Cabos de muito alta tensão!Risco aqui ao lado!

Irá brevemente ser construída a ligação de cabos de muito alta tensão entre o Alto da Mira e Trajouce, passando por diversas freguesias do conselho de Sintra, como Agualva-Cacém e Casal do Cotão. Ora bem, o problema é que o estudo do impacte ambiental disto foi deficiente, e não contemplou correctamente outras opções (como a passagem subterrânea dos cabos). O impacte ambiental e social destas linhas é inegável: poluição visual, ruído, impacte financeiro no preço de venda das habitações, e o pior de tudo, o risco para a saúde das pessoas, pois diversos estudos apontam para uma maior ocorrencia de doenças cancerigenas, sobretudo em crianças que habitem/estudem perto de linhas destas. Além disso, há o risco dos acidentes, como o que aconteceu este ano na linha de alta tensão que fica perto de onde esta nova irá passar, em que um cabo se soltou, por sorte não atinjiu nenhuma casa, mas originou um incêndio...esta mesma linha passa sobre a IC19, imaginem se esse cabo tivesse caído aí!

Estas linhas de alta e muito alta tensão via aérea, foram pensadas para zonas onde não existam habitações próximas nem ecossistemas delicados, não para áreas urbanas. Praticamente em toda a europa, já é algo impensável, existe a alternativa da via subterrânes (utilizada na grande Lisboa, por exemplo), que não apresenta um impacte ambiental como as vias aéreas.

Para terem uma noção de onde esta se situará, quem costuma circular na IC19, perto da entrada do Cacém (junto à bomba da BP, na faixa de sentido contrário), já vê as linhas de alta tensão (a passarem muito perto do Casal do Cotão) e estas de muito alta tensão também passarão nessa zona.

Eu como habitante do Cacém pergunto, será que o RISCO DE VIDA que tantas pessoas, sobretudo crianças, sofrem não faz demover a sede de dinheiro daqueles que vão encher um pouco mais os cofres com isto? Eu nem questiono a necessidade das linhas, mas se há maneiras mais seguras de o fazer, porquê não as seguir? É impressionante a cegueira que a ambição desmedida causa nas pessoas...e ainda chamam isto de "civilização"...

Peço desculpa pelo desabafo, mas cada vez mais tenho vergonha do que as pessoas são capazes...

Mais informações no blog criado sobre esta situação.

O problema e o seguinte o crescimento enorme do consumo na grande lisboa faz que seja inevitavel a criação de cada vez mais linhas destas porque caso contrário serão cada vez mais frequentes os apagões em alturas de pico de consumo e atendendo que a zona de Sintra já a segunda mais populada do país em temos de municipio.
Segundo o que sei acima de 400KVA não é possivel enterrar as linhas devido ao efeito de Descarga de corona que é a formação de um arco electrico devido a proximidade dos condutores e de humidade o que é minimizado em linhas areas infelizmente apesar de alguns testes na Europa ainda não é possivel "enterrar" esses condutores.

por acaso nunca percebi o pk de não ser subterraneo e ir junto á estrada numa vala tecnica.

é o dinheiro[:I] a EDP vende a energia a um balurdio e depois ainda poe estas porcarias para poupar dinheiro[8]

citação:Originalmente colocada por Martins79

O problema e o seguinte o crescimento enorme do consumo na grande lisboa faz que seja inevitavel a criação de cada vez mais linhas destas porque caso contrário serão cada vez mais frequentes os apagões em alturas de pico de consumo e atendendo que a zona de Sintra já a segunda mais populada do país em temos de municipio.
Segundo o que sei acima de 400KVA não é possivel enterrar as linhas devido ao efeito de Descarga de corona que é a formação de um arco electrico devido a proximidade dos condutores e de humidade o que é minimizado em linhas areas infelizmente apesar de alguns testes na Europa ainda não é possivel "enterrar" esses condutores.

Estas se não me engano teem à volta de 220KV...e é como eu disse, não contesto a construção da linha, só acho que as coisas têm de ser bem feitas, e não a poupar...

citação:Originalmente colocada por Nephilim

por acaso nunca percebi o pk de não ser subterraneo e ir junto á estrada numa vala tecnica.

é o dinheiro[:I] a EDP vende a energia a um balurdio e depois ainda poe estas porcarias para poupar dinheiro[8]

Pagamos a conta da electricidade com dinheiro e com a saúde...

Eu uso aparelho auditivo, qd passo por um destes postes de alta tensão, mesmo dentro do carro, o meu aparelho fica a zumbir!!!!

[xx(]Dá para ter uma ideia das radiações q aquilo emana

citação:Originalmente colocada por Carlos_Junior

citação:Originalmente colocada por Nthor

Divulguem.

Aqui em Agualva-Cacém, pelo menos, já existe uma folha sobre isto colada na porta de quase todos os prédios.

Ainda hoje fui ao Cacem e nao vi nada! Costumo la ir bastantes vezes. Se aquilo ja é feio, com isso vai piorar bastante aquela zona!
Os gajos da REN sao tramados

No outro dia foi ver uma prédios novos k estão a contruir perto da cidade nova, por detrás do carrefour de Loures.
Qual não foi o meu espanto qdo vejo que um poste de alta tensão passa pelo meio destes predios.
Só alguém mto destraido compra alí um andar. Ainda por cima são caros!!!

Felizmente para mim, que vendi a minha casa no Casal do Cotão, em Junho deste ano, pq se os cabos que passam lá, já me incomodavam, pelos vistos a tendencia é para piorar

As linhas condutoras devem estar bem afastadas para que não se criem curto-circuitos entre elas (o que seria um bocadinho chato). Além disso, se fossem subterrâneas teríamos centenas de kVolts próximos de um potencial 0, o que também não é muito interessante..

Quanto ao efeito dessas linhas, eu até acredito que tenham um efeito em nós ainda pior que as antenas dos telemóveis. Os campos magnéticos na proximidade são enormes e isso, até o meu avô com a 4ªclasse sabe (bem, o homem também estudou muito por conta própria ;)).
Aquilo é de tal forma potente que basta estarmos a 2metros de distância de uma linha para que haja churrasco..

citação:Originalmente colocada por mário silva

As linhas condutoras devem estar bem afastadas para que não se criem curto-circuitos entre elas (o que seria um bocadinho chato). Além disso, se fossem subterrâneas teríamos centenas de kVolts próximos de um potencial 0, o que também não é muito interessante..

Quanto ao efeito dessas linhas, eu até acredito que tenham um efeito em nós ainda pior que as antenas dos telemóveis. Os campos magnéticos na proximidade são enormes e isso, até o meu avô com a 4ªclasse sabe (bem, o homem também estudou muito por conta própria ;)).
Aquilo é de tal forma potente que basta estarmos a 2metros de distância de uma linha para que haja churrasco..

Se tal acontecesse terias descargas dos condutores para as estruturas dos postes apesar da existência de isoladores cerâmicos. Mas estou curioso de ouvir argumentos contrários.

citação:Originalmente colocada por ClioII

citação:Originalmente colocada por mário silva

Se tal acontecesse terias descargas dos condutores para as estruturas dos postes apesar da existência de isoladores cerâmicos. Mas estou curioso de ouvir argumentos contrários.

Eu digo isto porque há bem pouco tempo, um moço (que estava perto duns cabos de AT) estava a mostrar uma cana de pesca a uns amigos e quando a levantou, mesmo sem que ela tivesse tocado nos cabos, foi imediatamente atraido pelos e a tensão descarregou-se toda por ele.

Voltar
Superior