As tabelas estatísticas para valorização de usados (não a das revistas, mas as utilizadas para calculo dos financiamentos) desvalorizam em média os veículos a taxas de 20% no primeiro ano e 15% nos seguintes, até ao 4º ano. (A partir daí, não querem saber...[

] )
Contudo, estas taxas procuram securitizar o risco das financeiras para o caso de ficarem com o "menino nos braços". Há veículos a gasolina que desvalorizam mais, outros (geralmente a gasoleo) que desvalorizam menos.
Cada caso é um caso, e no limite tudo depende da disponibilidade de um comprador adquirir ao preço pedido pelo vendedor.
Na maioria das vezes, quando um concessionário dá uma boa cotação para um retoma já sabe a quem o vai vender.
Se for para ficar no parque à espera de um comerciante ou particular que fique com ele, é bem capaz de tirar 20 ou 30% à cotação tabelada nos guias.
Em Fevereiro último comprámos 2 carros cá para casa. Depois de fazer uma short-list com os carros possíveis, fiz u leilão entre os concessionários (5) mais próximos das 3 marcas seleccionadas para ver qual o preço final, tendo em conta a retoma (VW Golf TDI em mau estado).
Começaram por dizer que "está uma lástima, tem muito trabalho para fazer, não vale quase nada" (e estava mesmo mau, com 298.000km).
Depois de comunicar a decisão final aos vendedores que não tinham ganho o "concurso", 2 deles pedem-me para comprar o carro novo sem retoma e dar-lhes a retoma a eles - um deles veio chatear-me a casa, ja com a retoma no concessionário - imagino quanto não iam ganhar com a coisa...fdp´s...[8b]