Carro Herdado

fhff

Well-known member
Agradecia a V/ ajuda.

Infelizmente, herdei um carro que estava em nome de um familiar directo.
Há 2 herdeiros (eu e a minha irmã). Tenho umas questões. O carro pode ficar registado em nome da herança indivisa? Preciso de ir ao registo automóvel alterar a titularidade?
É possível segurar o carro nestas condições, indiviso, para que o possamos continuar a utilizar?
Muito obrigado.

Agradecia a V/ ajuda.

Infelizmente, herdei um carro que estava em nome de um familiar directo.
Há 2 herdeiros (eu e a minha irmã). Tenho umas questões. O carro pode ficar registado em nome da herança indivisa? Preciso de ir ao registo automóvel alterar a titularidade?
É possível segurar o carro nestas condições, indiviso, para que o possamos continuar a utilizar?
Muito obrigado.

Pode sim ficar registado na herança.

Terão sim que que alterar titularidade.

E sim, poderão fazer seguro, mas aí titular terá de ser um de vós. O titular do seguro, não tem de ser necessariamente o proprietário (ou quem detiver o registo), da viatura.

image.png

Muito obrigado nto!
Presumo que o certificado fiscal é o carro constar na relação de bens entregue às finanças.
É possível fazer esta alteração de titularidade online?
Muito obrigado

Última edição:
Muito obrigado nto!
Presumo que o certificado fiscal é o carro constar na relação de bens entregue às finanças.
É possível fazer esta alteração de titularidade online?
Muito obrigado

Sim, será isso e facto.

Quanto ao registo online, supostamente dará para fazer, tendo todos os documentos (como cada um assinando o seu impresso do IRN)

Pensando "fora da caixa":

Será que isso vai resultar? Não vai ser preferível ficar só um com bem e pagar 50% do valor ao outro?

Aplicando na prática, conflitos do género:
"Eu andei menos, tu pagas a revisão"! "Deixei o depósito meio e agora está na reserva"! "Não uso via verde, tu pagas tudo!" ! A porta está riscada, tens que tratar disso pois foi contigo..."! "A troca de pneus é ao teu cargo, que fazes mais km's"!

Acho que fica claro o conceito. É só um alerta.

• Gosto
Reações: nto
Pensando "fora da caixa":

Será que isso vai resultar? Não vai ser preferível ficar só um com bem e pagar 50% do valor ao outro?

Aplicando na prática, conflitos do género:
"Eu andei menos, tu pagas a revisão"! "Deixei o depósito meio e agora está na reserva"! "Não uso via verde, tu pagas tudo!" ! A porta está riscada, tens que tratar disso pois foi contigo..."! "A troca de pneus é ao teu cargo, que fazes mais km's"!

Acho que fica claro o conceito. É só um alerta.

Esse tipo de problemas não se irá colocar até porque o carro não será para uso intensivo de nenhuma das partes. No entanto, uma das hipóteses é eu ficar com o carro. Poderia ser um bom carro para o meu filho se iniciar, quando tirar a carta (dentro de ano e meio)...vamos ver.

Voltar
Superior