Carros com + de 300.000 Km

Como se tem portado essa caixa automática? Alguma intervenção, ou apenas as revisões programadas?

Impecável, nunca falhou.

Não tem revisões programadas, mas fez 3 ou 4 meias trocas do óleo ATF. Nunca fez troca total porque os mecânicos não sabem sangrar o sistema por completo (cerca de 8 litros), logo só troca o que está no cárter (cerca de 3 litros e meio).

Last edited:
Impecável, nunca falhou.

Não tem revisões programadas, mas fez 3 ou 4 meias trocas do óleo ATF. Nunca fez troca total porque os mecânicos não sabem sangrar o sistema por completo (cerca de 8 litros), logo só troca o que está no cárter (cerca de 3 litros e meio).

Mesmo assim é melhor do que andar lá com o óleo velho.

eu já fui com um ex-carro meu assim, disseram-me para mudar - expliquei que fazia barulho algures por ali - e entretanto fui meter ao mecânico, que afinal tinha que levar o braço, pois não se vendia só a rótula sozinha.

o meu pai e eu descobrimos o antigo carro dele (volvo S40 1.9D) a sair de um estacionamento. o carro tem cerca de 350 mil kms neste momento e um aileron pequenino. o engraçado - para nos, que o rapaz, dono do carro, não deve ter ficado contente - é que o meu pai comprou-o novo em 2002 e despachou o carro com 7 anos, motor a dar o berro e 289 mil kms... em 2010 na volvo em troca de outro, que ainda mantém e já ultrapassou os 500 mil e levou motor novo há cerca de 1 ano e pico!!!

ou seja, mais um caso de quilometragem adulterada (ou reduziram-na para os kms que o motor lá metido tinha, deram uns bons toques de cosmética e venderam-no a ganhar algum). de qualquer forma, o carro já deve também ter ultrapassado os 500 mil, isto se já não tiver mais uma centena de milhar em cima!

Impecável, nunca falhou.

Ou é mesmo assim. No meu Lexus RC200t a troca de óleo é feita apenas o que está no cárter, 3.5L (troca de serviço), isto segundo o manual do fabricante da caixa (AISIN). Trocar o óleo todo é necessário desmontar o conversor e grupo de válvulas.

Ou é mesmo assim. No meu Lexus RC200t a troca de óleo é feita apenas o que está no cárter, 3.5L (troca de serviço), isto segundo o manual do fabricante da caixa (AISIN). Trocar o óleo todo é necessário desmontar o conversor e grupo de válvulas.

Sim. De qualquer forma, o que se costuma fazer é realizar 2 ou 3 descargas para tentar retirar o máximo de óleo velho possível... E isso implica ligar o carro, utilizar várias marchas para circular o óleo em que o nível convém estar sempre certo, mas para ver o nível corretamente necessita de estar a uma temperatura específica, andar a levantar e a baixar o carro no elevador, tira e mete bujão, mais o processo eletrónico... Enfim, realizar todo este procedimento para cada vez que se faz um flush, o tempo que perderiam para fazer os 3, mais a quantidade de óleo gasto, não o vão fazer, como é natural.

Estamos a falar de uma caixa sem filtro e sem íman, a probabilidade de lá ficar lixo com apenas um flush é muito alta.

Sim. De qualquer forma, o que se costuma fazer é realizar 2 ou 3 descargas para tentar retirar o máximo de óleo velho possível... E isso implica ligar o carro, utilizar várias marchas para circular o óleo em que o nível convém estar sempre certo, mas para ver o nível corretamente necessita de estar a uma temperatura específica, andar a levantar e a baixar o carro no elevador, tira e mete bujão, mais o processo eletrónico... Enfim, realizar todo este procedimento para cada vez que se faz um flush, o tempo que perderiam para fazer os 3, mais a quantidade de óleo gasto, não o vão fazer, como é natural.

Estamos a falar de uma caixa sem filtro e sem íman, a probabilidade de lá ficar lixo com apenas um flush é muito alta.

Depende da caixa e do procedimento da mesma.

Na minha caixa do E320 recomendaram fazer só o "drain and fill" com o respetivo filtro e tal.
Já vi em foruns malta a dizer que fizeram flush e mais tarde tiveram que reconstruir a transmissão porque houve matéria que se soltou e deu cabo dos componentes.

Na minha caixa do E320 recomendaram fazer só o "drain and fill" com o respetivo filtro e tal.
Já vi em foruns malta a dizer que fizeram flush e mais tarde tiveram que reconstruir a transmissão porque houve matéria que se soltou e deu cabo dos componentes.

Por vezes o que o fabricante diz nem será o mais acertado. Havia que vendesse caixas auto "sealed for life"... A "life" é que ficava mais curta

Se for feito por by-pass não há stress nenhum.

Há caixas que é mesmo assim,sobretudo as Aisin e Jatco.

Back