Tenho um C4 Picasso com a CMP6.
Só tenho duas coisas a dizer:
- Vale todos os centavos que pedem por ela
- Não quero outra coisa. Carros com caixa manual, para mim, acabaram.
Resumindo:
Podes conduzir em modo totalmente automático e com auxílio das patilhas no volante, ou manual em que as patilhas no volante é que metem as mudanças. De qualquer forma em qualquer modo se parares, a caixa passa automaticamente para a primeira.
Vamos aos factos:
Solavancos: é na maior parte dos casos problema de que conduz e no início para quem vem habituado a caixas manuais...
"Prazer na condução" só nas caixas manuais: Tretas... Tanto nos Rallys como na F1 são caixas sem embraiagem e com patilhas no volante....
Exemplos:
Parado num semáforo:
CMP6: Cai para verde, aceleras e pronto.
Caixa manual: Ou estás com a primeira engatada e a embraiagem ao fundo e ainda tens de fazer o ponto no arranque... Se estás em ponto morto, ainda demoras mais tempo, já que tens de a engatar.... Entretanto eu já estou no outro semáforo....
Trânsito: Hora de ponta na 2ª circular ou na VCI:
CMP6: Acelero, travo, acelero, travo....
Caixa manual: Ponto morto, embraiagem, engatar, embraiagem, arrancar, parar, embraiagem, ponto morto.... bla bla bla....
Reduções:
CMP6: Um toque ou dois toques na patilha - . Redução em menos de 0.5s
Caixa manual: é preciso dizer ???

Embraiagem, manete, engatar, embraiagem .... e há um periodo de 1s/2s que não tens mudança nenhuma engatada....
Ultrapassagem:
CMP6: Um toque na patilha - ou kick down
Rotundas: CMP6: Vens a andar e paras: Automáticamente estás engatado na 1ª.
Estradas de montanha: controlas a caixa com as patilhas + e -
Ponto de embraiagem: Faz perfeitamente e tens hill-holder
Vantagens: Menor consumos e logo menos CO2, pelo que pagas menos de IUC, vê bem...
Poupas a embraiagem
Nunca deixas o carro ir abaixo... Comigo nunca foi...
e tudo isto só por mais 500/600 euros?
O meu conselho, compra. Ao fim de duas semanas, nunca mais vais querer outra coisa, mas gostos são gostos