Camara de marcha atras

becosemsaida

New member
Boas como nao encontrei nada sobre este assunto resolvi deixar ca um topico.

Como diz o titulo estou a pensar instalar uma camara de marcha atras no meu carro, andei a ver o que existe e para que preços. Sao realmente mais baratos "la fora" mas isso nao e a questão.

Quem ja tem instalado?? Cores ou preto e branco?? Wireless (??) ou cabo av?? Com que radio/monitor usam?? E fiavel??? Visão nocturna resulta ??

Chega de perguntas e espero que haja alguem que ja tenha esta bricolage feito, vamos ver as respostas........

beco

Precisas mesmo disso?

Depende do ponto de vista, preciso para ver a traseira da viatura visto nao ter espelho interior e as portas estarem "fechadas", sem vidro, as vezes deixo de ver o que esta detras de mim por ser mais "estreito" etc. etc.

Eu pessoalmente dispensava mas como nao sou so eu a conduzir prefiro ter uma precaução.........

beco

Cuidado com aqueles "machos" que dispensam qualquer ajuda ao estacionamento,è que muitos deles ainda nem tiraram a carta.[:D]

Boas
Se a tua viatura não vem equipada de fábrica com Camera o melhor é confiares no teu bom senso e na tua visão isto porque existem muitas marcas com cameras mas alguns condutores continuam a olha para tras porque não sabem utilizar a camera.É a minha opinião............

Boas,

Eu tive ontem a instalar uma câmara que mandei vir do estrangeiro, e funciona. Só que tenho um problema: supostamente quando meto a marcha-atrás devia logo ligar automaticamente a câmara e não está a fazer isso... Se eu seleccionar o modo câmara no rádio sem estar a marcha-atrás ligada e depois meter a marcha-atrás a câmara liga, mas se estiver por exemplo a ouvir música e meter a marcha-atrás aquilo não vai automaticamente para a câmara.
Já estive a ver nas configurações do rádio mas não vejo lá nada sobre isso...
Alguém me consegue ajudar?

cump's

PS: o meu auto-rádio é um Mitsai DV7550

Boas,

Eu tive ontem a instalar uma câmara que mandei vir do estrangeiro, e funciona. Só que tenho um problema: supostamente quando meto a marcha-atrás devia logo ligar automaticamente a câmara e não está a fazer isso... Se eu seleccionar o modo câmara no rádio sem estar a marcha-atrás ligada e depois meter a marcha-atrás a câmara liga, mas se estiver por exemplo a ouvir música e meter a marcha-atrás aquilo não vai automaticamente para a câmara.

cump's

Andou o Governo a reorganizar administrativamente os concelhos e vais importar uma Câmara do estrangeiro?

Quem vai pagar os ordenados desses funcionários públicos todos?

[:)] [:)] [:)]

A minha carrinha vem com camera de marcha atras de origem, e acho muito bom investimento apesar de não conduzir a 2 dias

Boas,

cump's

então e respostas à minha dúvida... ?

Quando tinha o corsa, instalei um sistema de sensores de estacionamento + câmara wireless que encomendei no ebay.

Copio para aqui os posts que coloquei sobre a instalação do sistema no forum corsadrivers.net (para o caso de não teres registo neste forum)

Bem...ressuscito aqui este tópico para introduzir a minha primeira modificação: inclusão de sensores de estacionamento + câmara traseira + espelho com monitor para a imagem da câmara. O Kit foi comprado no ebay há cerca de 3 semanas e chegou hoje. O custo total do kit foi de 113,06€. Os senhores da alfândega foram simpáticos e não quiseram mais nada (apesar de me terem retido a encomenda mais de uma semana :arg:).

Para já há dois pormenores que não saíram de acordo com os planos :

1º - A câmara não corresponde ao modelo que pedi (dentro dos 4 possíveis). Felizmente esta também vai caber bem, mesmo por cima da matricula.
2º - A cor dos sensores não coincide com a cor do carro. É difícil conseguir que isto aconteça e no meu caso são mais claros que a cor do carro. Potencialmente foi um erro meu na escolha. Já contactei o vendedor a averiguar se este me pode mandar só uns sensores de outra cor e eu envio estes de volta. Se não der, paciência...

Assim que a embalagem chegou, abri e testei tudo. Tudo a funcionar a 100%. Devo dizer que buzzer faz cá um "basqueiral", que aquilo até assusta.

Para já ainda só montei o espelho (dado que é só encaixá-lo) e ainda não liguei os fios destes. Seguem algumas fotos da montagem:

Nesta foto, podem ver as luzes de tecto desmontadas, e do lado esquerdo ao pé do sistema da via verde tem uma caixa preta que é o receptor wireless do sinal de vídeo da câmara e o sistema de alimentação do espelho. Esta caixa vai ficar dentro do sistema de luzes do tecto. Aliás, creio que dá para perceber ao fundo junto ao sistema que segura o espelho do carro um fio preto a passar.

Aqui vê-se o espelho montado em cima do espelho original. Todo o sistema de alimentação fica escondido. só se vê o fio a passar para detrás da forra do tecto e só vê isto quem está dentro do carro. De fora, não dá para ver. O espelho é fabuloso, pois reflecte muito bem a imagem. Um dos meus medos era que por não ter sistema anti-encadeamento, ficasse a perder, mas este espelho parece um bocado como uns óculos de sol, evitando o encadeamento. Outro dos meus medos, prendia-se com o facto de como o LCD estará sempre "ligado" e o sistema de sensores/câmara só irá ligar quando engatar a marcha atrás, assim não iria ter um bom reflexo na zona do ecrã LCD. No entanto, tal não acontece. Quando não há sinal, o ecrã permanece desligado e funciona o espelho muito bem ;)

Apenas para deixar um pequeno update: 1 foto dos sensores e câmara pintados de acordo com a cor do carro:

Nesta primeira foto dá para perceber que os sensores eram de uma tonalidade diferente da cor do carro (só a parte frontal dos sensores é que foi pintada)

Os sensores continuam a funcionar perfeitamente. Espero conseguir montar isto no Domingo :D

Resolvi ir à garagem fazer umas pequenas experiências com a câmara e eis o resultado (não liguem muito à qualidade das fotos, dado que foi com o telemóvel e a segurar os cabos ;D)

camerazoom2012120723272.jpg

camerazoom2012120723262.jpg

camerazoom2012120723270.jpg

camerazoom2012120723260.jpg

camerazoom2012120723242.jpg

As duas ultimas fotos é sem qualquer luz na garagem. Parece que há luz, mas é o flash do telemóvel, quando tira as fotos. A qualidade de imagem com ou sem luz mantém-se praticamente igual ;D

Aqui vão algumas fotos e uns vídeos do sistema a funcionar. A qualidade não é a melhor, mas tirado com o telemóvel, não se pode esperar muito...

Os sensores e a câmara montados:

Espero que ajude.

Last edited:
entao e em relação à minha dúvida, ninguém me sabe esclarecer?

cump's

Não conheço o rádio em questão, por isso pergunto:

Como é que o rádio sabe que meteste a marcha atrás? Tem algum decoder do bus can do carro? Ou existe algum fio para isso que possivelmente não ligaste, daí ele não detectar isso?

Back