Cuidado com o desportivismo em segunda mão, muitas vezes são histórias que não têm finais felizes com carros recuperados de acidentes. Tenho o caso prático de um amigo que decidiu comprar um 206 GTI edição de 180cv (posso estar errado na cv) a um suposto amigo do irmão, sendo o preço baixo justificado por essa amizade. Realmente o carro era nervoso, leve (de mais) etc... tal como ele queria que fosse e, pouco tempo após a compra com o aumentar da confiança, velocidade e malabarismos urbanos, ele notou a direcção a ficar "estranha", agravando essa tendência até que na ida à oficina descobriram bastantes sequelas dos maus tratos do carro.
com 30'000 euros e querendo algo exclusivo pessoalmente iria buscar algo ao estrangeiro que pelo menos fosse assegurado 1 ano de garantia pelo representante da marca independentemente da idade. um audi S3 eventualmente, um Golf r32, TT quattro(menos exclusivo vulgarização) com eventualmente troca de jantes, RX-8 (se conseguir achar um), Alfa 147 GTA...
se optar pelo mercado nacional e novo acho que a melhor opção neste momento será o Clio sport, eventualmente um Skoda Octavia RS de serviço bem negociado.