Carros com + de 300.000 Km

caditonuno, como é que nunca te falaram de mudar o óleo da cx? Isso não faz parte do plano de mautenção? Que eu saiba, nas cx manuais tem que se mudar o óleo da cx de x em x kms. Por exemplo, no Honda Jazz é recomendada a mudança de óleo da cx manual a cada 120 mil Kms (ou 60 mil, em caso de utilização severa). Não conheço nenhum caso de cx manual em que não tenha de se mudar o óleo da cx.

Eu o ano passado tive que fazer uma reparação na cx do Clio cá de casa porque os rolamentos foram à vida. É uma reparação cara, mas é preferível a substiuir por uma cx usada que não sabemos qual o estado efetivo em que se encontra.

Olha que não faltam caixas em que as marcas não recomendam a sua troca...

Em tempos até cá coloquei print de alguns manuais das certos automóveis, referente a isso.

O que indicam é que óleo é para a "vida"... tendo de ser verificado apenas o seu nível e repor se necessário.

caditonuno, como é que nunca te falaram de mudar o óleo da cx? Isso não faz parte do plano de mautenção? Que eu saiba, nas cx manuais tem que se mudar o óleo da cx de x em x kms. Por exemplo, no Honda Jazz é recomendada a mudança de óleo da cx manual a cada 120 mil Kms (ou 60 mil, em caso de utilização severa). Não conheço nenhum caso de cx manual em que não tenha de se mudar o óleo da cx.

Eu o ano passado tive que fazer uma reparação na cx do Clio cá de casa porque os rolamentos foram à vida. É uma reparação cara, mas é preferível a substiuir por uma cx usada que não sabemos qual o estado efetivo em que se encontra.
Provavelmente é a minoria. Já li uns quantos planos de manutenção e o óleo da caixa não estava preconizado no mesmo. Em alguns casos era mesmo a sua verificação, mas nunca vi a troca de X em X kms ou por idade. Mais uma vez, aqui os japunas a dar cartas.

Nos anos 90 e inicio dos anos 2000 era frequente haver carros com oleo lifetime na caixa manual.

na bmw não só não vendiam como não diziam qual era a especificação do óleo do meu carro. "aguenta a vida do carro", portanto se algum dia um retentor fôr à vida e precisar de acrescentar, mando o carro fora. Claro [:D]

Fui à oficina, pedi orçamento para trocar um sincronizador e rolamentos, deram-me o orçamento com óleo novo. Afinal vendem, sabem a especificação e até bate certo com o que os burros da motul e da fuchs recomendam para o carro.

O que eles chamam "lifetime" na realidade é "intervalo grande, se a utilização não fôr muito má para a caixa". O autocorrect já era mau na altura, só pode.
Como os óleos se estragam com o tempo e kms, se não houver outra indicação da marca, eu troco a cada 5 anos ou 100mil kms.

153218d1614339969-carros-com-de-300-000-km-460.jpg

Mais um marco decamiliário alcançado.
Renault Scenic 1.6 gasolina. 1997
Nenhuma intervenção no motor, continua a embraiagem de origem.

Anexos

• 460.jpg
    460.jpg
    80,3KB · Visualizações: 0
Última edição:
Um simples Opel Astra Caravan de 2003 é o mais recente automóvel a juntar-se à coleção Opel Classic para modelos especiais da marca.
Um dos últimos exemplares Astra de geração ‘G’, equipado com um motor 1.7 turbodiesel de 80 CV, de nível de equipamento Elegance e com ar condicionado como equipamento opcional
Opel-Astra-Caravan-514988-672x420.jpg
Opel-Astra-Caravan-514982-630x420.jpg

“O mais impressionante é que a minha Astra não envelheceu assim tanto ao longo dos últimos anos e destes quilómetros. É verdade que sou muito cuidadoso com ela, mas é incrível que o motor, a caixa de velocidades, o turbo e a bomba de alta pressão nunca tenham precisado de grande atenção. Até a embraiagem é a de origem”, diz um orgulhoso Barth, depois de 17 anos na companhia do seu Astra.

Opel-Astra-Caravan-514990-630x420.jpg
Opel-Astra-Caravan-514985-672x420.jpg

Um simples Opel Astra Caravan de 2003 é o mais recente automóvel a juntar-se à coleção Opel Classic para modelos especiais da marca.
Um dos últimos exemplares Astra de geração ‘G’, equipado com um motor 1.7 turbodiesel de 80 CV, de nível de equipamento Elegance e com

“O mais impressionante é que a minha Astra não envelheceu assim tanto ao longo dos últimos anos e destes quilómetros. É verdade que sou muito cuidadoso com ela, mas é incrível que o motor, a caixa de velocidades, o turbo e a bomba de alta pressão nunca tenham precisado de grande atenção. Até a embraiagem é a de origem”, diz um orgulhoso Barth, depois de 17 anos na companhia do seu Astra.

Opel-Astra-Caravan-514990-630x420.jpg

Curiosamente este já é um 1.7 Cdti com 80cv, que em Portugal se vendeu foram muitos poucos ou mesmo nenhum. Pois nunca vi nenhum à venda nos milhares de anúncios que tenho visto.

Mas para aquela quilometragem garantidamente já levou alternador e motor de arranque.

Ao contrário o meu Astra 1.7 Dti não é assim tão fiável tem alguns males crónicos, mas em contrapartida em 480k kms ainda tem a embraiagem, bomba injectora e injectores de origem sem terem sido mexidos.

Curiosamente este já é um 1.7 Cdti com 80cv, que em Portugal se vendeu foram muitos poucos ou mesmo nenhum. Pois nunca vi nenhum à venda nos milhares de anúncios que tenho visto.

Mas para aquela quilometragem garantidamente já levou alternador e motor de arranque.

Ao contrário o meu Astra 1.7 Dti não é assim tão fiável tem alguns males crónicos, mas em contrapartida em 480k kms ainda tem a embraiagem, bomba injectora e injectores de origem sem terem sido mexidos.

Que me recorde, de facto a versão desse motor não chegou ao mercado português.... tal como nunca chegou também o 2.0 DI de 82cv.

Última edição:
Ontem estive ao pé de 2 carros que cumprem os requisitos do tópico.

Golf 5 TDI de 2005, 105 cv (?), com 550 mil km, tendo levado o 2o motor aos 450 mil km.

Saxo 1.5d com mais de 400 mil km. Este “mandou” um válvula fora pela cabeça, e estava em reparação.

esses saxos duram, duram e duram. o AX do meu sobrinho, que há anos que anda pouco, deve ter quase mais 150 mil que esse. só mudou a embraiagem acima dos 400 mil e foi conduzido por várias mãos na família desde novo e alguns aprenderam a conduzir com ele.

tinha um tio com o golf V, comprado em 2004 ou 2005 e deve ter levado já o 2.0, mas não posso jurar (digo isto porque sempre gostou de ter o motor mais potente e ele tinha antes desse uma passat de 130cv). passou-o para o filho com mais de 400 mil poucos anos após a compra.

edit: era estilo tu, só para ir trabalhar fazia uns 40kms para cada lado e depois andava pelo país a "passear".

Última edição:
287d224355acec91af89650b70e2e55d.jpg

Opel combo 1.7 cdti a atingir a marca.

Levou aos 260k embreagem, velas e retificou injetores .

Envoyé de mon iPad en utilisant Tapatalk

Voltar
Superior