Bonsai

Epa, não fazia ideia que existe um tópico sobre Bonsais.

Tenho um há pouco mais de meio ano. Foi-me oferecido com 6 anos.
Não tenho tido grandes cuidados, além de lhe proporcionar luz e água diariamente.

Vou ler atrás e ver se existem boas dicas.

Não tenho muito jeito para os bonsai, mas gosto muito deles.

Recentemente a minha filhota ofereceu-me um com oito anos no dia do pai, que se tem mantido. Não o podei ainda, para ver se ele rebenta mais firmemente, aliás como está a acontecer!

Já comprei muitos mas, apesar da dedicação, definham facilmente, sobretudo depois das podas extemporâneas... [s)]

Deixa ver se este que já tem oito anos se mantém!

pcebonzai004r.jpg
Este bonsai a que aludo acima ainda cá está, com catorze anos, para durar!

PS Esta coisa do imageshack ter removido as nossas imagens é um bocado abuso...

Vamos lá fazer um up aí tópico.

Primeira aquisição :)

Ulmeiro

a4e6e055121f1e3871f1614306de7f63.jpg

Percebo pouco da coisa, ando a ler bastante e ver vídeos do youtube.

Queria ver se o mudava para um vaso maior

Cumps, jA

Pois, bem me parecia que seria por aí. De todo o modo cresceu bem. Não mudes já de vaso, pois não é a época própria! Quando mudares reduz a altura da terra ampliando a base do vaso. Isso fará com que mantenhas a quantidade de terra e, por isso desenvolva o sistema radicular apenas horizontalmente, não cresça demasiado e possas podar à tua vontade!

Tenho uma curiosidade imensa acerca destas árvores. Por mais que uma vez estive para embarcar na mesma viagem que vocês.
Acho que ainda me vou aventurar.
Atira-te de cabeça!

Podes fazer como eu, pesquisar pelas espécies mais indicadas para iniciados. Ler sobre o assunto e YouTube (tenho seguido bastante o abc do bonsai) e "go with the flow".

Melhor maneira de aprender (o que for) é com alguém de confiança ou tentativa erro.

Se este correr mal(claro que espero que não), aprendi alguma coisa com isso e segue en frente.

Pois, bem me parecia que seria por aí. De todo o modo cresceu bem. Não mudes já de vaso, pois não é a época própria! Quando mudares reduz a altura da terra ampliando a base do vaso. Isso fará com que mantenhas a quantidade de terra e, por isso desenvolva o sistema radicular apenas horizontalmente, não cresça demasiado e possas podar à tua vontade!

Pelo que li, melhor altura para muda é antes da próxima época de crescimento antes de vir o calor, lá para o início da primavera.

Li também que pode ser antes do inverno mas tenho receio que fique mais fragilizada para o frio... :/

A ideia para vaso é mesmo essa. Não acho grande piada aquele "monte" de terra à volta do tronco.

O "plano" é ir podando o normal sem inventar com os ramos, mudar o vaso e fazer uma raiz bonita junto à terra(não me lembro do nome), e a seguir dar atenção à composição da copa propriamente dita :)

Fiquei foi um pouco chateado que cheguei a casa e depois de tirar da caixa topei que as costas do tronco teem um "rombo" mas parece-me saudável.

BTW, na terra já vi umas minhocas de poucos milímetros brancas que pelo que pesquisei é normal e até bom para nutrientes e ar no substrato. E um insecto ou dois que não consigo identificar, mas parecem inofensivos.

Pergunta se calhar um pouco parva: adubo...
Será que há stress se não lhe der nada agora até à muda(supondo que já trás alguma)?

Estava a pensar apenas arranjar adubo na altura da muda quando também fizesse o preparado de substrato mais apropriado que isto parece ser 100% materia orgânica.

PS: não quero ser chato

Cumps, jA

Voltar
Superior