Caixa DSG e inspecções periódicas

AntonioRibeiro

New member
Olá

O meu carro tem caixa DSG. Quando chegar a altura da inspecção períodica obrigatória como vai ser?

Será que os testes que fazem são adequados a este tipo de caixa?

Obrigado pelas vossas opiniões e Bom Ano Novo.

Obs. Tive dúvida em colocar a questão aqui ou no forum ou no boxes. Fica à consideração da moderação. obrigado.

Last edited:
N percebi. Pq é que a inspeção será diferente por ter uma dsg? Os testes que fazem n trazem qualquer problema á caixa.

Olá

O meu carro tem caixa DSG. Quando chegar a altura da inspecção períodica obrigatória como vai ser?

Será que os testes que fazem são adequados a este tipo de caixa?

Obrigado pelas vossas opiniões e Bom Ano Novo.

Obs. Tive dúvida em colocar a questão aqui ou no forum ou no boxes. Fica à consideração da moderação. obrigado.

Tb n percebi... de repente, nem me lembro de nenhum teste relacionado com isso

N percebi. Pq é que a inspeção será diferente por ter uma dsg? Os testes que fazem n trazem qualquer problema á caixa.

Para determinados tipos de testes que são os do travões fazem-se nuns roletes que movimentam as rodas em ponto morto. A minha dúvida é a seguinte: Será que a posição N (neutral) da DSG corresponde integralmente ao ponto morto das caixas manuais? Já li que não se deve usar o N para deixar descair o carro ou aproveitar uma descida, nem rebocar o carro (em N, naturalmente), por questões relacionadas com a própria caixa, mas não vi mais explicações. (Não costumo fazer isto com uma manual e também não faço com a DSG).

Last edited:
Para determinados tipos de testes que são os do travões fazem-se nuns roletes que movimentam as rodas em ponto morto. A minha dúvida é a seguinte: Será que a posição N (neutral) da DSG corresponde integralmente ao ponto morto das caixas manuais? Já li que não se deve usar o N para deixar descair o carro ou aproveitar uma descida, nem rebocar o carro (em N, naturalmente), por questões relacionadas com a própria caixa, mas não vi mais explicações. (Não costumo fazer isto com uma manual e também não faço com a DSG).
Essa de não usar o ponto morto também há nas caixas manuais e em todas as embraiagens, é que se for como me explicaram ter as engrenagens soltas faz mais mal que bem.

Foste tu que operaste sempre ou o inspector operou alguma vez, em especial no teste da travagem?

Só operava nos medidor de gases, de resto era o inspector, nunca me perguntaram nada e o carro nunca teve problemas (e a altura, apesar de já não o ter, ainda existe e tem 12 anos).

Só operava nos medidor de gases, de resto era o inspector, nunca me perguntaram nada e o carro nunca teve problemas (e a altura, apesar de já não o ter, ainda existe e tem 12 anos).

Ok. Só espero que quando chegar a minha vez, saibam o que estão a fazer...

Só por curiosidade:

No meu carro anterior,quando fui à inspecção tive um problema com o inspector. Não por causa da caixa, pois era manual, mas porque acelerou o carro bruscamente até ao redline por 3 vezes e por alguns segundos, isto depois de se ter medido o índice de gases. Chamei-lhe a atenção e disse para parar em voz alta. Fingiu que não ouviu. Perguntei-lhe depois porque fez aquilo. Não me respondeu. Só a murro[8b]. O carro era meu, não era dele. Mas depois lá terminei a inspecção do fdp inspector arrogante. Tinha o direito a saber o porquê daquelas acelerações bruscas.

Quero eu dizer com isto que ponho em causa a competência de alguns 'inspectores'. E já tenho lido e ouvido várias queixas.

Last edited:
O primeiro que me fizesse isso era logo convidado a sair do carro.

Nem que tivesse que me deslocar a um outro centro de inspecções.

Se eu não levo o meu carro ao redline, não haveria de ser um inspector a fazê-lo sem motivo.

No centro de inspecções onde vou eles só entram no carro para fazer o teste dos travões. Tudo o resto é feito por nós.

Oh antonio ribeiro,se nao confias num inspector qualificada para verificar se o teu carro esta em condiçoes de segurança,vais confiar em quem?

O primeiro que me fizesse isso era logo convidado a sair do carro.

Nem que tivesse que me deslocar a um outro centro de inspecções.

Se eu não levo o meu carro ao redline, não haveria de ser um inspector a fazê-lo sem motivo.

No centro de inspecções onde vou eles só entram no carro para fazer o teste dos travões. Tudo o resto é feito por nós.

Pois foi quando ele entrou e fez isso. Estou arrependido de não ter sido mais violento e inclusivamente ter feito queixa dele. Para a próxima estou a pau.

Esta questão é apenas complicada nos veículos equipados com transmissão integral. Nalguns casos é impossível de efectuar os testes dos rolos sendo necessário colocar rolos extra num dos trens.

Back