Carjacking aumenta em todo o país

O que mais me impressiona é ter sido numa das principais saídas de Lisboa, a uma hora não muito tardia. :eek:

O sentimento de impunidade dos criminosos está a tornar os centros urbanos cada vez mais perigosos. Precisamos de polícia com meios e de penas exemplares.

Podes crer! E eu que, às vezes, tenho que passar ao lado da Cova da Moura quando saiu do trabalho, às vezes a altas horas da noite! :( Felizmente que eles à noite põem os semáforos em pisca amarelo, senão eu consideraria seriamente a hipótese de passar o vermelho à noite nessa zona, desde que tivesse visibilidade e depois de ver que não vinha ninguém, obviamente. [;)]

O trancar não precavê tudo, mas já é uma boa ajuda. A minha mãe já lhe tentaram abrir a porta do carro, de dia em Entrecampos!!! :eek: Felizmente o estar trancado fez com que ele se atrapalhasse e a minha mãe conseguiu fugir do local! apr:)

Podes crer! E eu que, às vezes, tenho que passar ao lado da Cova da Moura quando saiu do trabalho, às vezes a altas horas da noite! :( Felizmente que eles à noite põem os semáforos em pisca amarelo, senão eu consideraria seriamente a hipótese de passar o vermelho à noite nessa zona, desde que tivesse visibilidade e depois de ver que não vinha ninguém, obviamente. [;)]

O trancar não precavê tudo, mas já é uma boa ajuda. A minha mãe já lhe tentaram abrir a porta do carro, de dia em Entrecampos!!! :eek: Felizmente o estar trancado fez com que ele se atrapalhasse e a minha mãe conseguiu fugir do local! apr:)

Na cova da moura os semáforos estão intermitentes porque ninguém pára no vermelho. Durante a noite ao passar tinha havido um acidente no local entre um X5 e um Audi A3, reparei que os condutores estavam a fazer a declaração amigável e 2 carros da Policia a ficarem ali a olhar (ou a guardar).

Por causa destas cenas é que resolvi instalar um alarme/imobilizador GPS...sobretudo depois de um carjacking que ocorreu perto da minha casa: em plenos semáforos da Av. Boavista com Marechal no Porto. (quando vim cá morar, dizia-se que era uma zona muito calma:sh))

Visto que vou regularmente por largos períodos de tempo ao Brasil (razões familiares) tenho o workshop completo em como evitar ser vítima de carjacking.

Ficam uns conselhos:

Andar sempre com o carro trancado;

Deixar sempre 1 veículo de distância para o carro da frente;

Estar atento a carros que circulem atrás de nós por longos períodos;

Suspeitar sempre de motas com 2 ocupantes e ainda mais se forem de baixa cilindrada;

Se nos virmos formos forçados a parar nunca, mas nunca o devemos por em ponto morto;

Cuidado com manobras de diversão como "bêbados", um grupo à pancada que vem para o meio de um cruzamento e bloqueia a estrada, atirarem uma garrafa para o meio da estrada para partir à vossa frente etc;

Não parar semáforos sem por em perigo terceiros se não se sentirem seguros seja por que razão for (caso sejam mandados parar pelos senhores agentes digam conhecem na 1º pessoa quem já foi ali assaltado);

Se vos derem um pequeno toque não saiam do carro e estejam atentos a se mais algum carro pára nas imediações ou se alguém se dirige até vocês que não tenha saído do outro carro envolvido. Em caso de dúvida acelerem dali para fora e liguem à policia a dizer que estiveram envolvidos num acidente, suspeitaram de uma tentativa de carjacking e marquem um ponto de encontro com um carro patrulha para resolverem a situação.

Nunca andem com chaves e carteira na mão ao sair seja de que sítio for pois é meio caminho para serem seguidos por alguém até ao carro;

Não estacionem em cantos e recantos manhosos só porque dessa forma ficam mais perto do bar ou da discoteca. É preferível deixarem num sítio que não se passa nada e pagarem um taxi num curto trajecto;

Pronto acho que ficam algumas dicas que fui aprendendo do outro lado do Atlântico e que uso mesmo quando estou cá.

O plafond para o meu próximo carro vai ter de incluir um sistema de Localização Automática de Veículos. É um equipamento que cada vez mais sentido, ao nível do alarme ou do ESP.

Por enquanto, espero que ninguém esteja interessado num Clio 1.2 a caminho dos cinco anos...

Visto que vou regularmente por largos períodos de tempo ao Brasil (razões familiares) tenho o workshop completo em como evitar ser vítima de carjacking.

Ficam uns conselhos:

Andar sempre com o carro trancado;

Deixar sempre 1 veículo de distância para o carro da frente;

Estar atento a carros que circulem atrás de nós por longos períodos;

Suspeitar sempre de motas com 2 ocupantes e ainda mais se forem de baixa cilindrada;

Se nos virmos formos forçados a parar nunca, mas nunca o devemos por em ponto morto;

Cuidado com manobras de diversão como "bêbados", um grupo à pancada que vem para o meio de um cruzamento e bloqueia a estrada, atirarem uma garrafa para o meio da estrada para partir à vossa frente etc;

Não parar semáforos sem por em perigo terceiros se não se sentirem seguros seja por que razão for (caso sejam mandados parar pelos senhores agentes digam conhecem na 1º pessoa quem já foi ali assaltado);

Se vos derem um pequeno toque não saiam do carro e estejam atentos a se mais algum carro pára nas imediações ou se alguém se dirige até vocês que não tenha saído do outro carro envolvido. Em caso de dúvida acelerem dali para fora e liguem à policia a dizer que estiveram envolvidos num acidente, suspeitaram de uma tentativa de carjacking e marquem um ponto de encontro com um carro patrulha para resolverem a situação.

Nunca andem com chaves e carteira na mão ao sair seja de que sítio for pois é meio caminho para serem seguidos por alguém até ao carro;

Não estacionem em cantos e recantos manhosos só porque dessa forma ficam mais perto do bar ou da discoteca. É preferível deixarem num sítio que não se passa nada e pagarem um taxi num curto trajecto;

Pronto acho que ficam algumas dicas que fui aprendendo do outro lado do Atlântico e que uso mesmo quando estou cá.

Obrigado pelos úteis conselhos mas, por muito irreal que pareça, acho que temos de começar a ter mais atenção enquanto estamos parados do que a conduzir. Temos mesmo de conseguir antecipar uma barbaridade dessas porque caso tenhamos o azar de nos depararmos com uma arma não há procedimento de fuga possível (e mesmo que houvesse não convém por a vida em risco seja pelo que for).
Acho que as penas deveriam ser aplicadas rapidamente e de forma pesada para servir de factor dissuasor para os criminosos.

Os conselhos podem não evitar tudo. Se vos derem um toque, até podem ficar quietos dentro do carro a ligar para a polícia, que se o grupo estiver armado (como é frequente) de nada vale. Evitar que levem o carro parece-me impossível na maior parte dos casos; o mais eficaz será encontrá-lo a seguir.

Não evita tudo, mas ajuda.

Nunca me dei mal lá a seguir estes conselhos e acredito que 90% das situações poderiam ser evitadas se as pessoas os seguissem à risca. O problema está na falta de hábito e na sensação de tranquilidade que sempre tivemos, pois Portugal nunca foi um país de criminalidade delinquente e violenta (começa a ser).

Relativamente aos "toque" como tentativa de nos levar a imobilizar o veículo, não disse para ficar quieto dentro do carro, o que tentei fazer passar é que é preferível em caso de dúvida arrancar dali para fora e ligar à polícia a dizer o que se passou.

Se algum dia levar um "toque estúpido" e ao olhar para o retrovisor vir um carro de bastante inferior ao meu com 4 indivíduos encapuçados, garanto que acelero dali para fora. Ao mesmo tempo ligo à polícia e digo que estive envolvido numa possível tentativa de carjacking que envolveu um toque, estou na tal rua a ir para tal sítio, e combino um ponto de encontro com o carro patrulha.

Acho esta opção mais segura que esperar no carro trancado a rezar que não nos encostam uma arma ao vidro. Pelo menos no Brasil tal não é suficiente para não levares uma balázio.

À noite já passei vários vermelhos! É inadmissível que os semáforos funcionem normalmente sem trânsito e com estas armadilhas pelo meio... É claro que não os passo sem previamente me certificar de que o faço em perfeita segurança, mas faço-o e não pretendo esconder tal facto.

Se o sistema não ajuda na nossa segurança, temos nós próprios que criar esses mecanismos!

Já aconteceu, às 3 horas da tarde, numa curva da circunvalação do Porto, perto da Av. D. Afonso Henriques, de Matosinhos, deparar-me com dois "mafiosos" atravessados na estrada, deitados, aparentemente inanimados. Foi por muito pouco que não os atropelei! Parei uma centena de metros à frente e qual não é o meu espanto quando os vejo levantarem-se perante a chegada de um carro-patrulha!

Moral da história: nunca confiar, mesmo que pareça obvio! Quantos aos vermelhos durante a noite, vou continuar a não os respeitar!

Mesmo tendo todos os cuidados há situações que não se conseguem evitar..imaginem estarem dentro de um carro acabado de estacionar e sem mais nem menos aparece alguem que vos aponta uma arma e vos obriga a sair do carro.... como resolvem a situação????

Pessoas inanimadas e mulheres a mudar a roda ou de capot aberto é um clássico.

O melhor a fazer é ligar para policia e INEM para lá irem.

De qualquer forma não me parece que alguma pessoa sem formação médica conseguisse fazer alguma coisa. Mesmo quem a tem não costuma andar com um laboratório e uma máquina de Rx atrás, na melhor das hipótese um estetoscópio, mas acho que qq leigo sabe ver se uma pessoa tem pulso e se respira.

Mesmo tendo todos os cuidados há situações que não se conseguem evitar..imaginem estarem dentro de um carro acabado de estacionar e sem mais nem menos aparece alguem que vos aponta uma arma e vos obriga a sair do carro.... como resolvem a situação????

Eu por norma não estaciono "em qq lado à noite", mas tenho consciência que não é uma táctica infalível.

Nessas situações é sair do carro com as mãos a proteger a cabeça sem nunca olhar directamente nos olhos do assaltante.

Situações como a que aqui é referida neste tópico cada vez mais começam a ser mais vulgares nos grandes centros urbanos e não só, veja-se estes dois tópicos que só reforçam a idéia de que de facto este tipo de crime começa a ter proporções bastante preocupantes para os condutores e cidadãos!

Um milhão de carros roubados na UE - "Carjacking" (
multipage.gif
12)
subscribed.gif

TURBO

Localização de veiculos ( Car Tracking ) sistemas/empresas/serviços (
multipage.gif
12)

Excalibur

Os conselhos podem não evitar tudo. Se vos derem um toque, até podem ficar quietos dentro do carro a ligar para a polícia, que se o grupo estiver armado (como é frequente) de nada vale. Evitar que levem o carro parece-me impossível na maior parte dos casos; o mais eficaz será encontrá-lo a seguir.

Exacto, é imobilizar a viatura e depois ir atrás dela [;)]

Infelizmente este tipo de assalto é quase impossivel de evitar, nomeadamente quando envolve armas de fogo e já estamos fora do carro.

Temos que ser realistas, não é possível haver um policia em cada local, este tipo de crime apenas é possivel de sancionar quando se localiza o FDP que o assaltou, mas não é nada fácil de o fazer...

Voltar
Superior