Carjacking aumenta em todo o país

O status não são só vantagens...

O status não são só vantagens...

Com esta notícia, é de pensar bem antes de comprar um carro com "status"...

"Os donos de automóveis da marca Audi, em especial dos modelos A3 e A4, são os que têm maior probabilidade de serem vítimas de “carjacking” – roubo de viaturas de forma violenta e na presença do condutor – de acordo com um relatório elaborado pela Polícia Judiciária, citado pelo “Jornal de Notícias”.

Comparativamente com 2006, a PJ diz que este crime aumentou dez por cento em 2007, sem contabilizar os dados da GNR e da PSP, que falam num crescimento de 34 por cento. Dentro dos crimes à mão armada, o “carjacking” tem vindo a ganhar peso, passando de pouco mais de 13 por cento para quase 16. Por outro lado, o frequente recurso a armas de fogo – em 80 por cento dos casos – faz com que esta forma de roubo seja conhecida pela elevada violência.

Depois da Audi, os carros mais cobiçados são da marca BMW, Volkswagen e Mercedes, pelo que a PJ sublinha a tendência para se preferirem carros de gama alta, a partir da análise dos 361 casos investigados no ano passado, a maior parte das directorias de Lisboa (182) e do Porto (111). Em 2007, 56 dos veículos roubados eram da marca Audi. Em 2005 e 2006 a PJ registou 80 casos. No ranking dos preferidos segue-se a BMW (47), a Volkswagen (46), a Mercedes (45) e a Peugeot (24)."

28.04.2008 - 10h41 PÚBLICO, com Lusa

Com esta notícia, é de pensar bem antes de comprar um carro com "status"...

"Os donos de automóveis da marca Audi, em especial dos modelos A3 e A4, são os que têm maior probabilidade de serem vítimas de “carjacking” – roubo de viaturas de forma violenta e na presença do condutor – de acordo com um relatório elaborado pela Polícia Judiciária, citado pelo “Jornal de Notícias”.
Então A3 e o A4 têm mais status que o A6 e A8... :sh)

Já repararam na quantidade de A3 e A4 que se vê? Logo é "normal" haverem mais A3 e A4 roubado que A6 e A8 que são em menor quantidade...

BTW, ainda bem que tenho um Fiat [:D]

Carjaking

Carjaking

Acho engraçado algumas questões do dia-a-dia:

Enquanto se rouba Fiat´s e Hondas, ninguem se mexe, pois são carros da populaça; agora roubam-se Audi´s, BMW´s e Mercedes é um "aí Jesus" porque algum "ricaço" ficou sem o carro.
Se calhar é melhor fazer uma onda de solidariedade para oferecer carros novos a quem foi vitima de carjacking....Pois é nessa prespectiva que surgem as noticias, não na prespectiva dos danos psicologicos das vitimas do crime da moda.

PS: Sou contra qualquer tipo de violencia e a instrumentalização dos media para passar uma determinada mensagem. Devemos ser capazes de olhar para o reverso da questões, pois a noticia não é aquilo que nos é dado, mas aquilo que ela esconde.....

Soube agora que um determinado partido politico que agravar as penas para os condenados por carjaking. Isto é que vai resolver este crime? Acho que não. O que queria saber era quais as medidas preventivas que deveriam ser tomadas....

Última edição:

Enquanto se rouba Fiat´s e Hondas, ninguem se mexe, pois são carros da populaça; agora roubam-se Audi´s, BMW´s e Mercedes é um "aí Jesus" porque algum "ricaço" ficou sem o carro.
Se calhar é melhor fazer uma onda de solidariedade para oferecer carros novos a quem foi vitima de carjacking....Pois é nessa prespectiva que surgem as noticias, não na prespectiva dos danos psicologicos das vitimas do crime da moda.

PS: Sou contra qualquer tipo de violencia e a instrumentalização dos media para passar uma determinada mensagem. Devemos ser capazes de olhar para o reverso da questões, pois a noticia não é aquilo que nos é dado, mas aquilo que ela esconde.....

Soube agora que um determinado partido politico que agravar as penas para os condenados por carjaking. Isto é que vai resolver este crime? Acho que não. O que queria saber era quais as medidas preventivas que deveriam ser tomadas....

Queres saber as medidas que tu tens a tomar para evitar que um assalto desse tipo te aconteça?

Ou queres saber que medidas o Estado deveria tomar perante tudo isto?

Desculpa lá, mas o tipo de carro não tem nada haver com esta questão.
O carjacking é algo mais perigoso e mais agressivo do que um roubo normal a um carro.
Ninguém gosta que lhe roubem o carro, mas se te roubassem o carro o que preferias, apontarem-te uma arma à cabeça e tirarem-te do carro ao pontapé e ao murro ou que te roubassem o carro à noite sem deres conta?

Os gajos do gamanso gostam é dos tdi's para as repro's..

Mas é normal gamarem mais A3 e A4 do que A6 e A8.. Há muitos mais.

Eles só não gostam dos BMW's diesel porque não fazem fumo (os mais recentes) [:)] [:)]

Já repararam na quantidade de A3 e A4 que se vê? Logo é "normal" haverem mais A3 e A4 roubado que A6 e A8 que são em menor quantidade...

BTW, ainda bem que tenho um Fiat [:D]

Os carros roubados por carjacking foram encomendados, seja para venda ou para usarem as peças ou os documentos, não os roubam apenas "porque sim". [;)]

Apesar do tópico ter sido levado na brincadeira, o que está aqui em questão, não é ser a marca A, B, C ou Y, mas sim a violência inerente ao tipo de assalto (carjacking).
Neste campo em concreto, até pelos sistemas mais avançados de imobilização, códigos de chave etc., o tradicional roubo é mais complicado num carro de gama alta.

A cobertura dos média (isso sim uma especial moda) não será por serem ricos, mas pelo o aumento significativo deste tipo de crime e por ser violento (vende mais jornais).

Medidas eu acho sempre complicado medidas legislativas para evitar este tipo de roubo. Até mais que medidas penais serão se calhar sociais.

Voltar
Superior