Carro até 30k - sugestões?

namondor

New member
Boa noite a todos,

Eu e a minha namorada estamos a pensar comprar um carro novo e esta é uma decisão importante para nós os dois, por isso queríamos ouvir opiniões de quem já teve experiência com carros parecidos.

Temos estado a olhar para o Peugeot 408 Mild Hybrid 145hp (ou 136hp se for do ano passado), mas queríamos ter algumas alternativas em cima da mesa antes de decidir. O que nos atrai no 408 é:
  • O design mais agressivo e imponente, tipo coupé/SUV, que foge do "stock look" habitual
  • Um interior de qualidade, bem acabado, que não pareça genérico
  • Consumos baixos (mild-hybrid ajuda nisso, plug-in não é opção porque não temos wallbox no prédio)
  • Que não seja um carro "banal", queremos algo com carácter
Orçamento máximo: 30.000€

Alguém tem sugestões de carros com este estilo? Já nos falaram em Cupra Formentor (também gostamos bastante), Renault Arkana (não me fascina), Citroën C4 X (não me fascina) e Toyota C-HR (não me fascina), mas gostava de ouvir mais opiniões de quem já experimentou ou é dono de algum destes ou de outras alternativas parecidas.

Os carros que até agora gostámos os dois (ainda não fizemos qualquer test-drive, estamos a falar de aparência apenas e extensas horas a visualizar reviews no youtube) são o DS4, o 408, o Formentor e vimos hoje o novo Dacia Striker que também gostamos bastante, mas que infelizmente só irá sair em 2027 e nós vamos precisar de efetuar a compra antes. Eu acho que por estes 4 modelos, pelo menos em termos de "aspeto" já dá para ver o estilo de carro que apreciamos.

Também aceito opiniões sobre o próprio 408 - fiabilidade, motor 1.2 Mild Hybrid, consumos reais, etc. já que é a opção que temos mais em mente até agora.

Obrigado desde já pela ajuda!

Pelo que vocês dizem, e concordando com a estética diferenciada do 408, eu iria ver mais de perto um Formentor. Relativamente ao 408, tem um chassis mais ágil e desportivo, é mais compacto (fácil de estacionar), mas por outro lado é um pouco menos espaçoso para passageiros traseiros e bagagens.

Agora depende um bocado dos critérios a que dão mais importância.

Se forem um casal jovem, o Formentor "assenta-vos" melhor.

Pelo que vocês dizem, e concordando com a estética diferenciada do 408, eu iria ver mais de perto um Formentor. Relativamente ao 408, tem um chassis mais ágil e desportivo, é mais compacto (fácil de estacionar), mas por outro lado é um pouco menos espaçoso para passageiros traseiros e bagagens.

O Formentor é também um carro que apreciamos, sem dúvida. Será um dos test-drives.

O nosso medo em relação ao 408 é as constantes criticas em relação à Stellantis... apesar destes motores serem novos. Alguma ideia em relação a isso?

Pelo menos a nova versão de 145 CV já faz parte da nova geração de motores. Teoricamente será mais fiável que as anteriores, mas ainda é cedo para ter a certeza absoluta.

Acho um motor 1.2 de 3 cilindros um pouco "curto" para propulsionar um veículo com o peso do 408.

O 408 não tem cerca de 4,70 mts de comprimento ? E o cupra cerca de 4,50 mts ? Porque é que o peugeot seria mais fácil de estacionar ?

De resto não conheço bem o carro, recomendo vivamente que experimentes e vejas se gostas do carro e da forma como se conduz e utiliza. A peugeot tem tido algum sucesso nos seus últimos modelos que conjugam estéticas exteriores bem conseguidas com interiores modernos e cativantes, mas tem também tido muitos problemas de fiabilidade que não se resumem aos motores.

408, novo, custa 30.000€?

Usado consegue-se por esses valores, sim.

Estou é a começar a compreender que é difícil arranjar “relatos de fiabilidade” destes novos motores porque lá está são novos.

Estou em vários grupos no Facebook de Peugeot 408 owners e só vejo coisas positivas mas o histórico é tipo um ano e meio.

Podes comprar, mas é sempre um tiro no escuro. É "esperar" par a er ou assumir o risco. Se for para trocar passados 4.anos é na boa. Já agora, mild-hybrid é só atirar areia para os olhos, pouco consome a menos, seja aí, nos fords ou noutro qualquer.

Quanto ao Cupra, o meu irmão tem a leon feia que fez 2.ano no final de abril. Tem neste momento cerca de 25 mil KMS, apenaa que ele em Espanha tem ido trabalhar a cada mês e pouco de avião. Andei duas vezes na carrinha e a última é que deu para ver e sentir. Fiz cerca de 200kms nessa segunda viagem. Anda sempre em modo elétrico ou híbrido, a média estava em 1.2 e meteu gasolina a primeira vez em 1200kms, acho eu, quando fizemos a primeira parte da viagem.

0 problemas, tirando uma vez que deu um erro qualquer num sensor. Desligou o carro, voltou a liga e ficou em condições. Algum erro de software, provavelmente.

falei com o meu irmão e em média um depósito, utilizando o modo híbrido, anda pelos 600 a 800kms. ele, como anda muito em modo elétrico, pois pode carregar em vários locais quase de graça, consegue fazer crescer o depósito. o motor dele é o 1.5, não o anterior 1.4. faz sempre em modo híbrido 100kms ou mais. mas lá está, é um plug-in. com mild-hybrids faz sempre 5.5, 6, por aí (nunca tive nenhum, estou a atirar de cor o que vou vendo por aí).

Com caracter (design basicamente) por 30k, de facto o Cupra parece ser o mais interessante. Enquanto carro é porreirinho. Ou então se queres sossego e um bocadinho mais bland o Toyota.

Usado consegue-se por esses valores, sim.

Estou é a começar a compreender que é difícil arranjar “relatos de fiabilidade” destes novos motores porque lá está são novos.

Estou em vários grupos no Facebook de Peugeot 408 owners e só vejo coisas positivas mas o histórico é tipo um ano e meio.

Kia K4 gt-line, MEHV, caixa de 7 auto, 'full extras' custa 30.700€

É mais feio que o peugeot mas só o facto de não ser stellantis e 1.2 puretech... Se fores ao portal da queixa, já lá tem bastante material dos 1.2 puretech mais recentes.

https://kia.pt/modelos/kia-k4/

https://kia.pt/configurador/?modelo=kia-k4

Por acaso este fds estarei com um casal amigo que comprou um 408 híbrido há cerca de ano e meio e já ficarei a saber algo mais, depois te conto durante a semana!

Só sei que é aquele azul petróleo lindo e que nunca o ouvi a trabalhar senão em EV... o carro é lindo e muito grande! Esquece lá isso de andar pelas vielas estreitas de Lisboa, Porto ou Évora e estacionar em qualquer buraco... embora ele tenha sensores também à frente.

Mas novo não se deve arranjar por 30k€...

Por esses valores há outros carros engraçados e fiáveis usados... Tucson, o Ford Kuga é um excelente carro, talvez não dos mais bonitos... mas isso só depende dos olhos de cada um!

https://www.standvirtual.com/carros/anuncio/hyundai-tucson-ID8Q0wXC.html

https://www.standvirtual.com/carros/anuncio/ford-kuga-ver-2-5-phev-st-line-ID8Q0zCR.html

https://www.standvirtual.com/carros/anuncio/hyundai-tucson-ver-1-6-t-gdi-hev-vanguard-ID8Q0eC7.html

https://www.standvirtual.com/carros/anuncio/ford-kuga-ver-2-5-phev-st-line-ID8PVh5e.html

https://www.standvirtual.com/carros...er-1-6-t-gdi-hev-vanguardplusta-ID8Q0FHv.html

Last edited:
Já tenho a resposta sobre o 408 híbrido PHEV:

"Temos um Peugeot 408 Plug-in Hybrid (motor a gasolina de 1.6 l).

No geral, estamos satisfeitos com o carro. O habitáculo é confortável e espaçoso, com espaço suficiente para as pernas dos passageiros traseiros.
O ar condicionado e o sistema de navegação estão bem organizados e são fáceis de ajustar. A autonomia da bateria é de cerca de 50 km (embora eu desejasse que fosse um pouco maior).
Carregamos a bateria na garagem durante a noite, o que demora 9 a 10 horas. No modo puramente elétrico, o carro é quase silencioso, tem uma condução suave e a direção é muito leve.

Quanto ao consumo de combustível: com a bateria totalmente carregada, em estrada, consome cerca de 4,5 a 5 litros por cada 100 km (distâncias de 250 a 300 km).

No entanto, por exemplo, consigo ir de casa (Setúbal) para o Aeroporto de Lisboa e regressar com uma única carga completa e ainda sobra bateria. A eletrónica alterna perfeitamente entre motores no modo híbrido, resultando num consumo de combustível de cerca de 2 a 3 litros.
Em distâncias até 50 km, o consumo é de cerca de 1 litro. Quando a bateria está descarregada, o consumo sobe para cerca de 6 a 7 litros por cada 100 km.
A capacidade do depósito de combustível é de 40 litros."

Confesso que estou a começar a ficar adepto dos híbridos a gasolina... talvez apenas full hybrid e não exactamente PHEV, mas... ​

lá está, é o que indiquei. o meu irmão no plug in consome 1.2lts, andando praticamente só em modo elétrico.

Back