Broeta, o que é? (construção)

no léxico da construção civil, não é bem...

São "falsas" vigas colocadas "a meio" das lajes de vigotas de forma a reduzir os efeitos de deformação deste tipo de lajes.

Agora transpõe essa ideia para os tempos em que as estruturas eram de madeira... [;)]

Transpor para as estruturas em madeira? Ripas de madeira a fazer o mesmo que um tarugo numa laje com vigotas? Desde quando uma ripa de madeira serve para contraventamento de uma estrutura?

Não me parece que estejamos a falar do mesmo.

Sabem o que é:
estribo?
perna de galinha?
meio fio?
choi?
cabeça de formiga?
gesso (não é de estucar)?
Estribos, sei, e já tentei fazer mas nunca dei com a cena, em tempos vi fazer até vários de uma vez só, Meio Fio também.
no léxico da construção civil, não é bem...

São "falsas" vigas colocadas "a meio" das lajes de vigotas de forma a reduzir os efeitos de deformação deste tipo de lajes.
Eu também conheço desta maneira.
Aliás, já ajudei a fazer.

Agora deixo eu, e o que é o Pé direito??

Estribos, sei, e já tentei fazer mas nunca dei com a cena, em tempos vi fazer até vários de uma vez só, Meio Fio também.

Eu também conheço desta maneira.
Aliás, já ajudei a fazer.

Agora deixo eu, e o que é o Pé direito??

Isso não é a altura interna de uma divisão?

Vamos subir de nível: alguém sabe o que é um "dimpo"? [:D]

Pista: é um "aportuguesamento" à trolha!

Transpor para as estruturas em madeira? Ripas de madeira a fazer o mesmo que um tarugo numa laje com vigotas? Desde quando uma ripa de madeira serve para contraventamento de uma estrutura?

Não me parece que estejamos a falar do mesmo.

O que eu quero dizer é que há nomes que são herdados... Ou seja, quando as coisas eram feitas em madeira chamavam tarugos às ripas mais finas. Quando passaram no séc XX a fazer as coisas em betão, o nome "tarugo" pode ter sido herdado da anterior técnica e usado (correctamente ou provavelmente não) para designar um elemento da nova técnica.

Julgo que agora a ideia passou.

Back