Caminhos Camarários

B_Palma

Banido
Boas...
Necessitavada vossa ajuda. Como é que se consegue diferenciar um caminho particular de um caminho Camarário. Existem muitas situações, por exemplo no alentejo, quando vamos a transitar num caminho de terra batida e encontramos uma cancela ou portão. Há quem diga que se pode transpor desde que se deixe o portão da mesma maneira que se encontrou. Será mesmo assim ou não. Será propriedade privada. Como Saber a diferença. Alguém sabe legislação sobre o assunto ou a lei referente.

Um Abraço

Eu por norma respeito a propriedade, se encontrar um portão ou cancela ou simplesmante uma placa de aviso de "acesso interdito ou condicionado" dou meia volta, precisamente para não ouvir os tais "avisos" e particularmente quando se viaja sozinho.
Todos os trilhos que conheço e que faço são sempre por respeito a estas regras e se todos os fizessem tinhamos muitos mais trilhos para passar. E acreditem que ao logo de muitos anos assisto a estes cortes, margem sul é um bom exemplo disso.

citação:Originalmente colocada por Vitor VX_D4D

Eu por norma respeito a propriedade, se encontrar um portão ou cancela ou simplesmante uma placa de aviso de "acesso interdito ou condicionado" dou meia volta, precisamente para não ouvir os tais "avisos" e particularmente quando se viaja sozinho.
Todos os trilhos que conheço e que faço são sempre por respeito a estas regras e se todos os fizessem tinhamos muitos mais trilhos para passar. E acreditem que ao logo de muitos anos assisto a estes cortes, margem sul é um bom exemplo disso.

Sim, é verdade, tens toda a razão. Mas existem caminhos camarários que por vezes têm uma cancela que é por causa de animais (criação de gado), e que por vezes não dá para saber se é propeiedade privada ou não. Também já aconteceu, aquando de um reconhecimento para um passeio, estarmos a passar por uma estrada camarária, e essa tinhamos a certeza que era porque tinhamos ìdo à junta de freguesia pedir uma carta, e um senhor até de alguma idade correr com a gente à pedrada, porque dizia que era um caminho particular. Por respeito achamos um caminho alternativo.

se n houver avisos o melhor é deixar a cancela como estava e andar devagar até se ter a certeza de que o caminho é privado ou não

A experiencia que tenho nesta situação de cercas/portadas é mais pelo Alentejo(quer de jipe como de BTT). Ai já questionei vários proprietários e caseiros e todos me disseram o mesmo: se não houver nenhum aviso de proibição de circulação nem cadeados, pode passar deixando a portada tal como a encontrou. Os caminhos estão em propriedade privada mas muitas vezes são serventia para outras propriedades e como tal permitem a passagem.
Como será de esperar manda o bom senso que nestas situações a velocidade seja moderada e que ao cruzar com alguem se cumprimente e inclusive se questione sobre circulação naquela zona.

citação:Originalmente colocada por Camaleão

A experiencia que tenho nesta situação de cercas/portadas é mais pelo Alentejo(quer de jipe como de BTT). Ai já questionei vários proprietários e caseiros e todos me disseram o mesmo: se não houver nenhum aviso de proibição de circulação nem cadeados, pode passar deixando a portada tal como a encontrou. Os caminhos estão em propriedade privada mas muitas vezes são serventia para outras propriedades e como tal permitem a passagem.
Como será de esperar manda o bom senso que nestas situações a velocidade seja moderada e que ao cruzar com alguem se cumprimente e inclusive se questione sobre circulação naquela zona.
Exacto, podem ser particulares mas nao privados... se é que me fiz entender... ;)

ha um tipo de caminhos pribados de dominio publico.. pertencem a alguem mas sao de livre acesso..

Back