[Crime] Burla telefónica!

tassilgo

New member
Acabo de ser alvo de uma tentativa de burla telefónica!
Liga-me para o meu telemóvel uma senhora que se identifica como sendo da PT comunicações (o número era 220188228 vi logo que era treta,a PT não liga para telemóveis e muito menos de numeros assim) e pergunta se pode fazer uma pergunta para me habilitar a ganhar um prémio de 0 a 200€! Perguntou qual era o rio que atravessava Setúbal! Eu que já a tinha tirado pela pinta, vi que aquilo era treta, então comecei a divagar, fazendo com que ela perdesse tempo. Até que ela perdeu a paciencia e disse que me dava uma ajudinha! Ou era o Tejo ou era o Sado. (mas deu um tom especial ao Sado, mais um indicio de como aquilo era treta) Lá respondi Sado e claro ganhei logo 200€! [:)] Só tinha agora que ligar para o número 60793001 para dar os meus dados.
Ora liguei imediatamente.....................................mas para a PT! Disse que suspeitava que tinha acabado de ser alvo de tentativa de burla e contei o que se passou! O rapaz que me atendeu explicou-me que era realmente burla e que bastavam 5 minutos a ligar para esse tal número para pagar cerca de 15€!!!!
Ora está visto o esquema! Liga a dar o prémio e depois mandam-nos ligaram e empatam-nos para dar-mos os dados e tal e depois lá se vão 20 ou 30€!
Perguntei então se não havia nada a fazer contra essa canalha! O rapaz disse que só se fosse queixa crime mas que o numero (220188228) não era da PT e não aparecia a quem pertencia, logo não adiantava de nada!

Acho espantoso como é que estes chulos fazem estes esquemas e os também chulos da PT não fazem nada, porque acabam por lucrar! Se eu soubesse que andavam a usar o nome da minha empresa para enganar pessoas tomava logo medidas não?!?!?!?!
E por acaso foi comigo, mas se fosse com uma pessoa idosa por exemplo? Deixava ali a pobre reforma!

Se a única coisa que posso fazer é alertar as pessoas por esta via que seja, mas pelo menos é meia dúzia de pessoas que deixa de ser enganada!
[8b]

Perguntei então se não havia nada a fazer contra essa canalha! O rapaz disse que só se fosse queixa crime mas que o numero (220188228) não era da PT e não aparecia a quem pertencia, logo não adiantava de nada!

Acho espantoso como é que estes chulos fazem estes esquemas e os também chulos da PT não fazem nada, porque acabam por lucrar!
[8b]

Ora explica-me lá o que é que querias que a PT fizesse se o número em questão não é PT? E já agora, se o número não é PT... os "chulos" da PT também não lucram com essas chamadas... certo?

Ora explica-me lá o que é que querias que a PT fizesse se o número em questão não é PT? E já agora, se o número não é PT... os "chulos" da PT também não lucram com essas chamadas... certo?

Todos os operadores de telefone fixo em Portugal dependem da PT para funcionar não é? Se a PT quisesse descobria a que operadora pertence o número não é? o numero 220188228 não pertence à PT mas o 60793001 certo? e é de valor acrescentado certo? e a PT lucra com isso certo? então podiam fazer alguma coisa certo? se usassem o teu nome também não fazias nada certo?
Mas vá, tu tentaste!

Já agora só para acrescentar que a senhora ligou outra vez a dizer que eu ainda não tinha ligado e que tinha que ligar para reclamar o prémio, e começou outra vez a falar e falar (e eu só me ria) e no fim disse-lhe que não valia a pena porque já tinha ligado para a PT e sabia que era burla e sabem o que é que ela disse?!? "Ah ok obrigado e boa tarde!" nem teve vergonha nenhuma...parecia que não era nada com ela...

Todos os operadores de telefone fixo em Portugal dependem da PT para funcionar não é?
Não. Não é.

Se a PT quisesse descobria a que operadora pertence o número não é?
Se realmente se esforçassem, sim. Provavelmente no Apoio ao Cliente não devem ter essa informação.

o numero 220188228 não pertence à PT mas o 60793001 certo? e é de valor acrescentado certo? e a PT lucra com isso certo? então podiam fazer alguma coisa certo? se usassem o teu nome também não fazias nada certo?
O 220188228 não é PT. O 607 que tens aí nem tem 9 digitos sequer. E se começa por 607930, também não é PT. E, se não é PT, a PT pode não lucrar com isso. E a única coisa que poderiam fazer sería alertar o operador dono dos números. Podiam, mas não fazem.
Mas vá, tu tentaste!
Tentei, tentei...

Não. Não é. então a quem pertencem as linhas telefónicas?

Se realmente se esforçassem, sim. Provavelmente no Apoio ao Cliente não devem ter essa informação. exato, se se esforçassem...

O 220188228 não é PT. O 607 que tens aí nem tem 9 digitos sequer. E se começa por 607930, também não é PT. E, se não é PT, a PT pode não lucrar com isso. E a única coisa que poderiam fazer sería alertar o operador dono dos números. Podiam, mas não fazem. Liga para a PT e vê o que te dizem, a mim disseram-me que era um numero de valor acrescentado. Se o outro ele não sabiam e este sabem é porque é deles, uma vez que ele até me fez as contas de quanto ficava uma chamada de 5min.

Tentei, tentei...
respostas a azul

respostas a azul

As linhas "telefónicas" pertencem aos operadores que as instalaram. Pode ser a PT como pode ser outro operador que tenha feito o mesmo. Tens por exemplo, redes de fibra que cobrem uma parte interessante do território nacional.

Relativamente à segunda questão, ele disseram-te que é um número de valor acrescentado e disseram bem. TODOS os números que começam em 607 são de valor acrescentado, independentemente do operador a que pertencem. Estes números têm que ter 9 digitos.

Sem muito esforço, posso dizer-te que o 22 que colocaste é um Optimus. E o 607 esta associado a uma entidade particular registada na ANACOM com o nome Maria da Conceição Luiz Reis (estou a presumir que o número começa por 607930). Esta informação é pública e está no site da ANACOM. A única alteração a isto sería uma eventual portabilidade dos números que, posso garantir-te, não ocorreu.

A minha sugestão é a mesma que já te deram. Manda um mail para o regulador.

Por legislação todos os operadores têm os nºs de valor acrescentado barrados, excepto se o cliente pedir or escrito o contrário. Como tal, e a não ser que o tivesses pedido ao teu operador, não conseguias sequer efectuado a chamada para esse 60qualquer coisa.

Em 2º lugar, para quem disse que um nº 60XXXXXXX não é da PT, pura mentira, pode ser da PT como de qualquer outro operador, só que é uma gama de numeração reservada a linhas de valor acrescentado.

ANACOM - Plano Nacional de Numeração - Resumo

Burla telefonica

Burla telefonica

Acabei de ser contactado por uma empresa cujo o nome não se percebe! para proceder a um inquerito sobre saude e alimentação pelo numero 220993485.
Fui investigar no googlas e fiquei a saber que é uma possível burla.
Obviamente ficaram sem saber nada sobre mim.

Fica aqui o aviso para quem receber este tipo de chamadas.

Acho que nos anos 90 havia essa moda de oferecer prémios, tendo de se ligar para outro número depois da pergunta mágica. Mas pela experiencia que tenho, acho que davam mesmo os prémios (viagens, por exemplo). Claro que eles não perdiam dinheiro, havia uma série de condições para se usufruir das viagens, etc.

Mas nessa altura nem havia facturas descriminadas, era uma maravilha para os burlões.

Pessoalmente eu não acredito em nada que tenha prémios, mas deixo aqui o aviso porque ainda há muita gente que é facilmente enganada.

A mim tb me queriam dar 200€, mas eu não quis, disse ao senhor para ficar com eles.

Outros que tb gostam de me ligar são os dos filtros para a água, todas as semanas a empresa tem um nome diferente, mas esses acho que me ligam pq gostam de ouvir música, qdo atendo, identificam-se, pedem para falar com o dono da casa, eu digo que o vou chamar e ligo o rádio!

Voltar
Superior