BUPi - Balcão Único do Prédio

Tenho os meus "esboços" todos aceites e a "aguardar registo".

Alguém sabe o tempo que isto demora agora?

Não sei como funciona no resto do país, mas em Braga era 1 só pessoa a fazer o serviço. Se for o caso e tiver atendimento presencial, podes ter entre dias ou meses, porque no caso dele todas as horas estavam ocupadas com marcações. Estando lá era até bastante rápido.
Na tua cidade não tens um local onde te dirigir para confirmar ou coisa do género?

Não sei como funciona no resto do país, mas em Braga era 1 só pessoa a fazer o serviço. Se for o caso e tiver atendimento presencial, podes ter entre dias ou meses, porque no caso dele todas as horas estavam ocupadas com marcações. Estando lá era até bastante rápido.
Na tua cidade não tens um local onde te dirigir para confirmar ou coisa do género?

Tenho, mas do que percebi, as marcações presenciais estavam para depois do verão... Por isso se optou por esta via/BUPi.

No meio disto tudo estou pendente de uma situação que é a a seguinte:

Um terreno rústico tem 3 números todos encostados. No BUPi foi feito o registo de um e depois dos outros dois. Todavia a Conservadora entende que devem ser registados em simultâneo os 3 terrenos.
Ora eu faria isso sem qualquer problema, mas surge aqui uma questão informática. Não tenho (???) no BUPi forma de anular os esboços anteriores, pelo que não sei o que fazer...

- Espero que me a apareça a indicação de que não foi aceite?
- Faço novo pedido "em cima" destes?

Alguém tem alguma ideia?

Conseguirem submeter localizações já é bem bom. A mim dá-me sempre erro e nunca diz o motivo. Terei de consultar um solicitador?

É à vontade do freguês, tu vais lá e podes dizer que o terreno do vizinho é todo teu. Não há mal nisso, o que conta é a escritura, mas em todo o caso dará sempre umas boas discussões e pode chegar para haver tiros entre vizinhos.
O objetivo parece-me que é mais para IMIs e afins e para limpeza de terrenos por exemplo. No fim e apesar de tudo parece-me uma ação que pode trazer alguns benefícios práticos. Embora também me parece óbvio que milhares de terrenos não serão identificados, estão abandonados há anos ou décadas, embora até possam ter dono.

na minha aldeia foi quase isso, uns a roubar a os outros, a ver quem era mais o mais esperto

Estatísticas do BUPI.

BUPi indicators | BUPi – Single Property Desk

Com mais de metade do país já cadastrado e com a outra parte a 42-45% será que existem menos fogos porque os terrenos foram identificados?

Fica a pergunta.
Pelo menos de uma coisa tenho a certeza,, é muito mais fácil identificar os proprietários e notifica-los. E isso ajuda a diminuir os incêndios ou pelo menos a sua dimensão. Embora o problema do país são os grandes incêndios que são 2 ou 3 dezenas por ano e não estão apenas dependentes de limpezas pontuais
O problema continua a ser os que não é possível identificar.

Voltar
Superior