Caça a multa pla bofia maritima ?!?!?

setim

New member
Boas, tudo aconteceu a cerca de 15 dias, qd eu e um amigo nos encontravamos na ria em cabanas de tavira, ria esta que dá acesso ao mar, pra quem n conhece, e quisemos experimentar uma boia presa atras da mota de agua... pusemos a corda e a boia e sentei-me em cima dela, e passa a policia maritima por nos, ve-nos e segue.
Arrancamos devagarinho, e nisto os bofias vêm de la e abordam-nos, e Dizem: nao e permitido actividades nauticas de recreio na ria, tem de levar a boia fora de agua ate chegar a 300 metros da costa.
Nos ficamos de boca aberta, o meu amigo n fazia a minima ideia, e nem nas aulas de carta de marinheiro lhe falaram disso...
A questao é que eles passaram por nos viram o que iamos fazer e nao nos avisaram q era proibido. RESULTADO: 50 CONTOS DE MULTA...
O meu amigo quer recorrer e temos prai 15 testemunhas q os viram a passar e n disseram nada e depois nos cairam em cima..
Alguem me sabe dizer como se constestam estes casos?
Cumprimentos Ricardo Silva

Infelizmente tem razao , quando tirei a carta ja la vao 10anos , referiam isso , agora os 250€ de multa é k n é normal.
A quantidade de pessoal sem carta k vejo a guiar e é apanhado e nada lhe fazem...

Se fosse daqui do porto podia te dar o contacto de pessoal para tratares da situaçao , mas nesse caso acho k o melhor era ligares para a forleme e explicares o que se passou para confirmar se esta correcto.
Apartir dai so cm advogado.

Cumps

1º nao era um yamaha, era uma kawasaki com 150 cv,
A velocidade na ria e de 8 nos, nos nem a 4 iamos, e depois, eles viram o que iamos fazer antes de por a boia na agua, era so avisar e nao o fizeram, esperaram plo arranque e toma la morangos

citação:Originalmente colocada por setim

1º nao era um yamaha, era uma kawasaki com 150 cv,
A velocidade na ria e de 8 nos, nos nem a 4 iamos, e depois, eles viram o que iamos fazer antes de por a boia na agua, era so avisar e nao o fizeram, esperaram plo arranque e toma la morangos

A velocidade era um exemplo.

Se é proibido andar com a boia foste multado por isso.

Ok, voces nao sabiam que assim o era, mas a policia tambem nao sabia que voces estavam a dizer a verdade.

forum nauticohoje, ou forum autohoje? nao é o sitio indicado para postares isso ,digo eu, e se foram multados e não concordam recorram já que tem 15 testemunhas.

a questão não é andar de boia
a questão é que só se pode andar de boia a 300 metros da costa,tanto de boia como de mota de agua

tudo o que seja abaixo dos 300 metros só pode ser em caso de manobras tipo saida para o mar etc etc

claro que se tiveres ai a 100 metros da costa eles ja não chateiam

sim nos iamos sair pro mar, n sabiamos era que n podia ir ninguem em cima da boia, e eles passaram por nos e nem nos avisaram, esperaram que a gente arrancasse pra nos multar... é no minimo estupidez...

Tenho carta de patrão local e lembro-me de nas aulas ter ouvido essa regra do limite dos 300 metros.
É uma regra do código maritimo, e é a velha história: a ninguém aproveita o facto de desconhecer a lei. Tal como nos carros, se infringires a lei, tb és multado (às vezes) e não podes alegar desconhecimento da lei.
O comportamento da PM pode não ser o correcto, mas eles esperaram para ver o q vocês iam fazer, não adivinhavam. Estás a imaginar a quantidade de gente q reage mal só ao ser avisado...eles já nem dizem nada. Reclamem na mesma, o valor está um bocadinho exagerado.

Já agora digam-me qual é o valor da coima pela "condução" de uma mota de água sem estar habilitado para tal?

Cada vez mais nas nossas praias, vêem-se concessionários a alugar motas de água, e tenho a certeza que muitos que recorrem a esse serviço não estão habilitados para o fazerem!

A polícia marítima tem conhecimento disso e não faz rigorosamente nada... interesses!?

citação:Originalmente colocada por Zur Besonderen Verwendung

Agora é suposto a PM andar a dizer por aí :
Olhe veja lá, lembre-se que não pode fazer isto e aquilo !

a polícia tem de partir do principio que toda e qualquer acçao das pessoas é ilegal e portanto avisar quem supostamente tem carta de patrao de mar e devia saber essas coisas.

se avisasse era: "lá estao estes policias a querer multar e eu ainda nem tinha feito nada, estava parado... é mesmo caça à multa"

assumir as suas responsabilidades tá quieto!

A polícia nao pode multar antes da ilegalidade ser cometida, e antes de ela ser cometida também nao pode adivinhar o que nos passa pela cabeça fazer ou deixar de fazer!

Caro setim
“...o meu amigo n fazia a mínima ideia, e nem nas aulas de carta de marinheiro lhe falaram disso...”
Pois é... talvez ele é que não estaria com atenção nas aulas... ou então é pura incompetência da escola (se é que a tirou numa escola) por não ter ensinado uma regra básica da náutica.
Sobre a PM nada ter dito é simplesmente o normal... é que nem eles acreditaram que fossem violar nas barbas deles o que basicamente todo o desportista náutico tem obrigação de saber.
A PM não tem obrigação de avisar o que quer que seja proibido... quem anda com um objecto desses é que tem obrigação de saber o que pode ou não fazer, onde e em que condições.

Voltar
Superior