C3 1.2 puretech

fabiod

New member
Boa Noite caros users do fórum autohoje.

Sou um recente proprietário de um Citroen C3 Puretech 1.2 (gasolina). O carro foi comprado para servir em maior parte a min. ha esposa, uma vez que a família vai aumentar e ela andava num carro comercial.
O carro foi comprado a pensar numa utilização em grande parte citadina.O carro é de 2015 e conta com 23.000 kms.

Estamos satisfeitos com o carrito porem só depois de andar um pouco com ele me fui apercebendo que a embraiagem poderia já não estar na melhor das condições, a mesma pega muito em cima e quando pega é quase sempre de esticão. Noto que o acelerador tem um grande atraso na resposta, o que dificulta controlarmos a rotação certa para arrancar.

Costumo andar com um diesel, mas já tive alguns carros a gasolina e já conduzi muito carros portanto não é "aselhice" minha [;)][;)]

Já me desloquei a um concessionário Citroen e disseram-me que aquela embraiagem não tinha afinação, como tal teria-se de desmontar e ver se existe algum problema.

A viatura tem garantia de 1 ano mas ao contactar a garantia é claro que negaram responsabilidades , argumentando que a embraiagem é uma peça de desgaste, logo não esta abrangida pela garantia.

Pretendo saber se há aqui algum utilizador com uma viatura deste gênero (c3 ou peugeot 208) com o mesmo motor que possa partilhar comigo a sua opinião e feedback acerca do seu carro.

Reparo que em marcha atrás é mais fácil arrancar, não sei porque mas o carro assim que engreno a marcha atrás a rotação sobe ligeiramente um pouco acima das 1000 (talvez 1050 ou 1100) e basta soltar devagarinho a embraiagem para o carro arrancar sem dar acelerador. Não deveria fazer o mesmo para a frente??

Sei que já conduzi um Skoda Fábia 1.0 de 2016 que bastava engrenar a 1ª velocidade e ele subia ligeiramente a rotação para facilitar o arranque.

Peço desculpa pelo longo texto.

Cumprimentos

Isto já vai com muito atraso, mas recentemente comprei um peugeot 208 de 2012 que tem precisamente os mesmo problemas na embraiagem e na aceleração o que torna o carro muito pouco agradável de conduzir no pára arranca. Nas restantes condições é otimo. Pelo que vi num video aqui na net, era suposto o motor acelerar ligeiramente qd se pisa a embraigem, mas o meu não faz isso. Com a marcha atrás ligada ainda não experimentei.

Boa noite caros amigos
Não há mesmo ninguém para dar uma opinião?
cumpts

Boas,

o carro pode efectivamente ter um problema , mas eu aposto mais que é um problema de condução, a utilização de um carro a gasolina não é igual ao carro a gasoleo no que toca a embraiagem , á mais facil fazer ponto de embraiagem num carro a gasoleo do que num a gasolina, no carro a gasolina é sempre necessario acelarar um bocadinho antes de começar a largar a embraiagem , e a embraiagem tem que ser largada lentamente, o solavanco ou o carro ir a baixo , deve-se ao facto da embraiagem ser largada demasiado rapido .

Atenção e posso estar enganado, mas o C3/208 com o puretech 82 e 110 CV tem volante mono-massa, logo mais "agressivo" e menos complacente com largadelas de embraigem menos cuidadas...

Eu também encontro essa particularidade no meu ("largar em cima"), e tenho desde novo[;)] Tem de se ter algum cuidado, é mesmo assim.

Last edited:
Atenção e posso estar enganado, mas o C3/208 com o puretech 82 e 110 CV tem volante mono-massa, logo mais "agressivo" e menos complacente com largadelas de embraigem menos cuidadas...

Eu também encontro essa particularidade no meu ("largar em cima"), e tenho desde novo[;)] Tem de se ter algum cuidado, é mesmo assim.
110 é bi.

Não procurei saber para o de 82..

Boas,

o carro pode efectivamente ter um problema , mas eu aposto mais que é um problema de condução, a utilização de um carro a gasolina não é igual ao carro a gasoleo no que toca a embraiagem , á mais facil fazer ponto de embraiagem num carro a gasoleo do que num a gasolina, no carro a gasolina é sempre necessario acelarar um bocadinho antes de começar a largar a embraiagem , e a embraiagem tem que ser largada lentamente, o solavanco ou o carro ir a baixo , deve-se ao facto da embraiagem ser largada demasiado rapido .
Embora seja efetivamente mais fácil arrancar num carro a diesel, o procedimento deveria ser igual quer num carro a gasolina quer num a diesel.

Assim se torram muitas embraiagens.

Boas!
Ando à procura de um carro e hoje conduzi um 208, com 2 anos e 33k km. Foi a primeira coisa que notei, a embraiagem muito alta. Por varias vezes, quase se foi abaixo.
Outra coisa que estranhei, foi a vibração que se sentia o habitáculo, principalmente nas costas do banco do condutor. Sei que é tipico daquele motor, existir vibração... mas já parece o meu velhinho 6k2 1.9tdi de 90cv.

Pela descrição, quase, quase que aposto que esse 208 é proveniente de rent-a-car...assim sendo, a embraiagem pode (e deverá) ter sofrido horrores até agora...
quanto à vibração, será algum apoio do motor partido, ou ralenti demasiado baixo?

Pela descrição, quase, quase que aposto que esse 208 é proveniente de rent-a-car...assim sendo, a embraiagem pode (e deverá) ter sofrido horrores até agora...
quanto à vibração, será algum apoio do motor partido, ou ralenti demasiado baixo?
O vendedor disse gestão de frota... o que me custa a acreditar! No Carregado, existem 2 parques enormes, cheios de carros de rent-a-car e de gestão de frota, que estão a ser vendidos por leilão. É normal o líquido anticongelante ser de cor escura, mais propriamente cinzento?

Estou a considerar o C4 Cactus novo (versão Origins) com o Puretech 1.2 de 110cv. Para segundo carro, mais para uso da mulher. E este tópico assusta. Não tanto a mim, que sei que por muito agreste que seja a embraiagem é no final de contas uma questão de hábito e eu acabaria por me habituar. O problema é a mulher, que já uma vez comprou um carro (a gasolina, também com embraiagem muito em cima, propiciando arranques bruscos) que só conduziu uns dias e depois desistiu, tive que ficar eu com ele e ela com o meu (a gasóleo).

É uma pena, mas pronto, vamos ver, em principio vamos fazer test drive a ver se há sorte e não é tau mau quanto este tópico nos faz expectar. Ou que entretanto tenham afinado a coisa e atenuado o "problema".

Depois, logo por azar também, a segunda opção a seguir ao C4 Cactus, era o C3 Aircross, com o mesmo motor :(

Para o C4 Cactus Origins PureTech 1.2 de 110cv, com câmara de visão traseira, novo, tenho proposta para 17.200€, o que a meu ver é excelente...

-

Last edited:
Lá por casa anda desde o final de 2016 um Peugeot 208 1.2 Puretech 82cv, comprado com 6 meses de uso (supostamente gestão de frota) e 9.000km. Como tal é sobre esse e apenas esse que posso emitir uma opinião directa.

Os problemas por aqui relatados (caixa desagradável de usar em pára-arranca e cidade, ponto de embraiagem muito alto, trepidações e tremideiras) ao que parece são "problemas" crónicos neste motor. Digo "problemas" pois mecanicamente podem até não o ser ou vir a ser, mas para quem tem gosto em ter um carro certinho e sem barulhos esquisitos, é um problema. Mas como foi dito pelo Eng. chefe da concessão onde comprei o carro quando apresentei reclamação desses problemas "Sabe, um motor 3 cilindros não é para toda a gente..." como quem diz que é preciso tratar deles com muito cuidadinho...engoliu em seco quando lhe apresentei e viu o estado de conservação do meu Leon 1.9 TDI FR 150cv de 2004, com mais de 200.000km, carro de uso diário.

Como já depreenderam daqui, a relação com o concessionário foi tudo menos fácil (uma borracha de vedação da porta traseira rota ainda dentro da garantia, resposta do mesmo artista "ah, sabe, isto são borrachas e material Peugeot"...), mas com a ajuda de uma pessoa consegui que trocassem a embraiagem completa (incluíndo o volante motor monomassa) ao abrigo da garantia. No fim da operação, só levantei o carro quando me confirmaram o que tinham mudado e se não tinham posto material idêntico ao que lá estava, pois a Peugeot alterou a embraiagem (e respectivos part numbers) neste modelo devido a tantas reclamações (sobretudo em França e UK, procutem na net por "peugeot 1.2 vti judder").

Após a mudança da embraiagem, melhorou, mas mesmo assim tremideiras e ressonâncias esquisitas nesta caixa em manobras e velocidades baixas é coisa a que tive de me habituar (a condutora habitual não se queixa de nada, mas é meter gasolina e andar...). No meio das reclamações e antes da troca da embraiagem no meu carro, exigi fazer um teste noutro carro igual, e os sintomas, barulhos e trepidações estavam todos lá. Por isso, parece-me ser feitio e não defeito. Resta saber se irão ou não causar dissabores a longo prazo (os carros lá por casa são trocados por volta dos 15 anos, se não derem raia antes...). Se soubesse o que sei hoje, e me tivesse apercebido de todas estas situações antes de comprar, é quase certo que teria optado por outra marca/modelo (ainda que aos olhos da condutora este fosse o preferido).

Sobre outro caso, não na primeira pessoa mas de uma colega de trabalho que comprou na mesma altura um 3008 1.2 130cv novo (a base de motor é a mesma), os problemas têm sido regulares e ainda que tenha muito bons contactos na concessão onde comprou o carro (a mesma onde comprei o meu), a resolução dos problemas tem sido tudo menos fácil e inclusive pondera entregar o carro no final do contrato de renting no lugar de ficar com ele por mais uns bons anos (intenção inicial quando foi comprado/feito contrato de renting), pois não sente confiança no mesmo e acredita vir a ser um poço de €€€. O último problema é um barulho tipo sirene (e não, não é o turbo, ou pelo menos na concessão afirmam que não é turbo) bem audível, mas que os mecânicos não conseguem identificar de onde vem (ao final de uma semana de testes em que o carro esteve na concessão).

Posto isto, sim, talvez Peugeot (e os seu motores 3 cilindros) não sejam para todos...

Pois é, uma tristeza...

E um gajo vai ver reviews no youtube mas nunca há referência a estes problemas porque os carros testados são sempre com os motores mais caros, quase sempre a diesel neste caso.

Estava tão decidido e entusiasmado com a excelente proposta do C4 Cactus Origins 1.2 Puretech 110cv por 17.200€ (0kms) e com isto tudo já não estou tão convencido e começo a olhar para outras opções, tais como Jeep Renegade, Kia Stonic, Seat Arona ou até mesmo esticar um pouco o orçamento até um Ford Focus. Se bem que, provavelmente, para me saírem a preço semelhante (17.200€) suponho que todos tenham motor 3 cilindros...

Ainda posso pedir proposta pelo C4 Cactus com o motor hdi, mas não estava nada com vontade de gastar mais 3 mil euros.

Será que estes "não-problemas mas feitos" não estarão parcialmente corrigidos nos novos que vêm de fábrica?

LEONFR: vê lá se consegues responder aí ao colega mariojmmachado, já que tens um 208.

-

Bom depois de ler informação, sobre o motor 1.2 Puretech ...

O meu cunhado está a pensar comprar um 3008 1.2, mas pelo que li, mais vale ponderar quanto á escolha de motorização.

Então e o Citroen C5 Aircross com o motor 1.2 de 130cv também sofre desses aspectos todos que consideram negativos?

Eu tenho um Citroen C4 puretech de 2015 e nunca tive problemas de embraiagem, isso da embraiagem pegar encima costuma ser normal da PSA não é defeito é feitio. Isso isso não será falta de habituação ao Hill assist control?

Bom dia!
Ontem fui a outro stand, ver outro 208, com mais 30mil que o primeiro. Embraiagem pega mais em baixo, o anticongelante é igual e os tremores a mesma coisa! Ao lado estava um C3 de 2017, com o mesmo motor, que achei interessante! Preto , com acabamentos em vermelho, interior sem cinza e vermelho.
Mas estou a começar a ficar com dúvidas, acerca deste motor.

Bom dia!
Ontem fui a outro stand, ver outro 208, com mais 30mil que o primeiro. Embraiagem pega mais em baixo, o anticongelante é igual e os tremores a mesma coisa! Ao lado estava um C3 de 2017, com o mesmo motor, que achei interessante! Preto , com acabamentos em vermelho, interior sem cinza e vermelho.
Mas estou a começar a ficar com dúvidas, acerca deste motor.

Estavas a carregar na embraiagem e no travão ao mesmo tempo? Se sim é normal vibrar.

Back