Carro com caixa auto rebocado, travado e bloqueado

Ecoflex

Well-known member
Boas.

Gostaria que me elucidassem sobre o que fazer quando um carro com caixa automática tem que ser rebocado, sabendo que não foi possível desbloquear a caixa (estava em P) nem tão pouco o travão de mão.

Aconteceu aos meus Pais num 520d e nem eles nem o homem do reboque sabia como desbloquear a caixa e o travão. Então foi arrastado uns metros até ser colocado em cima da plataforma.

E que consequências podem advir de tal manobra.

O carro está na oficina, pelo que não pude aceder ao manual no sentido de procurar esta informação.

Obrigado desde já.

normalmente não é fácil destravar uma caixa, nas mais antigas a opção era desmontar a base do selector, nos mais modernos não sei, as autoridades costuma colocar umas plataformas com rodas para o efeito, parece-me que o operador do reboque era inexperiente. De qualquer das formas, e apesar de não trazer saúde ao carro, estes sistemas estão projectados para tolerar alguns abusos

Não, não estão preparados para este tipo de abusos... No manual do meu Volvo explica e avisa muito bem estas situações e para se ter cuidado! Pode é não ter acontecido nada, e esperemos que sim, claro!

No meu, existe um mecanismo escondido por detrás da "cascata" (Volvo V40) de instrumentos que desbloqueia caixa para se poder colocar em N.

Last edited:
Mas qual é o problema? as rodas da frente estão sempre livres num tracção traseira, e num tracção dianteira há sempre uns patins que resolvem tudo.

Nunca vi um carro ser rebocado, presumo que em cima de um reboque, com ajuda de patins.
Em todo o caso, creio com quase toda a certeza, que no manual do carro tem como proceder nestas situações.
...mas só nos lembramos de verificar quando estamos a passar por elas!
(Já aconteceu comigo precisamente numa E61 520d)

Sei que em superdesportivos costumam ter um botão para reboque.

Agora, não dá para colocar a caixa em Neutral porque? Falta de bateria?

Sei que em superdesportivos costumam ter um botão para reboque.

Agora, não dá para colocar a caixa em Neutral porque? Falta de bateria?
Presume-se que quem rebocou não conseguia entrar no carro...

Modo chatear o ecoflex: há uma solução para esse problema, o teu pai que deixe o carro bem estacionado!

Vá esta foi só para reinar. Pode até nem ter sido o caso.

O carro estava bem estacionado mas em ângulo recto com a estrada, numa rua estreita. Ficou portanto perpendicular ao reboque. E estava bem estacionado, respondendo ao nebu.

O que se passou é que não lembra a ninguém...a minha Mãe colocou gasolina em vez de gasóleo, e fez uns 3 kms com o carro aos soluços. Depois estacionou e a partir daí o carro não deu mais sinal nenhum. Não ligava, não dava para colocar em N nem destravar. Estou a vender o peixe ao preço que o comprei.

Os meus Pais ligaram para a assistência Bmw, que enviou o reboque. E eles estavam descansados com o profissional. Vamos ver agora, o que vai sair dali.

Obrigado pelo vídeo Strech[;)] Só não percebi se também destrava o travão de mão..

Pedrom, não foram colocados patins ou outro sistema alternativo. O carro foi arrastado na diagonal até ficar alinhado, e depois continuou a ser arrastado para cima do reboque.

Agradeço a disponibilidade de todos os que participaram. Depois voltarei para dar notícias.

Tive um f30 de substituição durante cerca de um mês e fiquei sem sistema eléctrico e teve que ser rebocado. Foi a mesma historia veio reboque os homens não sabiam por em N, mas não arrastaram, ligaram para a assistência da BMW e lá lhes deram as instruções
no S5 pode ser diferente (acho que a caixa é a mesma), mas no S3 teve que ser levantado e foi por baixo directamente na caixa que o puseram em N

No caso do HCH tem uma ranhura junto ao manipulo da caixa onde se pode inserir a chave para desbloquear a caixa.[;)]

Convém ver se realmente algo foi danificado caso isso tenha acontecido o reboque terá que ser responsabilizado isto se o proprietário nao assinou nada a autorizar o reboque dessa maneira

Tive um f30 de substituição durante cerca de um mês e fiquei sem sistema eléctrico e teve que ser rebocado. Foi a mesma historia veio reboque os homens não sabiam por em N, mas não arrastaram, ligaram para a assistência da BMW e lá lhes deram as instruções
no S5 pode ser diferente (acho que a caixa é a mesma), mas no S3 teve que ser levantado e foi por baixo directamente na caixa que o puseram em N

A questão é mesmo esta. Ontem quando me contaram o episódio, e eu sem saber o correcto procedimento, achei estranho ter que ser arrastado, daí o tópico.

No caso do HCH tem uma ranhura junto ao manipulo da caixa onde se pode inserir a chave para desbloquear a caixa.[;)]

Estou um pouco destreinado...HCH?:confused:

Convém ver se realmente algo foi danificado caso isso tenha acontecido o reboque terá que ser responsabilizado isto se o proprietário nao assinou nada a autorizar o reboque dessa maneira

Penso que não houve assinaturas nenhumas, pelo menos nesse sentido. Vamos ver como as coisas se vão desenrolar.

A última vez que chamei a polícia e esta o reboque por causa de um carro mal estacionado, também o rebocaram por "arrasto".

Puxaram a traseira para o meio da estrada, para o carregar.....

A última vez que chamei a polícia e esta o reboque por causa de um carro mal estacionado, também o rebocaram por "arrasto".

Puxaram a traseira para o meio da estrada, para o carregar.....

Também já tive de chamar (e esperei duas horas até rebocarem o carro).

Mas pelo menos caso tinham os patins (não foi preciso os usarem), porque conseguiram soltar a caixa (era caixa manual).

Ao ler todo esta situação do reboque e da falta de cuidado/informação de certas pessoas, vem à cabeça, a situação também de viaturas 4*4 nos centros de IPO...

Em que os mesmos deviam levar patins, nas rodas que não estão no "tapete"... mas que muitos centros ainda não usam.

Também me aconteceu com o e60 do meu pai há uns anos... Foi uma questão de ler o manual em 2 minutos para descobrir um procedimento igual ao do vídeo.

Compreendo que os teus pais estivessem transtornados com a situação, mas o tipo do reboque devia ter tido o cuidado de não fazer a m*erda de trabalho que fez.

Votos de uma resolução rápida e simples para toda essa situação[;)]

Cump.

Também me aconteceu com o e60 do meu pai há uns anos... Foi uma questão de ler o manual em 2 minutos para descobrir um procedimento igual ao do vídeo.

Compreendo que os teus pais estivessem transtornados com a situação, mas o tipo do reboque devia ter tido o cuidado de não fazer a m*erda de trabalho que fez.

Votos de uma resolução rápida e simples para toda essa situação[;)]

Cump.

Obrigado.[;)]

Cumps.

Tenho 2 carros com caixa auto cá em casa e sinceramente nunca tinha pensado nisto...lá vou ter que ir ler os manuais.

Boa sorte com isso Ecoflex, duvido que a situação do reboque tenha estragado alguma coisa, já o ter colocado gasolina em vez de gasóleo e ter andado com o carro é capaz de ser mais problemático nestes carros todos XPTO.

Tenho 2 carros com caixa auto cá em casa e sinceramente nunca tinha pensado nisto...lá vou ter que ir ler os manuais.

Boa sorte com isso Ecoflex, duvido que a situação do reboque tenha estragado alguma coisa, já o ter colocado gasolina em vez de gasóleo e ter andado com o carro é capaz de ser mais problemático nestes carros todos XPTO.

Os estragos serão apurados, e se o pior acontecer, a despesa não deve ser meiga. A somar a isto, a diminuição da fiabilidade do sistema de injecção parece ser uma certeza. Ainda se teme algo mais grave, como a caixa ter ficado danificada e não se notar para já, ou até a Bmw se retirar a garantia ao sistema de injecção (o que até se compreende). Agora é aguardar.

Obrigado.[;)]

Back