=edp-online

492_z_NUOS-EVO-SPLIT-80-110.jpg

Sim funciona como um frigorifico ao contrario.

Usa o calor contido no ar para aquecer a agua. A energia que gasta é a do compressor para mover essa energia termica.

Se te compensa? É fazer as contas.

Esse modelo tem um COP de 3.4, ou seja por cada 1kWh gasto, aquece 3.4kWh de agua.

Agora vamos aos aspectos tecnicos, 110L de agua chegam-te?

Quando tomas banhos, quantas pessoas são?

Vais querer o modelo com ou sem unidade exterior? Se for o sem unidade exterior a bomba de calor tem de ficar num sitio com acesso a ar exterior pelo menos, mas vai sempre arrefecer-te a casa. Resumido se possivel escolher a unidade exterior.

Eu ando a ver bombas de calor mas para piso radiante + AQS e os valores estão muuuuuuuuuuuuuuuuito longe disso!

Ou essa só serve mesmo para AQS ou há aqui qualquer coisa que não bate certo.

Uma bomba da Rotex para Piso radiante + AQS vai para os 5mil€, só a bomba de calor...

Eu ando a ver bombas de calor mas para piso radiante + AQS e os valores estão muuuuuuuuuuuuuuuuito longe disso!

Ou essa só serve mesmo para AQS ou há aqui qualquer coisa que não bate certo.

Uma bomba da Rotex para Piso radiante + AQS vai para os 5mil€, só a bomba de calor...
Este modelo é só para água quente sanitária.( AQS)

Sim funciona como um frigorifico ao contrario.

Usa o calor contido no ar para aquecer a agua. A energia que gasta é a do compressor para mover essa energia termica.

Se te compensa? É fazer as contas.

Esse modelo tem um COP de 3.4, ou seja por cada 1kWh gasto, aquece 3.4kWh de agua.

Agora vamos aos aspectos tecnicos, 110L de agua chegam-te?

Quando tomas banhos, quantas pessoas são?

Vais querer o modelo com ou sem unidade exterior? Se for o sem unidade exterior a bomba de calor tem de ficar num sitio com acesso a ar exterior pelo menos, mas vai sempre arrefecer-te a casa. Resumido se possivel escolher a unidade exterior.

Com este consumo, que quantidade de energia gasta e em quantas horas, para meter 110 litros de água a 70 graus?
No Inverno, gastará mais energia do que no verão, certo?
[;)]

Utilizo um sistema semelhante mas invés de utilizar o ar exterior,
tenho 300 metros de tubo no jardim a 3 metros de profundidade.
A esta profundidade a temperatura é praticamente constante o ano
inteiro, pelo que conseguido um COP superior a 5. Além disso,
com o uso de painéis foto-voltaicos, tenho um sistema quase
auto-sustentável! A factura em aquecimento mais água para banhos é
bastante reduzida!
Nota: tenho um tanque intermédio de 180 litros.

Já alguém instalou essas de 720€ da EDP? Como funcionam:confused:

Queria ajudar um familiar, mas eu proprio não sei lá muito bem como é...

Cump.

Voltar
Superior