Caracóis

Ora aqui está uma opinião sensata.

Eu há dias fui com os colegas comer cararacois, comi "uma duzia deles" bebi 4 ou 5 imperiais , e gastei 10, ou 12euros ja nem sei. E para dizer a verdade nem achei nada de especial os caracois, nem o espaço nem nada.[:blush:] mas enfim, cada vez tenho menos paciência para certas coisas.

Mas adoro caracois e até gosto deles grandinhos, tipo caracoleta média, este fim de semana vou comprar na praça de Sesimbra e faze-los em casa, isso sim vai ser uma mega caracolada, devo comprar 2 quilos ou mais de caracoleta media, lavo-os no quintal e faço num tacho bem temperados, torro tão fatiado e uso com manteiga verdadeira dos Açores , e acompanhado de uma cervejas, de preferência suber bock apr:) vai ser o delirio total [:D]

...

Boas,

No fim de semana... olhando com atenção para os bolds, será que essa petiscada não começou já ? [:cool:]

Tou só a reinar, bem haja !

os que eu compro vêm sempre muito sujos lol.. e eu ainda me dou ao trabalho de tirar os que estao mortos
e tambem ha o defeito de nao ficarem tao bons como eu gostaria.. apesar de eu os encher de cebola e azeite.. quem sabe sabe

Eu desde sempre comi caracois em varios sitios e tenho como referencia os bem feitos e tenho aperfeiçoado a tecnica de faze-los.

Eu faço assim:

1 Compro caracois na praça/mercado, antes de comprar tendo ver se estão bons e se não cheiram a podre.

2 coloco num alguidar com agua e com as 2 mão abertas esfrego varias vezes uns nos outros.... a agua fica suja e troco a agua, faço isto umas 5 , 6 vezes. e acho que é mais que suficiente, e vejo se há mortos e retiro eles.

3 meto os caracois numa panela só com agua ao lume.

4 mal eles morrem coloco 1 ou 2 cebolas, e uns dentes de alho esmagados, sal, e uma malaguetas de piri piri, e um pouco de azeite, ou (caldo knorr) por vezes ponho tambem, mas cuidado no sal para não ficarem salgados.

5 ao começar a ferver um raminho de oregãos e louro.

6 por vezes meti um pouco de chouriço ou presunto, há quem o faça mas não é fundamental.

7 deixar ferver até ficaram bem cozidos

8 desligar o fogão e ficarem na panela dentro da agua, por isso a agua deve ser bastante para eles depois de se desligar o fogão eles permanecerem de molho dentro da panela, isso é muito importante e faz a diferença, e tem de estar assim pelo menos 2 horas mas o ideal é mais tempo, os caracois forem comidos levo a seguir a serem feitos não sabem a nada, por isso os dos cafés tem muito sabor o truque é estarem varias horas no molho a apurarem.

Depois a comer, como com pão torrado com manteiga (manteiga verdadeira) e cerveja e nunca nenhuma outra bebida.[br:)]

Feitos assim desta forma base não tem como não ficarem bons, depois é ir apurando a dose destes ingredientes até ficarem iguais ou melhores que os vendidos nos cafés que temos como referencia [kiss]

depois manda pics [br:)][br:)][br:)]

Ok, eu mostro fotos[:cool:] devo amanha ja ir compra.los[:cool:]

Na verdade a receita e o metodo que mostrei , vale o que vale, cada pessoa terá o seu, eu faço assim, não estarei certo ou errado é a minha "tecnica" que fui apurando e gosto do resultado.

outras pessoas terão os seus gostos, ha por exemplo que no que falei tambem meta um limão...ou que acrescente outras coisas.

Para quem nunca comeu caracóis e está a ponderar experimentar a sua ingestão quais as dicas que podem dar?

Excluindo a casca tudo o resto do caracol é comestível ou analisando a anatomia do caracol deve-se retirar algumas partes antes de o comer?

Por exemplo deve-se tirar a bolsa reprodutiva, pénis, vagina, poro genital ou alguma outra parte?

Engole-se inteiro ou dá-se várias trincas de modo a mastigar bem?

Depois de comer várias pratadas de caracol e de beber várias minis fica aquela sensação estranha de ter algo a boiar no estômago ou é tranquilo?

anatomia-caracol.jpg

Para quem nunca comeu caracóis e está a ponderar experimentar a sua ingestão quais as dicas que podem dar?

Excluindo a casca tudo o resto do caracol é comestível ou analisando a anatomia do caracol deve-se retirar algumas partes antes de o comer?

come-se tudo menos a casca[:cool:]

Por exemplo deve-se tirar a bolsa reprodutiva, pénis, vagina, poro genital ou alguma outra parte?
come-se tudo menos a casca[:cool:]

Mastigam-se para ser saboreados

Depois de comer várias pratadas de caracol e de beber várias minis fica aquela sensação estranha de ter algo a boiar no estômago ou é tranquilo?

É tranquilo...tão bom como os caracois é o pão torrado com manteiga molhado no molho dos caracois.[br:)]

Não bebo minis com caracois, compro garrafas de litro de cerveja.

É preciso cuidado, se beberes muita cerveja eles podem até vir esófago acima.[:D]

É preciso cuidado, se beberes muita cerveja eles podem até vir esófago acima.[:D]

isso faz-me lembrar á uns anos, para os lados de Setubal, tudo a comer caracois, houve um cromo meio carocho já bebado que fez isso mas em vez de ser na sanita foi no lavatório:sh), a dona do café foi atras dele viu aquilo entupido[:blush:] correu com ele do café á vassourada [:)][:)][:)][:)]

A parte da vassourada foi impagável de se ver , e inesquecível , a mulherr era uma autentica padeira de Aljubarrota, merecia uma estátua.[:cool:]

Eu desde sempre comi caracois em varios sitios e tenho como referencia os bem feitos e tenho aperfeiçoado a tecnica de faze-los.

Eu faço assim:

1 Compro caracois na praça/mercado, antes de comprar tendo ver se estão bons e se não cheiram a podre.

2 coloco num alguidar com agua e com as 2 mão abertas esfrego varias vezes uns nos outros.... a agua fica suja e troco a agua, faço isto umas 5 , 6 vezes. e acho que é mais que suficiente, e vejo se há mortos e retiro eles.

4 mal eles morrem coloco 1 ou 2 cebolas, e uns dentes de alho esmagados, sal, e uma malaguetas de piri piri, e um pouco de azeite, ou (caldo knorr) por vezes ponho tambem, mas cuidado no sal para não ficarem salgados.

6 por vezes meti um pouco de chouriço ou presunto, há quem o faça mas não é fundamental.

8 desligar o fogão e ficarem na panela dentro da agua, por isso a agua deve ser bastante para eles depois de se desligar o fogão eles permanecerem de molho dentro da panela, isso é muito importante e faz a diferença, e tem de estar assim pelo menos 2 horas mas o ideal é mais tempo, os caracois forem comidos levo a seguir a serem feitos não sabem a nada, por isso os dos cafés tem muito sabor o truque é estarem varias horas no molho a apurarem.

Depois a comer, como com pão torrado com manteiga (manteiga verdadeira) e cerveja e nunca nenhuma outra bebida.[br:)]

Feitos assim desta forma base não tem como não ficarem bons, depois é ir apurando a dose destes ingredientes até ficarem iguais ou melhores que os vendidos nos cafés que temos como referencia [kiss]

Esqueci aqui coisa na etapa 5.... quando os caracois começam a ferver , fazem uma espuma grossa e espessa , essa espuma costumo tirar com uma colher grande a maior, mas se ficar alguma não faz mal nenhum que ela depois desaparece.

Eu faço assim:

4 mal eles morrem, deito a água fora e torno a lavá-los, ponho água nova, coloco 1 ou 2 cebolas, e uns dentes de alho esmagados, sal, e uma malaguetas de piri piri, e um pouco de azeite, ou (caldo knorr) por vezes ponho tambem, mas cuidado no sal para não ficarem salgados.

Alteração a verde.

Voltar
Superior