Acabamos de adquirir cá para casa à menos de 1 mês um veículo dentro do que descreves, para uma utilização semelhante, também "Douro", e por valores idênticos [

].
No nosso caso, trocamos de tractor, e este actual é mesmo impossível levar mais alguém além do condutor, pelo que nos vimos obrigados a adquirir este veículo mais cedo do que estava planeado.
O objectivo é também ser usado para transportar pessoas até aos terrenos, também no Douro, e em condições normais não deverá fazer mais de 3 mil km por ano, máximo dos máximos 4 mil.
O ideal seria uma pickup 4x4, cabine dupla ou king, e com caixa de madeira. Mais à frente começamos a olhar também para as 4x2, simples até e os TT.
Acontece que andei a sondar o mercado, e para um orçamento mínimo possível e preferencialmente não mais de 3 ou 4 mil €, para o orçamento que tínhamos disponível só arranjávamos basicamente carrinhas 4x2 simples de finais de 80 inícios de 90, com mais de 400 mil km e em relativo mau estado, sendo que chegamos a ver uma à venda sem banco do condutor e com uma grade de cerveja no seu lugar [

]:sh)[

]
Passei então a olhar mais atentamente para os TT, onde depois de trocar algumas impressões com malta daqui do fórum que percebe mais do assunto do que eu, perdi-me de amores pelos Pajero (preferencialmente 2.8) e os preços até nem me pareceram maus, tendo em conta a concorrência Patrol e Land Cruiser, contudo muuuuito acima do que queríamos gastar.
Também engracei com os Suzuki Jimny, mas a verdade é que são muito pequenos e também acima do orçamento.
Antes da decisão, reflectimos muito bem sobre o assunto, e chegamos à conclusão que como os caminhos cada vez estão em melhor estado, não precisamos de um TT com capacidades xpto. Muita gente usa até carrinhas 4x2 e mesmo carros normais sem grandes problemas. Tirando um ou 2 terrenos com piores acessos, o pior que poderá acontecer é apanhar alguma lama em alturas mais chuvosas, e pela experiência que temos com o patrol de um familiar, a verdade é que pouquíssimas vezes é necessário o 4x4.
No final, acabamos por comprar um Honda CR-V RD1, de 1998. É um SUV com um sistema 4wd que não é grande espingarda, mas para o que pretendemos estou convicto que vai chegar e sobrar, sendo que na pior das hipóteses precisamos de substituir os pneus por uns AT.
O preço não chegou aos 3 mil €, está num estado que não verificamos noutras opções que se aproximavam em termos de orçamento, cumpre no quesito espaço e conforto, e até tem equipamento como todos os vidros eléctricos e tecto de abrir que nem era necessário. Além disso, sendo um SUV tem a vantagem de ser mais próximo a um carro normal em termos de condução, que me parece um ponto a ter em conta quando o carro vai ser conduzido por várias pessoas, algumas com menos experiência de condução.
Como contras tem o facto de ser a gasolina (para mim é uma vantagem), bebe bem (cerca de 10l ou mais), e paga 140€ de Imposto de circulação. Por isso ninguém os quer!
A nossa unidade já tem mais de 300 mil km, e safamos-nos do IUC e inspecção por um ano.