Caixa DSG do grupo VW

Autox

New member
Boas,
Precisava saber mais sobre a caixa automática DSG.
Li na Net que teve problemas entre 2008 e 2011 ao ponto da VW fazer um recall.
Atualmente esta caixa é de confiança?
Obrigado.

Fez recall para trocar o óleo, porque havia o risco de com o aumento da temperatura (essa caixa não é refrigerada), avariarem uns sensores.

Mas então é de confiança?
Nunca tive carro com cx automática mas agora, com muitos pára-arranca, pondero comprar carro com cx automática.

Para o comum dos mortais é talvez a "melhorzinha" caixa de dupla embraiagem do mercado. Rápida, fiável e bastante económica. Além disso, a marca já está mais que expert na mesma. Afinal trabalha com ela há imensos anos e teve tempo mais que suficiente para a ir melhorando...

Para o comum dos mortais é talvez a "melhorzinha" caixa de dupla embraiagem do mercado. Rápida, fiável e bastante económica. Além disso, a marca já está mais que expert na mesma. Afinal trabalha com ela há imensos anos e teve tempo mais que suficiente para a ir melhorando...
E em termos de manutenção?

Uma caixa automática com a idade tem mais probabilidade de avariar mesmo que seja uma caixa fiável e quando isso acontece pode ser bem dispendioso.

Para além disso, a nível de manutenção, na hora de trocar a embraiagem, tens duas para trocar. Não estou a par dos valores mas aconselho a que te informes antes de decidires.

Estas questões são particularmente importantes se vais comprar um usado com alguns anos (não sei se é o caso).

Para o comum e para os outros... A DSG é incrível, provavelmente a melhor DCT de sempre, a par com a PDK.

Uma caixa automática com a idade tem mais probabilidade de avariar mesmo que seja uma caixa fiável e quando isso acontece pode ser bem dispendioso.

Para além disso, a nível de manutenção, na hora de trocar a embraiagem, tens duas para trocar. Não estou a par dos valores mas aconselho a que te informes antes de decidires.

Estas questões são particularmente importantes se vais comprar um usado com alguns anos (não sei se é o caso).
Pondero comprar um Golf semi-novo (2017) com 25k~30k kms. Se comprar pretende ter o carro uns 10 anos, daí perguntar em termos de manutenção.

Manutenção: óleo de 60 em 60K (~200 €). Toquei o do meu este ano. Tinha sido trocado a 1ª vez no recall.
No caso de avaria, já existem casas especializadas em espanha, neste tipo de caixa em que a reparação fica muito mais barata que na marca, onde trocam logo tudo por uma nova (~7000 €, foi o que pediram a um proprietário de uma octavia). Normalmente o que avaria são umas eletrovalvulas de comando. Na altura do lançamento a VW previa que fizesse 250K Km sem problemas.
É normal que uma caixa auto (principalmente uma DCT) não dure tanto como uma manual, quer pela complexidade e quantidade de componentes, quer pela troca de relações que faz em comparação com a manual.

Last edited:
Manutenção: óleo de 60 em 60K (~200 €). Toquei o do meu este ano. Tinha sido trocado a 1ª vez no recall.
No caso de avaria, já existem casas especializadas em espanha, neste tipo de caixa em que a reparação fica muito mais barata que na marca, onde trocam logo tudo por uma nova (~7000 €, foi o que pediram a um proprietário de uma octavia). Normalmente o que avaria são umas eletrovalvulas de comando. Na altura do lançamento a VW previa que fizesse 250K Km sem problemas.
É normal que uma caixa auto (principalmente uma DCT) não dure tanto como uma manual, quer pela complexidade e quantidade de componentes, quer pela troca de relações que faz em comparação com a manual.
7000€!
Nem pensar!
Não quero ter de lidar com isso durante a vida útil do carro.
Manutenção básica, como aquela que referiste, ok. Mais do que isso prefiro então ir para a caixa manual.
Já agora quantas relações tem essa caixa automática?

7000 € é no caso de ires à marca em que trocam tudo sem olhar ao que está avariado. E isso foi o que pediram ao proprietário que mencionei acima. Como referi, em casas especializadas nestas caixas por 1500 € resolves o problema na maioria dos casos.
A dsg dq200 tem 7 relações.
A dsg dq500 tem 7 mas embraiagens em óleo. Manutenção mais cara.
dsg dq250 6 relações, embraiagens em óleo. Esta é a "original" (mais antiga).
Depois existem as dos lambos, bugatti, etc, mas é outra categoria...

7000 € é no caso de ires à marca em que trocam tudo sem olhar ao que está avariado. E isso foi o que pediram ao proprietário que mencionei acima. Como referi, em casas especializadas nestas caixas por 1500 € resolves o problema na maioria dos casos.
A dsg dq200 tem 7 relações.
A dsg dq500 tem 7 mas embraiagens em óleo. Manutenção mais cara.
dsg dq250 6 relações, embraiagens em óleo. Esta é a "original" (mais antiga).
Depois existem as dos lambos, bugatti, etc, mas é outra categoria...
OK.
Li algures na net que a dq200 é que dava mais problemas, contrariamente à dq250 ou dq500.

Também ando a espreitar no mercado as Golf Variant de 2014-2016 com DSG, mas não sei se é de 6 ou 7 velocidades.

Também ando a espreitar no mercado as Golf Variant de 2014-2016 com DSG, mas não sei se é de 6 ou 7 velocidades.
Se não estou em erro, as primeiras de 7 só suportavam 250Nm de binário. Não sei como será nas mais recentes.

OK.
Li algures na net que a dq200 é que dava mais problemas, contrariamente à dq250 ou dq500.
Sim. A dq200 é a mais fraca porque as embraiagens são secas, e não refrigeradas com o óleo ao contrários das outras 2. Mas também é a mais barata em termos de manutenção e reparação. Foi com esse objetivo que foi criada.

7. dq200. A não ser que seja a 2.0, nesse caso deverá ser a dq250.

Se não estou em erro, as primeiras de 7 só suportavam 250Nm de binário. Não sei como será nas mais recentes.

Continuam com 250 (na realidade são 280) porque as embraiagens são secas.

A partir de 2014, houve algum problema conhecido nas caixas DSG, seja equipadas em 1.6tdi e 1.2/1.4tsi?

Back