Camera de vigilância

Picard

Well-known member

(Não vale gozar das minhas skills do Paint [:)] )

Então, surgiu-me esta dúvida sobre a utilização de cameras de videovigilância e o CNPD.
Tenho uma camera no interior da janela da lavandaria (estrela) que cobre a área da minha entrada e do elevador, elevador que nem existe e só lá estão as portas, e a zona dos contadores de água, gás e cabo do andar. Ou seja, não passa ninguém aqui senão eu e uma vez por mês os funcionários que vêm fazer a leitura dos ditos contadores. Sendo que é uma zona do prédio só utilizada por mim e esses visitantes ocasionais, a camera que tenho com notificação de movimento para o telemóvel, carece ou não de licença?

Prédio não tem condomínio e duvido que alguma vez vá ter.
Sou o único a passar aqui, é um ângulo morto porque o meu apartamento é da ponta. Só ali vão os tipos das contagens, vendedores de Meo e afins e pessoas que se enganaram no bloco.
Está "provisoriamente" instalada há 2 ou 3 meses.

Tendo ou não condomínio, será sempre uma zona comum do prédio, não está afeta a nenhuma das frações, imagino eu.

Se for assim, tendo a dizer que é ilegal. Se algum vez te vão chatear com isso é outra coisa.

Aqui na zona, é comum haver moradias com câmaras a apontar para a rua. Algumas parecem a embaixada dos EUA.
Duvido que tenham licença e tb nunca vi ninguém chateado com isso.

Há umas semanas, numa noite, esteve cá a PSP. Não estava em casa mas vi-os na camera. Um deles apontou a lanterna diretamente à camera. Penso que ou não fizeram caso ou esqueceram-se.
(foram lá bater por engano, enganaram-se no bloco) Mas isto veio a propósito de uma publicação que vi num forum ao lado em que uma casa tinha para aí umas 10 cameras a apontar para a via pública.

Já agora, qual é a câmara e o feedback que tens?
Em relação à tua questão, eu cá não ficava muito preocupado. Só se tiveres algum vizinho ranhoso que possa fazer queixa.

TP-LINK Tapo C10, 34,99€ na Worten (passe a publicidade)
Para o que é, cumpre muito bem. Já me alertou para besouros, uma aranha que fez teia no cantinho da janela, o gato que costuma se deitar no meu tapete... Tive de fazer um suporte para a mesma porque a base só tem duas posições mas isso foi facílimo. https://www.tp-link.com/pt/home-networking/cloud-camera/tapo-c110/v1/
A questão dos vizinhos é relativo, só a vêm mesmo se estiverem em frente da entrada. A vizinha de cima já veio duas ou três vezes apanhar uma peça de roupa caída do estendal e nem reparou.

Última edição:
Licença p quê??? Então eu estava f... [:D] se fosse a pedir licenças p as minhas. Arranja maneira de a disfarçar e siga [;)]

tecnicamente é área comum e qualquer utilizador do condomínio tem livre acesso à mesma, no entanto........
https://www.cnpd.pt/cidadaos/areas-tematicas/videovigilancia-por-vizinhos/

Ninguém precisa de passar aqui à frente a menos que venha ver os contadores. Tem piada porque ainda hoje saí e apanhei (a 30km de distância) um vizinho a observar os meus vasos de plantas apanhado e gravado pela câmera. Estou a tentar resistir ao impulso de ir lá bater-lhe à porta e perguntar o que estava a fazer "na minha área"...

Voltar
Superior