Burla simples - telecomunicações móveis

Iuri

Well-known member
Nunca imaginei vir aqui contar um episódio em que eu figuro como burlado!
Bem... cá vai!
Há cerca de 1 mês que venho constatando gastos anormais no saldo do meu TMN. Por duas vezes cheguei a ter saldo negativo.
Não liguei, pois, como por vezes acedo via GPRS à net, julguei ser essa a razão.

Ora, hoje foi tão evidente que não poderia deixar de desconfiar de que mão criminosa andava por aqui. Às 16h00 tinha 7 euros de saldo e às 17h00 fiquei com o saldo a 0,66!!! Isto sem ter feito uma única chamada!

Liguei para o 1696 da TMN e descobri que um bandido qualquer se apropriou do meu número e activou (!!!!) um serviço de compra de toques de telemóveis via net.

Ou seja, à minha conta, este FDP deve ter gasto, seguramente, mais de 30 euros em compras de toques polifónicos!!!

Solução imediata foi enviar uma SMS para o n.º 4002 com a mensagem STOP, para desactivar o serviço.

Uma vez que nunca activei este tipo de serviço, vou fazer uma "cartinha" à TMN pedindo satisfações para a falta de segurança dos meus dados...

citação:Originalmente colocada por Tuaregue

Mas ja puseste na hipotese de alguem ter pegado no teu télélé e pedir os tais toques para ao télélé dele?

Eu nunca activei esta m$#*&!!!
Nem nunca ninguém me pegou no tele. Hoje por exemplo, estouraram-me 5 euros durante o tempo que o telemóvel esteve no meu bolso!!!

Recebi agora uma SMS do n.º 3339 dizendo o seguinte:
Os clubes foram cancelados. Ainda tens 30 toques reais, 45 poli, 15 imagens e 30 sons irritantes, que vais perder! Aproveita, envia VAI p/4002 e reactiva o teu clube!

mas nessas eu devia ter juízos o conteudo comprado não tem que vir sempre para o telemóvel que envia a SMS?

como pode debitar a SMS num e receber o conteudo noutro?

MCunha

Não sei se sabes, mas agora se pedires 1 QUALQUER toque ou imagem que vês na televisão, ficas inscrito no clube relativo a esse mesmo toque/imagem e pagas de 4 a 10 euros por semana.
Não mandaste nenhuma sms para receberes qualquer coisa que querias mesmo? (uma imagem de uma gaja por ex)

aconteceu a um colega meu...
tb carregava o tlm e passado uns dias já tinhaido o dinheiro..

pediu-me ajuda e foi cuscar... era um serviço da jamba e lá cancelei aquilo..

mas o mais engraçado, bastava ir lá e meter o numero... nada de confirmações...

ele desconfiou de um sobrinho... ia averiguar com ele, mas se foi o puto este com acesso a ele pouco tempo..

Nos serviços que conheço insere-se um número de telemóvel no site. Passados alguns segundos, recebe-se uma password no telemóvel que é preciso inserir no site. Depois de o fazer, recebe-se o conteúdo e fica-se inscrito no tal clube.

Quem manda vir toques e outras cenas daqueles anúncios da TV fica automaticamente inscrito.

Provavelmente foste tu que activaste isso, porque tem de ser feito a partir do próprio telemóvel e o conteúdo também é enviado para o telemóvel, logo não há vantagens em outra pessoa dar o teu número. Se calhar pediste algum toque e não reparaste que estavas a subscrever um serviço.

citação:Originalmente colocada por pamaro

Provavelmente foste tu que activaste isso, porque tem de ser feito a partir do próprio telemóvel e o conteúdo também é enviado para o telemóvel, logo não há vantagens em outra pessoa dar o teu número. Se calhar pediste algum toque e não reparaste que estavas a subscrever um serviço.

Essas porcarias dos clubes Jamba só servem para estourar o saldo dos telemoveis dos putos e dar com os pais em falência! [8]

Deviam proibir essas autênticas fraudes! E acabar de vez com a publicidade na televisão! À tarde, na TVI chegam a dar 30 minutos seguidos só de publicidade à Jamba e coisas do género! [8]

é a sic e tvi

não é preciso colocar a password,pk fica logo marcado para essas coisas do jamba

eu na altura tinha aderido sem a passw mas uma Amiga minha disse liga ja para um certo nº para cancelar e ...nunca mais me chateou aquilo.tb so faz efeito o jamba 1 semana apos adesão mas é uma roubalheira isso.

Não é preciso pegarem no telefone para activarem um serviço desses!
A minha esposa também foi apanhada nesse esquema e só lhe limparam os 7 euros uma vez, pois tratei logo de saber de onde era o serviço para o cancelar. No caso concreto da minha esposa, ela inocentemente andava na internet à procura de toques e jogos (grátis) para telómóveis e numa dessas páginas colocou apenas o número dela e a operadora. Foi o suficiente para activar o serviço.
Já equacionas-te a hipotese de algum familiar ter acedido a essas páginas e ter colocado o teu número? Ou então alguém a colocar o seu número de telemóvel acidentalmente ter trocado o número e esse mesmo número corresponder ao teu!?

Espantoso!
Fiquei a saber bastante com este tópico.
Nunca percebi o que era essa história da Jamba. Got it!

Sempre achei piada a estes negócios de apanha-patos. É brutal o descaramento e a facilidade com que extorsem dinheiro ao pessoal.

Nas minhas férias reservei uns dias para "aboborar" em casa e organizar papeladas, tendo a TV ligada a tarde toda.

Fiquei estúpido. Literalmente. Estúpido com o que passa na TV, desde as novelas à publicidade, passando pelos "pogramas de entretenimento" em que tratam os tugas como retardados mentais.
Já tinha percebido pelos fins-de-semana e feriados, mas nesses 3 dias apreciei de forma mais prolongada.

Percebi a razão de tanta dona-de-casa tontinha e tanto puto estúpido.
Aquelas novelas são assustadoras. Pelo vocabulário, pelas histórias e pela estupidez. Deviam ser presos.

citação:Originalmente colocada por Vorsprung durch Technik
Aquelas novelas são assustadoras. Pelo vocabulário, pelas histórias e pela estupidez. Deviam ser presos.

Só presos? Acho que mereciam algo muito mais violento, algo que envolvesse tortura e sérios danos psicológicos. Deviam obrigá-los a ver o que produzem.

citação:Originalmente colocada por Vorsprung durch Technik

Espantoso!
Fiquei a saber bastante com este tópico.
Nunca percebi o que era essa história da Jamba. Got it!

Sempre achei piada a estes negócios de apanha-patos. É brutal o descaramento e a facilidade com que extorsem dinheiro ao pessoal.

Nas minhas férias reservei uns dias para "aboborar" em casa e organizar papeladas, tendo a TV ligada a tarde toda.

Fiquei estúpido. Literalmente. Estúpido com o que passa na TV, desde as novelas à publicidade, passando pelos "pogramas de entretenimento" em que tratam os tugas como retardados mentais.
Já tinha percebido pelos fins-de-semana e feriados, mas nesses 3 dias apreciei de forma mais prolongada.

Estupidificar. É esse mesmo o objectivo.

aconteceu-me o mesmo... não activei nada, carreguei o telm com 7.50€ passado um quarto de hora tinha -0.25€... comprei outro cartão.

A mim aconteceu-me uma situação similar relativa a um serviço da Vodafone, o Radio DJ. Havia um periodo experimental gratuito e eu aderi ao serviço. Entretanto esse periodo gratuito acabou e a Vodafone não teve a dignidade de enviar um sms ou algo do genero a avisar. Conclusão no mês passado tinham-me desaparecido cerca de 6 euros de saldo, este mês a mesma coisa. Depois de confirmar o que é que me "comia" o saldo na factura electrónica lá liguei para os gajos me desactivarem o serviço.

Isto de uma empresa como a Vodafone, em que eu tinha alguma confiança. Nem quero imaginar como funcionam esses jambas e afins... [8]

Voltar
Superior