Carros da década -Top Gear

MadRacer

New member
https://www.youtube.com/watch?v=K9vGJRamwnA
Vi um episódio muito antigo do Top Gear, dos anos 80 (parecia um fifht gear), nele o propósito era escolher um carro para cada década até 1980.

1900 RR Silver Ghost
1910 Ford Model T
1920 Austin 7
1930 Citroen Traction avant
1940 VW Beetle
1950 Citroen DS
1960 Mini
1970 Alfasud(?)
1980 Audi Quattro

Não concordo com o Alfasud, deveria ser o VW Golf. E talvez nos anos 80 colocasse a Renault space, naquele segmento que se julgava ser o automóvel do futuro.

E nas décadas subsequentes e o carro do século?

A minha opinião:

carro do século XX - Citroen DS

1990 - Alfa 156 - pelo design e pelo common rail, que tornaria o Diesel omnipresente na europa. Também considerei o Twingo e o Mazda MX5.
2000 - Nissan Qashqai o primeiro grande sucesso dos crossovers
2010 - Tesla Model S

E está aberta a discussão

Alfa 156 pelo design sem dúvida. Ainda hoje, principalmente as versões MK1,5 e MK2, resultam bastante bem.
Já em relação à omnipresença do diesel, diria que se deve mais aos TDI VAG, dos finais dessa mesma década. Já vi pessoas a trocar os lettering DTI, JTD, etc... por TDI [:D][:D][:D]

1990 - Honda CRX porque era o carro do meu pai
2000 - Honda jazz II porque foi o meu primeiro carro
2010 - Honda jazz III porque foi o meu segundo carro

Sei que os TDI levaram aos 4 cantos da europa o diesel. Mas foi o common rail da Fiat, vendido à Bosch, que democratizou e modernizou o diesel.
OS TDI até meados da primeira década do século XXI era injector bomba e não common rail

Não sei qual o critério para escolher o carro, mas aqui vai

Anos 90
- A3 (terá sido o primeiro premium segmento C?) - toda a Audi teve um grande boost nesta década acho
- Classe A e A2 (mini-monovolumes premium)
- F50 (é sempre um evento da década)
- NSX (bla bla hypercar on a budget)
- F1 (melhor desportivo de sempre(?))
- 206 (pelo sucesso gerado por todo o mundo)
- Monovolumes Sharan/Galaxy/Alhambra (foi uma febre no final da década)
- Smart (mini-carro para ricos, os pobres compravam um Cinquecento [:)])

Anos 2000
- Prius (iniciou a saga dos híbridos, elétricos, etc)
- Novo Mini (revival que pegou e recuperou a marca)
- Veyron (400 km/h sem perder parafusos)
- Enzo (carro f1 road legal)
- Cayenne (1º diesel Porsche e SUV de marca desportiva (ok esquecendo aquele Lambo estilo humvee)
- Quasquai (a moda SUV e salvou a marca de uma provável falência)
- CLS ("coupe" 5 portas)
- Continental GT (um desenho intemporal?)

Anos 2010
- Leaf
- Tesla S
- Fiat 500 (revival)

Os critérios são simples, o carro com mais impacto na industria dessa década, impacto que perdure ainda hoje. Não são todos os que de uma maneira tiveram impacto... E que estavam ao alcance do comum dos mortais (ok, ok, o RR não, mas tendo em conta que nessa altura todos os carro eram caros...)

Anos 90 - Colocaria o Renault Twingo, AlfaRomeo 156, Renault Scénic, Mercedes SLK, Porsche 996 ou o BMW E36 embora precisasse de analisar mais a fundo este tema...
Anos 2000 - Nissan Qashqai, Toyota Prius, Mercedes CLS, Audi A5 Coupé ou o Mini

Back