C300H ou Giulia Q4

Também é hipótese, já teve um 850 T5 e gosta bastante da Volvo. O D5 é de 4 ou 5 cilindros?
Mas o S90 é um pouco grande demais, e a manutenção da Volvo não é brincadeira, às vezes mais cara que a Mercedes... Assim como a desvalorização é algo a ter em conta, como no Alfa.
Mas vou adicionar à lista.

Bom era o S60, penso que vai sair um novo este ano ou no próx.

O D5 já foi de 5 cilindros, mas de há uns anos, é 4 cilindros.

Ou melhor... actualmente todos os motores a diesel da VOLVO, são de 4 cilindros.

Obrigado pela tua contribuição mas acho que já não é preciso mais.

Pois, tendo em conta a idade também acho que o C será a transição mais suave e o carro com que ficará mais agradada.
Mas também gosta muito do Alfa, teve uma Giulia 2000 nos anos 70 ou 80 e bastantes outros italianos. Mas acho que o Giulia vai acabar por não preencher o mesmo espaço do C300H. Como estará o Giulia daqui a 8 ou 9 anos e 170.000 kms? A actual C220 CDI está como nova e é bastante usada. Passageiros, cães, mala cheia de mobília ou lenha tendem a causar um gasto um pouco maior dos interiores...

E entre o C300H com a 7G-Tronic ou o C250CDI com a 9G-Tronic? Na altura que comprou o C220 acho que um dos grandes arrependimentos foi não ter esperado pela 7G-Tronic e veio com uma caixa automática de 5vel que deixa muito a desejar.
Mais uma vez repito, vai para o Mercedes.
Um Alfa não merece este tipo de tratamento.

A senhora é casada? Se sim Mercedes, sem dúvida.

Se ainda está vivaça, talvez o Alfa seja uma boa opção...

Se é para usar frequentemente a bagageira, esqueçam qualquer carro em formato sedan. Carrinha sempre, senão ficará arrependida à primeira tentativa de transportar alguma coisa de jeito.

O Alfa é uma princesa [:D] O Giulia que tinha nos anos 80 levava o mesmo tipo de tratamento e aí tinha filhos.

Acho que é ambos [:D]

Se é para usar frequentemente a bagageira, esqueçam qualquer carro em formato sedan. Carrinha sempre, senão ficará arrependida à primeira tentativa de transportar alguma coisa de jeito.

A mala destes chegam. A da carrinha já é desaproveitada 99% das vezes.

Já entrei num alfa giulia super e no veloce.
Estive comprador duma mercedes c350e, por isso conheço mt bem o mercedes.
Mantenho a minha opinião e sim, a qualidade do alfa é pior que a do mercedes.
De pior, para sofrivel vai uma distancia enorme.
É a mesma coisa que dizer que o Alfa é segurissimo e o Mercedes inseguro, isto relativo ao facto do Giulia ter melhor pontução no Euroncap. Claro que assim como a tua afirmação, esta é um exagero.
Mas se existir algum engenheiro de polimeros que se pronuncie.[:D]

Ainda ninguém sugeriu uma Sköda Superb?[:D]

Este forum já não é o que era [s)]...[:D][:D][:D]

Para uma "velhota" o Mercedes é melhor, deixem os Alfa para a malta nova que tem sangue na guelra...com tanto "problema" metido no Giulia e tantas benesses na Mercedes nem sei para que foi a abertura deste tópico.

Com 65 anos, senhora, não estaria na hora de ter uma coisa mais prática para o dia a dia? Apenas a minha opinião...Se gosta tanto de mercedes porque não um Classe A ou B?

Do que conduzi e a gasóleo acho que já experimentei toda a gama do C o que gostei mais foi do C 250 com a 9 Gtronic.
A caixa é muito boa mesmo e aquelas patilhas no volante fazem mesmo o que nós queremos.
No C300H notei que muitas vezes não deixava reduzir quando se queria.
Não vejo que o C300H traga alguma mais valia que não seja a nível fiscal para quem precisa e interessa para outras contas.
O GPS da garmin é muito datado, básico e até tosco como tal um Command é imprescindível nesse aspeto se valoriza esse ambiente.
Pack AMG, Airmatic, parece-me bem sendo que com esta última configuração pode ter o melhor de 2 mundos.
No aspeto da suspensão por muito que se queria não há como comparar com outro modelos que não possuem airmatic.

De pior, para sofrivel vai uma distancia enorme.
É a mesma coisa que dizer que o Alfa é segurissimo e o Mercedes inseguro, isto relativo ao facto do Giulia ter melhor pontução no Euroncap. Claro que assim como a tua afirmação, esta é um exagero.
Mas se existir algum engenheiro de polimeros que se pronuncie.[:D]

Para um carro do preço e posição do alfa, a qualidade desses materiais é inadmissivel. Nem falo do aspeto barato deles.
O resto do carro está num nivel muito bom.

Viva!

Estou a tentar ajudar uma conhecida a comprar novo carro. É uma senhora de 65 anos, tem neste momento uma C220 CDI de 2008.

-Quer um carro deste segmento, sedan de 4 portas a diesel.
-Tem preferência pelo Mercedes Classe C, em especial o 300H. Também gosta do Giulia, não equaciona BMW, Audi ou Lexus.
-Costuma andar com 4 passageiros adultos.
-A mala tem que ter um bom formato e conseguir transportar alguma carga. Neste momento a C220 CDI é a versão carrinha e não queria perder o espaço de carga todo.
-Faz cerca de 20.000km ano, bastante autoestrada e cidade no dia-a-dia.
-A potência tem importância. Sempre gostou de carros que se mexessem bem, o C220 CDI foi uma desilusão nesse aspecto. Os consumos desde que não andem muito longe deste (versão caixa auto de 5vel...) não há problema.
-O orçamento ronda os 60-65.000€

Foi a minha tentativa de preencher o questionário. Neste momento os C300H é o preferido (pack AMG, suspensão Airmatic, Comand On line, 7G-Tronic). O Giulia também é uma boa hipótese (2.2 Diesel 210cv Q4 Veloce, AT8, suspensão activa) mas tem muitas dúvidas quanto à desvalorização do Alfa, assim como a fiabilidade e qualidade do serviço. Está habituada à assistência Mercedes e um stand onde pode deixar o carro 24H para revisões ou qualquer problema.
Também há a Jaguar mas o XE parece-me antiquado e o XF caro e demasiado grande.

O Mercedes é mais potente, embora tenha algumas dúvidas quanto à motorização 300H. Vem com a 7G-Tronic enquanto que os 250CDI (sem motor eléctrico) já vêm com as 9G-Tronic. E este 4 cilindros diesel é um pouco agrícola...
O interior dá 15 a zero ao do Alfa em qualidade, mas tenho muitas dúvidas quanto ao sistema GPS que é importante, qual será o melhor e mais simples de utilizar?
Não conheço a motorização nem a caixa do Giulia, têm provas dadas?

Agradeço qualquer ajuda, obrigado!

Tendo em conta o que se pretende, parece-me que o Mercedes será a escolha certa.

O mercedes está, para mim, um pouco à parte do resto do segmento. A qualidade interior é muito boa mesmo e o design é de extremo bom gosto.

Não vejo grande coisa onde o Alfa possa ser superior (em dinâmica será certamente, não me parece que interesse à senhora), sendo que não há limite de €€ a comparação torna-se um bocado injusta.

Para além do Mercedes, neste caso parece-me que o IS300h seria uma escolha a ponderar, ainda que tenha sido posto de parte pela sua estética.

Mas porque é que um Alfa não merece esse tipo de tratamento? Tanto o Alfa como o Mercedes são berlinas do segmento D logo ambos podem ser utilizados também para levar vários tipos de carga. Ou será que alguém que tenha um Giulia tem de chamar o homem das mudanças quando precisa de levar alguma coisa mais pesada na mala. Nem sequer estamos a falar de carros de luxo ou superdesportivos. A irracionalidade de alguns chega a prejudicar as próprias marcas.
Pelo que o autor do tópico disse o Mercedes é a opção mais segura, visto o carro actual ser Mercedes e visto ser um carro que desvaloriza menos. Agora se a senhora gosta mais do Alfa que compre o Giulia, que é uma proposta também muito boa. Ela que veja também o S90. Eu no meu caso entre esses dois não hesitava e ia para o Giulia mas a escolha não é minha.

LIKE!!!

Eu a pensar que iria ser mais um daqueles tópicos, já estava quase a fechar a página... belo post! [:D]

Tendo em conta o que se pretende, parece-me que o Mercedes será a escolha certa.

O mercedes está, para mim, um pouco à parte do resto do segmento. A qualidade interior é muito boa mesmo e o design é de extremo bom gosto.

Não vejo grande coisa onde o Alfa possa ser superior (em dinâmica será certamente, não me parece que interesse à senhora), sendo que não há limite de €€ a comparação torna-se um bocado injusta.

Para além do Mercedes, neste caso parece-me que o IS300h seria uma escolha a ponderar, ainda que tenha sido posto de parte pela sua estética.

A senhora sabe lá o que isso é [:D]

E se o vê apanha um susto daqueles [:p]

Mas porque é que um Alfa não merece esse tipo de tratamento? Tanto o Alfa como o Mercedes são berlinas do segmento D logo ambos podem ser utilizados também para levar vários tipos de carga. Ou será que alguém que tenha um Giulia tem de chamar o homem das mudanças quando precisa de levar alguma coisa mais pesada na mala. Nem sequer estamos a falar de carros de luxo ou superdesportivos. A irracionalidade de alguns chega a prejudicar as próprias marcas.
Pelo que o autor do tópico disse o Mercedes é a opção mais segura, visto o carro actual ser Mercedes e visto ser um carro que desvaloriza menos. Agora se a senhora gosta mais do Alfa que compre o Giulia, que é uma proposta também muito boa. Ela que veja também o S90. Eu no meu caso entre esses dois não hesitava e ia para o Giulia mas a escolha não é minha.
Não percebeste claramente, a senhora por vezes precisa de uma carroça...o Mercedes é mais apropriado. [:cool:]

Juro que não consigo entender quando afirmam que a qualidade interior ou dos materiais aplicados no interior do C é a melhor (ou a quase melhor porque pelo o que dizem por aí, o A4 bate todos!!) do segmento.
Já experimentaram pressionar ao de leve o plástico da consola central que envolve os comandos do AC e do COMAND?
...pelo menos todos aqueles em que o fiz (...e tenho lá por casa dos meus pais um 300H...andei com um emprestado aquando da revisão do meu carro...e aparecem alguns nos encontros da Mercedes...), aquilo range por todos os lados!
...mas deve ser normal neste segmento, pelos vistos!

Dado o perfil e condicionantes sugeria o C250 com a cx de 9, mas o Alfa também me parece bem.

Creio que ambos têm um excelente binómio conforto/comportamento, tendo o Alfa um feeling mais sporty.

O conceito de qualidade que leio em alguns posts...se eu fosse o comprador, confesso que era induzido em erro :sh)

Falam em termos de aspeto, e não da funcionalidade para que foram feitos. Se gostam mais da aparência do Mercedes que do Giulia, até compreendo! Uma questão de gosto pessoal.

Dizerem que um tem mais qualidade que o outro... mas vocês já tiveram o carro vários anos para poderem dizer isso ? Ou que deixou de funcionar como devia ? Ou que descascou, ou que faz ruído ?... é apontar defeito, porque sim.. [8b]

Qualidade não se resume só ao aspeto!

Last edited:
Isto é só entendidos aqui. Anos de experiência com carros que saíram há meses...

Tanta discussão mas continuo com as mesmas dúvidas, alguns já responderam e confirmaram o que pensava, talvez o 250cdi com a 9g-tronic seja melhor aposta. Agradeço estes inputs e prezo-os muito mais do que qualquer discussão sobre qualidade de plásticos ou com o tratamento que o Alfa não merece (por amor de Deus [:D] ).
Mas como se compara o 2.2JTDm do Alfa a
estas duas motorizações Mercedes?

Como será o Giulia em termos de conforto face a um C com Airmatic? A suspensão activa do Giulia valerá a pena ou o seu ênfase é mais na dinâmica?

Já ouvi algumas coisas sobre os siatemas
GPS da Mercedes, penso que há o garmin e uma unidade deles (será o Comand Online?). O garmin é assim tão mau? E o da Alfa é claro e fácil de usar? Vale a pena o salto para o ecrã 8.8"?

Pena o S90 ter mais 30cm que o classe C e a manutenção tão cara. Resolvia esta questão do conforto e do bom sistema multimédia num instante

Last edited:
Back