Caixa de velocidades

rdgdvd

New member
Boa tarde a todos.

Há cerca de uma semana e meia para cá, comecei a sentir a caixa de velocidades mais dura que o habitual sendo que hoje ,para além disso, ela fazia um ruído (ou chiar, não sei bem como definir) quando metia outra mudança. Estes sintomas sentem-se maioritariamente a frio, depois de 15min fica quase normal. Alguém sabe o que pode ser?

Cumprimentos

Boa tarde a todos.

Há cerca de uma semana e meia para cá, comecei a sentir a caixa de velocidades mais dura que o habitual sendo que hoje ,para além disso, ela fazia um ruído (ou chiar, não sei bem como definir) quando metia outra mudança. Estes sintomas sentem-se maioritariamente a frio, depois de 15min fica quase normal. Alguém sabe o que pode ser?

Cumprimentos

Acontece-me no meu Grande Punto a caixa estar mais dura um bocado quando está muito frio, nos primeiros minutos, também não sei do que possa ser.

Esqueci-me de referir que é uma Opel Astra Sports Tourer 1.7cdti 125cv de 2011. Já levou kit de embraiagem e bimassa novos há ano e meio

Acontecia-me no jazz depois de uma noite de temperaturas negativas, era quase preciso meter as mudanças a martelo. Trocou-se o óleo da caixa e voltou ao normal.

Estarás com fuga de óleo na caixa?

Se o nível desceu podes ter dificuldade em engrenar algumas mudanças mediante a posição do carro. Mas o pior é o desgaste prematuro dos carretos.

Melhorar ao fim de alguns minutos é normal: com o aquecimento o óleo fica mais fluído.

Eu pensei nisso do óleo da caixa, mas como nao percebo nada disto, decidi pedir a vossa opinião. O carro fica na garagem, portanto nunca é exposto a um frio intenso. E nunca aconteceu antes, portanto não parece ser uma situação normal por o óleo estar frio.

se o carro fica em garagem presumo que não exista nenhuma fuga significativa de óleo senão decerto já terias notado
quantos kms tem? o óleo da caixa deve ser a primeira coisa a veres

se o carro fica em garagem presumo que não exista nenhuma fuga significativa de óleo senão decerto já terias notado
quantos kms tem? o óleo da caixa deve ser a primeira coisa a veres

Depende... há fugas nas caixas que são mesmo mínimas. É possível que passem despercebidas mesmo com garagem. O ideal é mesmo verificar no elevador, por baixo do carro, procurar por vestígios de humidade nessa zona.

Depois como o óleo da caixa não se muda com a periodicidade do do motor, só se dá conta quando a caixa fica "rija".

Meus caros, ontem apareceu-me um problema que não sei a origem e que esteve uns meses sem aparecer.

Depois de quente (e normalmente quando estou a circular em cidade) a caixa prende na 1ª e, ao forçar a passagem, parece que não carreguei na embraiagem. O que eu estranho e não acontecer sempre que quero passar de 1ª para 2ª, ter estado meses sem dar sinais (até me esqueci) e no dia-a-dia também não. :confused:

É um Clio dci 85 de 2006. :confused:

Acontece muito raramente, de tal forma que, como disse acima, até me esqueço do problema. No ultimo domingo (num passeio domingueiro à beira mar [:D]) comecei a sentir que por vezes a caixa ficava presa na 1ª e ao força sentia um impulso no carro como se não tivesse carregado na embraiagem.

É um Clio dci 85 de 2006. :confused:

Acontece muito raramente, de tal forma que, como disse acima, até me esqueço do problema. No ultimo domingo (num passeio domingueiro à beira mar [:D]) comecei a sentir que por vezes a caixa ficava presa na 1ª e ao força sentia um impulso no carro como se não tivesse carregado na embraiagem.

Parece-me ser um problema de acionamento da embraiagem (cabo ou cilindro hidraulico), forquilha ou rolamento de encosto.

Voltar
Superior