Cansaço olhos frente PC

mok

New member
Boas,

Como gerem o cansaço dos olhos para quem trabalha todo o dia em frente ao PC?

Dicas / truques que usem?

Cps

Utilizar lentes que bloqueiem a luz azul como por exemplo:
Ou então utilizar programas que o façam como por exemplo: f.Lux

https://justgetflux.com/
https://gunnar.com/

Intercept-onyx-amber-02.jpg

já estive hoje a brincar com a luz azul, e coloquei o monitor em warm, apenas com 5% de luz azul creio, mas mesmo assim não melhorou, mas já estava cansado quando fiz isso, vamos ver amanhã...

tenho sensibilidade à luz nos olhos, não só no computador mas também fora do computador em locais muito iluminados vejo-me à rasca...

Li que pode ser falta de vitamina A, e de facto estive a ver e a minha alimentação tem 0 de vitamina A...

Mas sempre que se fala em vitaminas para mim parece-me banha de cobra...

Última edição:
Para teres noção eu no meu computador utilizo o f.Lux a 2700k e no telemóvel tenho o filtro de luz azul sempre ligado.
Também tenho uma certa dificuldade em lidar com a luz e por isso ando de óculos de sol todo o ano.

Esses óculos da Gunnar estão muito bem cotados mas acredito que possa haver melhor escolha se consultares uma óptica a sério. Talvez lentes progressivas de escurecimento?

Para teres noção eu no meu computador utilizo o f.Lux a 2700k e no telemóvel tenho o filtro de luz azul sempre ligado.
Também tenho uma certa dificuldade em lidar com a luz e por isso ando de óculos de sol todo o ano.

Esses óculos da Gunnar estão muito bem cotados mas acredito que possa haver melhor escolha se consultares uma óptica a sério. Talvez lentes progressivas de escurecimento?

a 2700 mata os azuis?

2700 é o mínimo que o f.Lux vai. Praticamente não tens azuis. É a temperatura de cor de uma vela acesa.

Importante também referir que, se tiveres Windows 10 com o Creators Update, já tens uma função de filtro de luz azul incorporado que me parece ser mais forte que o f.Lux.

uso, e está com a graduação certa, porquê?

se usas devias ponderar, ir novamente ao oftalmologista para ele te receitar umas lentes para o efeito, ficavas muito melhor...

há dias que nem com óculos nem sem óculos, fico com uma dor de cabeça não consigo fazer nada, simplesmente não consigo estar agarrado ao pc, tenho que deixar as coisas para outra altura...

Para alem da intensidade da luz o ponto onde os olhos focam é importante. Faz mal aos olhos estar tanto tempo seguido fixado num ponto tão próximo como um ecrã de pc e são a causa de muitos problemas oculares e até de dores de cabeça. Podes fazer o seguinte exercício, de 1/2 em 1/2 hora fixa um ponto distante durante algum tempo, um local pela janela ou na ausência de uma janela podes fixar um canto na parede do escritório.

se usas devias ponderar, ir novamente ao oftalmologista para ele te receitar umas lentes para o efeito, ficavas muito melhor...

há dias que nem com óculos nem sem óculos, fico com uma dor de cabeça não consigo fazer nada, simplesmente não consigo estar agarrado ao pc, tenho que deixar as coisas para outra altura...

apenas depois da última consulta a um mês associei sensibilidade à luz ao cansaço no pc, isto porque o médico sem eu mencionar disse-me que tinha os olhos demasiado sensíveis à luz e receitou-me uns óculos de sol para além dos óculos normais...

Há muito tempo que conheço o f-lux, mas nunca gostei da ideia porque era um programa muito pesado. Desde que surgiu a atualização do Windows 10 que trouxe esta luz amarela já dentro do computador que agora, tenho isto automático.. Basicamente, às 22 horas isto fica amarelado, e às 7:00 da manhã volta ao normal. Não gasta recursos, é prático e simples, e se for preciso trabalhar em photoshop, basta clicar num icone e fica temporariamente com os azuis normais, até eu voltar a clicar. Também dá para meter isto com a localicação, e à hora do por do sol ativa e ao nascer do sol desactiva.. Depois ao longo dos dias a hora a que o ecrã fica amarelo vai sendo diferente.

Quando o amarelo aparece do nada, parece estranho, mas uns 5 minutos depois fico habituado.. Aí, se eu tirar o "filtro incêndio" é que me faz impressão!

Mas o que eu acho que é pior para a vista não é a iluminação do ecrã, mas sim a falta de iluminação em redor do ecrã! Ter esta mancha gigante de brilho, no meio de uma sala escura como estou agora é péssimo.. Convém sempre ter iluminação à volta.

Eu também já uso o f-lux praí à uns 5 anos, e recomendo. Tenho programado com o fuso horário, e para mudar de intensidade a 60 minutos, pelo que se estiveres a trabalhar não vais notar a diferença.

Eu também tenho os olhos bastante sensíveis, às vezes, e o meu oftalmologista até me receitou umas gotas para colocar, mas o que eu faço é evitar estar tanto tempo ao ecrã quando me sinto assim, se bem que seja quase impossível.

Uma coisa que ainda ninguém referiu e que me parece fundamental, é a dimensão do ecrã.
No trabalho utilizo um de 25 ou 27 polegadas, e em casa o portátil de 17, depois de estar 8 horas no monitor, passar para o portátil de 17 mais umas 4 ou 5, em certas tarefas é complicado, pelo que melhor mesmo é investir num monitor com boa qualidade e dimensão adequada. No meu caso é um investimento a curto prazo que vou ter de fazer, vou ter de perder o amor a uns 300 ou 400€.

Eu também já uso o f-lux praí à uns 5 anos, e recomendo. Tenho programado com o fuso horário, e para mudar de intensidade a 60 minutos, pelo que se estiveres a trabalhar não vais notar a diferença.

Eu também tenho os olhos bastante sensíveis, às vezes, e o meu oftalmologista até me receitou umas gotas para colocar, mas o que eu faço é evitar estar tanto tempo ao ecrã quando me sinto assim, se bem que seja quase impossível.

Uma coisa que ainda ninguém referiu e que me parece fundamental, é a dimensão do ecrã.
No trabalho utilizo um de 25 ou 27 polegadas, e em casa o portátil de 17, depois de estar 8 horas no monitor, passar para o portátil de 17 mais umas 4 ou 5, em certas tarefas é complicado, pelo que melhor mesmo é investir num monitor com boa qualidade e dimensão adequada. No meu caso é um investimento a curto prazo que vou ter de fazer, vou ter de perder o amor a uns 300 ou 400€.

como assim essas mudanças? não percebi.....

metes a quanto durante quanto tempo? e quando são feitas as mudanças?

o meu problema nem é à noite, é mais durante o dia...

eu suspeito do cloro da água ou do ar condicionado dado que de férias fora da cidade posso passar um dia em frente ao PC que estou óptimo...

pequenos intervalos, mexer. não ter os olhos focados na mesma distância ajuda a não cansar.
não ter pouca ou muita luz ajuda, bem como não ter luz apontada ao monitor.

Para alem da intensidade da luz o ponto onde os olhos focam é importante. Faz mal aos olhos estar tanto tempo seguido fixado num ponto tão próximo como um ecrã de pc e são a causa de muitos problemas oculares e até de dores de cabeça. Podes fazer o seguinte exercício, de 1/2 em 1/2 hora fixa um ponto distante durante algum tempo, um local pela janela ou na ausência de uma janela podes fixar um canto na parede do escritório.

Correcto.

Não sei qual é a explicação médica mas confirmo que não é nada benéfico os olhos estarem constantemente a focar a mesma distância durante muito tempo. Eu passo imenso tempo nessa situação e cada vez que foco distancias diferentes ou mexo os olhos para outras posições que não a direito, os olhos doem-me literalmente (parece que estão "presos") e até me dão tonturas e mau estar...

É importantíssimo efectuar esse tipo de exercício frequentemente.

Voltar
Superior