Carro segmento C cá para casa, opiniões necessárias

topspeed

New member
Por mais tópicos que existam semelhantes, cada caso é um caso e o que se passa é que a minha mãe vai trocar de carro e como agora não necessita de um carro tão grande, será quase de certeza algo do segmento C que será escolhido.

Será carro para andar só em cidade (daí também se ponderar otto, mas dando preferência ao diesel) e aproveito para vos questionar se numa utilização praticamente citadina, um motor a gasolina sofre menos desgaste que um motor diesel :sh)

Amanha ela irá ver um S1 de 2009 Premium Selection e se tiver os 4 anos de garantia e derem um bom valor pela retoma do dela, será quase de certeza a escolha.

As outras opções são:

- Volvo C30 1.6d Kinetic

- Vw Golf 1.2 TSI 105 Confortline 5P / 1.4 TSI Confortline 122cv 3P

- Menos provável mas também possível (depende da proposta), Alfa Romeo Mito 1.4 105cv ou 1.3 JTD 95cv.

Já tenho proposta para o C30 mas não tinham nenhum para experimentar ou sequer em exposição, não posso dizer nada sobre este modelo.

Irei hoje à tarde à VW e Alfa Romeo a ver que propostas fazem e em quanto avaliam a retoma.

Kia, hyundai, Seat e assim está fora de questão porque ela entende que no futuro serão mais difíceis de vender e terão menor valor (até vai percebendo umas coisas [:D]).

Renault Megane eu ponderaria o Coupe 1.4 TCE mas a minha mãe não gosta de Renault e disse expressamente que não queria um.

Se alguém se lembrar de outras opções, agradeço que diga [;)]

Gostaria também das vossas opiniões relativamente aos carros em questão, não só em termos de fiabilidade mas também de equipamento, desgaste/ avarias característicos etc e qual escolheriam [kiss]

Cumps e obrigado

Eu escolheria o Golf. Porquê? porque é o meu favorito. Eu escolhia o 1.6tdi pk acho mais confortável a condução diesel. Mas também pode ser um tsi.

Acho o Volvo muito engraçado. Hoje em dia olho para ele de uma forma muito diferente. Seria uma opção, sem duvida.

O Golf nao escolheria... é um pouco caro, e já estou farto de ver e ouvir falar de Golf (mas nada contra o carro, é apenas uma opiniao pessoal).

O Alfa Mito apela-me à paixão, e sem duvida que seria um dos meus favoritos neste contexto. [kiss] Se fosse a gasolina, apenas se fosse o MultiAir. O diesel, parece-me que lançaram recentemente o 95 cv, em vez do 90 cv, portanto, tambem seriam ambas excelentes opções.

E o Mini? Não é opção?

dci80 O Golf 1.6 TDI já foge ao orçamento. Vou mais logo à VW e logo vejo as propostas que me fazem ao 1.2 TSI 5P Confortline e ao 1.4 TSI 3P Confortline. Considero bastante bem equipado o nível Confortline e também o facto de cá morar uma Passat à mt tempo que nunca teve problemas e foi sempre muito bem assistida é algo a favor do Golf [;)]

blackalfa Os C30 têm até fim de Junho um desconto de 10% promocional ao que parece e como tal, o preço final é bastante atractivo mas a versão kinetic é um pouco despida e pede as jantes opcionais de 16" etc...

O mini de facto não é opção pois é considerado caro demais para o que oferece, obrigando a recorrer à lista de extras. Talvez um semi-novo bem equipado se equacione mas tendo como "concorrentes" carros novos e igualmente bem equipados será dificil [;)]

Estive na Alfa Romeo e estou muito surpreendido com o Mito. Tem muito mais espaço atrás do que eu pensava, eu com quase 1.90m não bato com a cabeça no tecto nem me sinto claustrofóbico, uma boa posição de condução, excelente regulação do Volante, AC bi-zona, diferencial autoblocante... Para ajudar à festa fizeram duas propostas bem razoáveis para o Mito 1.4 Multiair 105cv e 1.3 jtd, ambos no nível Distinctive e com o Pack sport 1 que engloba as jantes 17", estofos específicos (muito mais bonitos e confortáveis), spoiler traseiro, pára-choques traseiro, faróis de nevoeiro [:cool:] Fico a aguardar a avaliação de retoma porque é também algo a considerar [;)]

Cumps

topspeed;1063569433 Estive na Alfa Romeo e estou muito surpreendido com o Mito. Tem muito mais espaço atrás do que eu pensava said:
Experimentaste regular o banco do condutor para o teu 1,90? se sim tinhas algum espaço para as pernas atrás?

Desde já uma correcção, o Mito não é do segmento C, mas sim do B.

Qual o serie 1 que a tua mãe foi ver? Quantos Kms tem? Que equipamento tem? Quando pedem por ele?

Experimentaste regular o banco do condutor para o teu 1,90? se sim tinhas algum espaço para as pernas atrás?

Sim, ainda ficava com algum espaço com o banco regulado de modo a eu ficar com as pernas estendidas e normalmente uso o banco mais para a frente [;)] Mas como eu raramente andarei atrás, e se andar será com a regulação do banco para o meu pai ou para a minha mãe, ficarei com espaço de sobra para fazer uma viagem confortavelmente.

Fiquei surpreendido porque visto de fora não aparenta ter tanto espaço atrás [;)]

dci80 O Golf 1.6 TDI já foge ao orçamento. Vou mais logo à VW e logo vejo as propostas que me fazem ao 1.2 TSI 5P Confortline e ao 1.4 TSI 3P Confortline. Considero bastante bem equipado o nível Confortline e também o facto de cá morar uma Passat à mt tempo que nunca teve problemas e foi sempre muito bem assistida é algo a favor do Golf [;)]

blackalfa Os C30 têm até fim de Junho um desconto de 10% promocional ao que parece e como tal, o preço final é bastante atractivo mas a versão kinetic é um pouco despida e pede as jantes opcionais de 16" etc...

O mini de facto não é opção pois é considerado caro demais para o que oferece, obrigando a recorrer à lista de extras. Talvez um semi-novo bem equipado se equacione mas tendo como "concorrentes" carros novos e igualmente bem equipados será dificil [;)]

Estive na Alfa Romeo e estou muito surpreendido com o Mito. Tem muito mais espaço atrás do que eu pensava, eu com quase 1.90m não bato com a cabeça no tecto nem me sinto claustrofóbico, uma boa posição de condução, excelente regulação do Volante, AC bi-zona, diferencial autoblocante... Para ajudar à festa fizeram duas propostas bem razoáveis para o Mito 1.4 Multiair 105cv e 1.3 jtd, ambos no nível Distinctive e com o Pack sport 1 que engloba as jantes 17", estofos específicos (muito mais bonitos e confortáveis), spoiler traseiro, pára-choques traseiro, faróis de nevoeiro [:cool:] Fico a aguardar a avaliação de retoma porque é também algo a considerar [;)]

Cumps

Compreendo perfeitamente o que dizes. O Volvo é um excelente carro, mas para termos "aquele" equipamento que realmente queremos, temos que abrir um pouco a carteira... :(

No que respeita ao Mito, é isso mesmo!!! Tambem fui vê-lo quando saiu, e fiquei muito agradavelmente surpreso com tudo! Para o tamanho da carroceria, está muito bem desenhado a nivel de interiores, e o espaço interior nao envergonha ninguém.
Obviamente, como tu tens 1.90m, foges um pouco à média de alturas para o espaço interior, e o espaço atrás ressente-se disso. Mas nada a fazer, essa é a realidade em muitos carros.
Se fores pelo Mito, muito boa sorte!!!

Acho estranho assim tanto espaço pk tenho experimentado vários carros do segmento B, o mito também é do segmento B, e regulando o banco do condutor para a minha posição e só tenho 1,80, é impossivel sentar no banco de trás.

Eu aconselhava um S3 para a tua mãe e depois davas umas voltas nele :)
Iria para o Tsi obviamente [;)]
Que história é essa do motor diesel sofrer menos desgaste que um otto?
Farto-me de ver diesels avariados com injectores, turbos, mafs, etc nas couves e com custos de reparação bem superiores a um otto.
A menos que a tua mãe esteja a pensar rolar 1 000 000 km no Tsi [:D]
Essa da fiabilidade da teoria à prática, vai um loooongo caminho :sh)
Simplesmente quem anda a gasóleo faz 200 000km em 5 anos porque lhe fica mais barato enquanto quem anda a gasolina faz essa distância em 10 anos ou mais, porque é obra manter os custos. Significa isto que um carro com 10 anos de desgaste versus um com 5 anos vai uma grande diferença.
Nos países onde há dinheiro para manter gasolina, ninguém se queixa da fiabilidade [:D]

carman tens razão, peço desculpa [;)] Escapou-me esse facto :sh)

O S1 ainda não foi ver. É de 2009, tem 35.000kms, jantes opcionais (não sei dizer o nome delas), AC automático, Pack Arrumação e não sei dizer mais porque ainda não o vi. É um 116i e não sei se posso dizer o preço aqui correndo o risco de levar com uma infracção?

blackalfa A minha sorte é que não costumo andar atrás, vou quase sempre no lugar do condutor [:D]

Depois de todas as propostas em cima da mesa, os meus pais irão decidir +/- e fazer uns TD posteriormente. Mas talvez vá ao stand da Alfa com a minha mãe para meter "veneno" apr:)

dci80 Também depende da posição de condução, podemos gostar de conduzir de maneiras diferente [;)] Por exemplo, quando conduzo os carros do meu tio, tenho de chegar o banco para a frente e ele tem cerca de 1,70 e tal

EDIT:

GPL obrigado pelo esclarecimento. O que um mecanico me disse uma vez, é que para uma utilização citadina os motores a gasolina são melhores mas não me lembro porque ou se terá algum sentido.
Autobahn enquadrar no perfil até enquadra...no orçamento é que não, considerando certos opcionais [:D]

Last edited:
Acho estranho assim tanto espaço pk tenho experimentado vários carros do segmento B, o mito também é do segmento B, e regulando o banco do condutor para a minha posição e só tenho 1,80, é impossivel sentar no banco de trás.

Eu tenho 1,85m , e regulando para a minha posição, as pessoas sentam-se atrás. Isto no Mito, claro.

Eu tenho 1,85m , e regulando para a minha posição, as pessoas sentam-se atrás. Isto no Mito, claro.

Mas tu consegues sentar-te atrás do banco regulado para ti? acho estranho. Até pk eu nem conduzo com o banco muito para trás. Devemos ter uma noção muito diferente de espaço.

Mas tu consegues sentar-te atrás do banco regulado para ti? acho estranho. Até pk eu nem conduzo com o banco muito para trás. Devemos ter uma noção muito diferente de espaço.

Na altura, levava o meu filho de 6 anos, que se sentou no banco de trás, e ele sentou-se perfeitamente bem.

Experimentei num stand, e nao estive preocupado com esses detalhes, vou ser sincero (até porque o carro é para mim, quem quiser ou tiver que ir atrás, que se "aguente").

Muito provavelmente, se estivermos a falar de adultos com mais de 1,70, o desconforto poderá ser algum, mas nada que um "chegar de pernas para o lado" ou o puxar 1 ou 2cm do banco para a frente nao resolva.

Na altura, levava o meu filho de 6 anos, que se sentou no banco de trás, e ele sentou-se perfeitamente bem.

Experimentei num stand, e nao estive preocupado com esses detalhes, vou ser sincero (até porque o carro é para mim, quem quiser ou tiver que ir atrás, que se "aguente").

Muito provavelmente, se estivermos a falar de adultos com mais de 1,70, o desconforto poderá ser algum, mas nada que um "chegar de pernas para o lado" ou o puxar 1 ou 2cm do banco para a frente nao resolva.

Pronto. Afinal temos o mesmo conceito de espaço. Por isso para mim próximo carro tem de ser obrigatoriamente do segmento C. Isso de andar a mexer no banco porque atrás não cabem não é para mim.

carman tens razão, peço desculpa [;)] Escapou-me esse facto :sh)

O S1 ainda não foi ver. É de 2009, tem 35.000kms, jantes opcionais (não sei dizer o nome delas), AC automático, Pack Arrumação e não sei dizer mais porque ainda não o vi. É um 116i e não sei se posso dizer o preço aqui correndo o risco de levar com uma infracção?

blackalfa A minha sorte é que não costumo andar atrás, vou quase sempre no lugar do condutor [:D]

Depois de todas as propostas em cima da mesa, os meus pais irão decidir +/- e fazer uns TD posteriormente. Mas talvez vá ao stand da Alfa com a minha mãe para meter "veneno" apr:)

dci80 Também depende da posição de condução, podemos gostar de conduzir de maneiras diferente [;)] Por exemplo, quando conduzo os carros do meu tio, tenho de chegar o banco para a frente e ele tem cerca de 1,70 e tal

EDIT:

GPL obrigado pelo esclarecimento. O que um mecanico me disse uma vez, é que para uma utilização citadina os motores a gasolina são melhores mas não me lembro porque ou se terá algum sentido.
Autobahn enquadrar no perfil até enquadra...no orçamento é que não, considerando certos opcionais [:D]

Podes dizer o preço à vontade.

De qualquer forma se é um 116 I provavelmente estará com um preço superior a um Golf TSi 1.4. novo e portanto caso seja assim o Golf será de longe uma melhor escolha.

Não sei qual o teu orçamento, mas se as 5 portas não forem necessárias iria sem dúvida para o Golf 1.4 tsi confortline.
Os Golfs TSI não são assim tão caros tendo em conta a relação performance/qualidade/espaço. Nesse aspecto são bem melhores que os diesel.
A 2º escolha seria o C30 que é um carro muito irreverente, agora com uma frente magnífica.[:cool:]
Quanto ao MiTo, neste caso nunca escolheria, é um carro pior em tudo comparando com os outros carros em proposta.

Pronto. Afinal temos o mesmo conceito de espaço. Por isso para mim próximo carro tem de ser obrigatoriamente do segmento C. Isso de andar a mexer no banco porque atrás não cabem não é para mim.

Eu tenho uma Passat, estou habituado a ter muito espaço e devido à minha estatura preciso de bastante espaço. Com o banco regulado para mim, eu não conseguiria fazer uma viagem com muito conforto atrás, mas é algo suportável e pareceu-me ter mais espaço que um Ibiza em que andei recentemente [;)]

carman 23.000, preço de tabela [;)]

AstonM o orçamento é o mais baixo possível [:D] O Golf estou à espera da proposta final com retoma e foi num stand no qual o meu pai é cliente e ainda com desconto de frota mas o 1.2 TSI confortline 5p custa 24.000€ e o 1.4 3p 25.245, preço de tabela. Resta aguardar e ver se será interessante a proposta pois neste momento o Golf está posto de lado por ser o mais caro.

A minha mãe não gostou muito da frente do Mito e das jantes 17" (só o viu em fotografias) mas o preço deixou-a na dúvida e convenci-a a ir ve-lo na 6ª.
Neste momento está mais inclinada para o S1 e se de facto o concessionário aderiu à "promoção" dos 4 anos de garantia, quase de certeza que será essa a escolha mas também ainda não se viu o carro e pode até já ter sido vendido [s)]

AstonM o orçamento é o mais baixo possível [:D] O Golf estou à espera da proposta final com retoma e foi num stand no qual o meu pai é cliente e ainda com desconto de frota mas o 1.2 TSI confortline 5p custa 24.000€ e o 1.4 3p 25.245, preço de tabela. Resta aguardar e ver se será interessante a proposta pois neste momento o Golf está posto de lado por ser o mais caro.

O série 1 é sem dúvida uma excelente aquisição e continuam-se a vender que nem pãezinhos quentes.[;)] Se o preço desse premium selection for compensador então não hesitaria.
Quanto ao preço do Golf, não sei que tipo de descontos eles estão a praticar, se fosse com abate sabia dizer-te mais facilmente. Mas de facto um confortiline já vem muitíssimo bem equipado e com a qualidade inerente que já lhe conhecemos.
Qual a proposta que a Volvo te faz, só por curiosidade?

Back