Caixa Manual Pilotada VS Caixa Automática (clássica)

burninsound

New member
Gostava de saber pela experiência de quem usa as principais diferenças entre estas duas caixas.

Eu uso normalmente a automática dita clássica num C220CDI Sport-coupé mas gostava de saber as diferenças para uma "Manual Pilotada" como a do grupo PSA, até porque vou passar muito em breve a usar uma diáriamente num C3 1.4 HDI

A minha grande dúvida prende-se até por algumas questões práticas como por exemplo numa subida, na caixa automática clássica se deixarmos o travão o carro "segura-se", como é que funciona numa CMP??

Abraço e venha daí essas experiencias

Eu uso a caixa manual robotizada (ou pilotada) e prefiro-a, de longe, à vulgar caixa automática.

Tenho, porém, esse problema do descaimento nas subidas, ao qual já me habituei.
Sei, no entanto, que os novos sistemas de caixa manual robotizada usufruem do mecanismo conhecido nas marcas italianas como hill holder (precisamente o que falta ao meu).

Prefiro a Caixa Manual Pilotada, embora prefiro 1000X a tradicional Caixa Manual, ainda não sou fã das caixas automáticas..... É aquela mariquice que até dá jeito[:p] .....

Cumprimentos[;)]

A minha grande dúvida prende-se até por algumas questões práticas como por exemplo numa subida, na caixa automática clássica se deixarmos o travão o carro "segura-se", como é que funciona numa CMP??
A DSG do grupo VW segura o carro. Afrouxando o travão o carro começa a andar, nesse aspecto é idêntica a uma automática com conversor de binário.

No meu C4 CMP6, tem a função de hill holder, ou seja, numa subida mantém o carro travado durante cerca de 2 segundos, depois de largar o pedal do travão. Curioso é que acho que o hill holder funciona muito melhor neste carro que num passat com caixa manual, no passat noto que "trava a aceleração", neste a passagem de "travado" a "a andar" é linear.

Regra geral tenho em modo automatico, mas por vezes dou uns toques nos comandos (no volante) para colocar a caixa na velocidade que acho que deveria estar (por exemplo, antes de uma aceleração, para ultrapassar, em vez de durante a ultrapassagem).
Mas acho que não há nada como fazer um test drive para tirar as duvidas.

Boas,

Conduzo diáriamente uma VW Sharan com caixa Tiptronic (automática c/ conversor de binário) e acho-a excelente! As mudanças entram com suavidade e sem hesitações, o carro não descai nas subidas (mesmo as ingremes) e consegue-se uma boa gestão da velocidade engrenada com o pedal do acelerador. Já da experiência que tenho com um Toyota Yaris com caixa MMT, só tenho a dizer mal já que a caixa é muito lenta, não segura o carro nas subidas e por vezes, em andamentos mais rápidos, tem muita dificuldade em "perceber" qual a mudança adequada...

Pela minha experiência, gosto da "clássica"!

Cumpts,
JC_STILO

A DSG do grupo VW segura o carro. Afrouxando o travão o carro começa a andar, nesse aspecto é idêntica a uma automática com conversor de binário.

No meu a DSG não segura muito bem em subidas íngremes. Deve ser por essa razão que é possível acrescentar o extra Hill Holder.

No meu C4 CMP6, tem a função de hill holder, ou seja, numa subida mantém o carro travado durante cerca de 2 segundos, depois de largar o pedal do travão. Curioso é que acho que o hill holder funciona muito melhor neste carro que num passat com caixa manual, no passat noto que "trava a aceleração", neste a passagem de "travado" a "a andar" é linear.

Regra geral tenho em modo automatico, mas por vezes dou uns toques nos comandos (no volante) para colocar a caixa na velocidade que acho que deveria estar (por exemplo, antes de uma aceleração, para ultrapassar, em vez de durante a ultrapassagem).
Mas acho que não há nada como fazer um test drive para tirar as duvidas.

Lê as instruções.

Nas subidas a CMP6 trava o carro durante algum tempo, 2 a 3 seg., depois é só acelarar.
Mas atenção nas manobras de estacionamente em ruas ingremes, aí convem mesmo apertar o travão com força para o carro ficar mesmo parado e se ter tempo para passar o pé para o acelarador.

Mas atenção nas manobras de estacionamente em ruas ingremes, aí convem mesmo apertar o travão com força para o carro ficar mesmo parado e se ter tempo para passar o pé para o acelarador.

Penso que nestes casos se deve recorrer à ajuda do travão de mão, da mesma forma como se fosse uma caixa manual até...

Penso que nestes casos se deve recorrer à ajuda do travão de mão, da mesma forma como se fosse uma caixa manual até...

Com "Hill Holder" não é suposto precisarmos do travão de mão. Se precisarmos, é sinal que alguma coisa não está bem, pois o Hill Holder trava melhor que o travão de mão.

Michael

O hill holder (existente no grupo Fiat) resolve o problema do descaimento no momento em que se larga o travão de pé. Ou seja, o hill holder funciona durante 2 segundos, o suficiente para arrancar o carro.

A caixa automática tradicional é muito mais linear, confortável, suave e rápida nas trocas de velocidade.

A caixa manual pilotada tem a única vantagem de consumir ligeiramente menos.

JP

A caixa automática tradicional é muito mais linear, confortável, suave e rápida nas trocas de velocidade.

A caixa manual pilotada tem a única vantagem de consumir ligeiramente menos.

JP

Não concordo! Agora que já tenho o meu rodas com CMP e já conduzi alguns automoveis com caixa automática clássica posso comparar e acho que a CMP é bastante suave, e a partir da 3ª velocidade para cima nem notas as passagens de caixa, bem como as reduções. Quanto à rapidez posso te dizer que pelo menos a minha troca de velocidade muito rápidamente, comparativamente por exemplo a caixa automática o C220CDI é muito mais rápido e nem sentes a passagem.

Realmente tenho me visto um bocado "à nora" com o facto do descaimente do carro nas inclinações durante as manobras, tive de me habituar a trabalhar com o travão de mão, coisa que não necessitava de fazer com a caixa automática clássica.

Apesar deste pormenor estou bastante satisfeito com a facilidade de utilização da CMP5 da Citroen no meu C3 HDI

Última edição:
Voltar
Superior