Cancelar encomenda

Silvers

Active member
Boas!

Fiz uma encomenda de um bem móvel no dia 1 de Dezembro e sinalizei a mesma. Há um prazo de entrega de 45 dias pois tem de ser fabricada.

No entanto a "maria" acha que não é bem aquilo que queria e que se precipitou e queria cancelar.

Quais são as hipóteses de reaver o sinal?

Obrigado.

Boas!

Fiz uma encomenda de um bem móvel no dia 1 de Dezembro e sinalizei a mesma. Há um prazo de entrega de 45 dias pois tem de ser fabricada.

No entanto a "maria" acha que não é bem aquilo que queria e que se precipitou e queria cancelar.

Obrigado.

Nenhuma, o sinal já era. O sinal é um sinal de compromisso, é mesmo para evitar cancelamentos, não há hipótese absolutamente nenhuma de reaveres o sinal. Senão este não tinha razão de existir.
Cumprimentos.

Boas!

Obrigado.

Pois... acho que o ideal é falares com a loja/empresa e ver se há possibilidades de cancelar a encomenda reavendo o sinal, dado o pouco tempo que passou entre a encomenda e o cancelamento.

Por lei julgo que não tens direito à devolução do sinal mas aqui acho que o melhor é mesmo apelar à compreensão de quem vos atendeu.

Já sou cliente da loja em questão. E tendo em conta que o que encomendei não demora 45 dias a ser fabricado, penso que não há prejuízo para o vendedor e fornecedor.

Se a loja tiver em consideração, julgo haver fortes possibilidades de tal... caso sejam intransigentes, perdem um cliente!

Já sou cliente da loja em questão. E tendo em conta que o que encomendei não demora 45 dias a ser fabricado, penso que não há prejuízo para o vendedor e fornecedor.

Se a loja tiver em consideração, julgo haver fortes possibilidades de tal... caso sejam intransigentes, perdem um cliente!

Perdem o cliente? Agora a culpa é deles! Isto só mesmo cá em Portugal...
Pensas que o sinal existe para que diz-me lá? É para evitar exactamente aquilo que tu queres fazer, ou seja, cancelar a encomenda.
Se queres cancelar força, mas perdes o sinal como é lógico, caso contrário como já disse este não tinha razão de existir.
É uma questão de senso comum, e digo-te mais, uma pessoa normal nem estaria com estas perguntas.

Pensas que o sinal existe para que diz-me lá? É para evitar exactamente aquilo que tu queres fazer, ou seja, cancelar a encomenda.
Se queres cancelar força, mas perdes o sinal como é lógico, caso contrário como já disse este não tinha razão de existir.
É uma questão de senso comum, e digo-te mais, uma pessoa normal nem estaria com estas perguntas.

Bem, que exagerados!!!

Silvers, o bem pode não demorar 45 dias a produzir, mas a loja pode ter já afectado custos à produção desse bem e daí não aceitar a devolução do sinal. Não vejo como razão para deixares de ser cliente eles porem em prática o que a lei prevê.

Fumega, o facto de a lei prever a não devolução do sinal não significa que, caso não haja prejuízo para a loja, não seja possível devolver o sinal ao cliente, tendo em conta a fidelidade deste à loja.

Claro que perdem um cliente. Imagina tu que já lhes compraste coisas no valor de 2000€ e estás em vias de comprar mais umas quantas no valor de 5000€ mas entre essas duas encomendas encomendaste algo que não é bem que querias e queres cancelar.

Preferes ficar com os 300€ dos sinal e não realizar 5000€?

[edit]: eu sou uma pessoal normal... espero que a moderação pense o mesmo.

Não sabendo o que é que compraste, dou-te um exemplo:
Onde eu trabalho (caixilharias), quando alguém nos adjudica um trabalho eu emito uma ordem de produção e automáticamente são feitas encomendas de vidros, ferragens e restantes componentes, a madeira é "tirada" e começa a ser "trabalhada". Se o cliente desiste, não lhe vou devolver o valor da adjudicação e ficar eu com o prejuízo. Se há algumas coisas ( primário, tinta ou verniz e alguns componentes de ferragem) que poderão ser utilizadas noutra obra qualquer, há outras que não vão servir para mais nada, caso dos vidros ( que são uma parte importante [€€] do total), pois trabalhamos por medida. Além de que os funcionários estiveram ocupados com essa obra e isso também representa dinheiro, além de que podiam ter estado a trabalhar noutra obra qualquer.

Claro que perdem um cliente. Imagina tu que já lhes compraste coisas no valor de 2000€ e estás em vias de comprar mais umas quantas no valor de 5000€ mas entre essas duas encomendas encomendaste algo que não é bem que querias e queres cancelar.

Nada como falar na loja. Obviamente o interesse deles é deixar o cliente satisfeito.
Agora o que há a dizer é que pretendes alterar a encomenda e não cancelá-la. Vais ver que eles têm o móvel que tu precisas.

só que a empresa não sabe, nem tem garantias que vais-lhe comprar mais 5000€. se ela tivesse a certeza, possivelmente até ficava com o prejuizo da encomenda cancelada, só como vai ter a certeza, é que a tua palavra já não é suficiente. Já voltas-te atrás uma vez.

não ponho em causa a tua seriedade, mas nos dias que correm as empresas não podem assumir que são todos sérios, alias, partem exactamente do contrario, dai pedirem um sinal, para comprometer o cliente com a compra.

Eles sabem que vais lá comprar mais produtos no valor de 5000 euros? Já encomendaste alguma coisa desses 5000 euros?

Nada como falar na loja. Obviamente o interesse deles é deixar o cliente satisfeito.
Agora o que há a dizer é que pretendes alterar a encomenda e não cancelá-la. Vais ver que eles têm o móvel que tu precisas.

Acho que aqui foi o conselho mais sensato... Tenta falar com eles, a explicar a situação e depois ambos tentam chegar a um acordo,e arranjar a melhor solução. Mas fica ciente que a empresa por lei, não é obrigada a devolver o sinal, só devolve se assim o entender, mas nada melhor que ir falar com eles, o quanto antes.

Eles sabem que vais lá comprar mais produtos no valor de 5000 euros? Já encomendaste alguma coisa desses 5000 euros?

Sabem e já orçamentaram... ainda não avancei pois só vou ter o dinheiro disponível no inicio do ano.

Se não for possível, a encomenda segue os trâmites normais e eu fico com o produto. Deixo é de ser cliente...

Se não for possível, a encomenda segue os trâmites normais e eu fico com o produto. Deixo é de ser cliente...

Se estiveres interessado na troca do produto por outro, creio que será o melhor caminho, caso estejas interessado apenas no sinal, e tendo em conta que a quebra do compromisso viria do teu lado, creio que não estás a ser razoável.

Eu fui hoje falar com o vendedor, já o tinha informado por telefone ontem da minha intenção. Ele diz que depende da fábrica... depois disse que podia cancelar até 48h, depois disse que não sabia como é que a fábrica funcionava quanto a cancelamentos, depois o chefe de loja está doente à 2 dias e não o quer incomodar.

Ficou de me dizer algo na 2ª feira. Logo se vê.

Back