Carros Híbridos - Após 10 anos

De qualquer maneira o carro foi substituído por um simples Diesel!
Era de 2004 e tinha cerca de 175.000, as baterias começaram a dar sinais de desgaste este ano com várias idas à oficina para reparar as baterias.
Cumps
1º, o preço das baterias algo elevado mesmo para o que tenho lido sobre a Honda.
2º, pelo que tenho visto a Honda normalmente até faz alguma "atençãozinha" em situações semelhantes
3º, que fossem 2000€ (Que é o valor mais alto que tenho ouvido falar para a Honda). São custos....
O tal substituto diesel se for um carro do mesmo preço, quando tiver a mesma idade também irá valer à volta do mesmo, e facilmente poderá ter despesas surpresa do mesmo valor, e a situação e a mesma.....

Eu "descartei" um diesel de 30 000€ em novo com 8 anos, porque as despesas no horizonte curto somando as despesas que ja tinha tido no ultimo ano, chegavam ao valor que conseguiria por ele... por isso é relativo...

Entre trocar um FAP ou trocar o KIT de baterias (Apos os 10 anos) sinceramente tanto me faz....

E ja nem vou falar de bimassas, porque por acaso nunca troquei, nem no meu atual diesel com 120k e 8 anos... É provável que dure ate aos 10 anos, mas depois disso...... ate porque ja nem esta muito famoso....

Diria então que o plug-in se torna mais dispendioso comparativamente com os híbridos ou os consumos são mais poupados dos plug-in? Não percebo muito disto, mas penso que é o caminho daqui a uns anos optar por estes carros. Eu gosto bastante do Golf GTE, mas 40 e tal mil euros e dps não vi ng a ter um deles não tenho esse feedback

Diria então que o plug-in se torna mais dispendioso comparativamente com os híbridos ou os consumos são mais poupados dos plug-in? Não percebo muito disto, mas penso que é o caminho daqui a uns anos optar por estes carros. Eu gosto bastante do Golf GTE, mas 40 e tal mil euros e dps não vi ng a ter um deles não tenho esse feedback

num plug in tens muito mais autonomia no modo eletrico.
se os percursos diarios forem pequenos, pode andar sempre no modo eletrico

Algum sitio onde possa ler mais sobre esse assunto?
http:/prius-pt.com

É ler os DB. Mas atenção que o Golf GTE e o Prius Plug-in são muito diferentes em vários aspectos (tipo de motor, simplicidade da "caixa", etc)

Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk

http:/prius-pt.com

É ler os DB. Mas atenção que o Golf GTE e o Prius Plug-in são muito diferentes em vários aspectos (tipo de motor, simplicidade da "caixa", etc)

Eu da Toyota prefiro o modelo Auris. Quanto ao Golf GTE para custar 40mil € tem de ser uma máquina. O Auris deve andar quase na metade desse valor :sh)

O Auris não é Plug-in. O Prius Plug-in custa a partir dos 33000 e vai até aos 35000

O Auris não é Plug-in. O Prius Plug-in custa a partir dos 33000 e vai até aos 35000

Eu percebi pelo que o user marrokino disse. Inicialmente pensava que era tudo igual (desconhecia a designação plug In). [;)]

Aqui fica a tabela com a percentagem de falhas em cada um dos modelos:

tapatalk_1449776029185.png

Como ser pode ver, vou perder o sono quando o meu Prius fizer 10 anos:rolleyes:

Attachments

• tapatalk_1449776029185.jpg
    tapatalk_1449776029185.jpg
    14.3 KB · Views: 0
Conduzi uma vez um IMA e o carro não pareceu mau de todo a nível de performances.

Do que não gostei nada foi daquela caixa de variação continua.

Fiz um arranque até praticamente os 120/140km/h, já não me recordo bem e desde que arranquei até que tirei o pé do acelerador, o ponteiro das rotações não saiu do redline. É uma sensação bastante esquisita.

Eu quero ver é daqui a uns anos quando for preciso trocar as baterias aos eléctricos. Para o Leaf por exemplo fala-se em actualmente em cerca de $5500 com entrega do pack antigo (que não sei se tem de estar a funcionar bem)... Em cima desse valor ainda há que acrescentar o IVA e custos de instalação. E num eléctrico com baterias danificadas, não há motor extra como nos híbridos. Se for necessária a troca... Ou paga-se ou fica a um canto.

Eu quero ver é daqui a uns anos quando for preciso trocar as baterias aos eléctricos. Para o Leaf por exemplo fala-se em actualmente em cerca de $5500 com entrega do pack antigo (que não sei se tem de estar a funcionar bem)... Em cima desse valor ainda há que acrescentar o IVA e custos de instalação. E num eléctrico com baterias danificadas, não há motor extra como nos híbridos. Se for necessária a troca... Ou paga-se ou fica a um canto.

Isso não é assim tão linear. Uma bateria não avaria de um dia para o outro, excepto se tiver algum modulo danificado, mas isso aparece logo nos primeiros tempos. E mesmo um módulo "ranhoso" não impede o carro de circular.

Actualmente a Nissan dá uma garantia de 5 anos/100000Km na bateria de 24kWh e 8 anos/160000km na de 30kWh. O que significa esta garantia: essencialmente, além de possíveis módulos com defeito, se ao fim desse tempo/kms perderes 30% da capacidade, tens direito a uma bateria nova de graça.

O programa de trocas, que era 6000€ o ano passado e 5000€ agora, permite aos utilizadores com baterias que fizeram mais que esses 100000km e degradaram mais que o previsto (aconteceu casos na Califórnia, onde as temperaturas mais elevadas tiram vida às baterias) trocarem a bateria por uma nova, entregando a antiga e pagando esse valor.

Isso não é assim tão linear. Uma bateria não avaria de um dia para o outro, excepto se tiver algum modulo danificado, mas isso aparece logo nos primeiros tempos. E mesmo um módulo "ranhoso" não impede o carro de circular.

Estava-me a referir especialmente à perda da capacidade. Porque por melhor que sejam, duvido que em 10 ou 15 anos, umas baterias dessas estejam nas devidas condições.

Se calhar o carro até trabalha, mas ao invés de ter uma autonomia de 200km, tem de 20 ou 30km. Já para que não falar que não sei até que ponto o controlo da autonomia continuará a ser fiável. Deveria ser engraçado a dizer que ainda tinha autonomia para x km e muito antes disso, pufff...

Não antevejo um futuro muito brilhante para os carros eléctricos actuais daqui a um tempo... Mas espero estar enganado.

Estava-me a referir especialmente à perda da capacidade. Porque por melhor que sejam, duvido que em 10 ou 15 anos, umas baterias dessas estejam nas devidas condições.

Se calhar o carro até trabalha, mas ao invés de ter uma autonomia de 200km, tem de 20 ou 30km. Já para que não falar que não sei até que ponto o controlo da autonomia continuará a ser fiável. Deveria ser engraçado a dizer que ainda tinha autonomia para x km e muito antes disso, pufff...

Não antevejo um futuro muito brilhante para os carros eléctricos actuais daqui a um tempo... Mas espero estar enganado.

Mas a perca de capacidade é linear e mais dependente das temperaturas do que do uso. Por isso é que a Tesla tem uma boa refrigeração do pack. Além disso, tendo em conta o tempo/kms que os fabricantes estão a dar, somado com a poupança que se tem (tanto em combustíveis, como em manutenção) mais a descida de preço das baterias, o impacto depois de uns bons anos de usufruto não é assim tão grande [;)]

Trabalho? Não! Será por necessidade mas com o prazer de ficar a saber mais. [;)]

Houvesse mais users assim, e percebiam a minha "paixão" por todo o sistema HSD. É que é simplesmente engenhoso e ao mesmo tempo de uma simplicidade extrema. É daquelas coisas que nos deixam a perguntar: porque é que mais ninguém inventou isto mais cedo? [;)]

Fiz um arranque até praticamente os 120/140km/h, já não me recordo bem e desde que arranquei até que tirei o pé do acelerador, o ponteiro das rotações não saiu do redline. É uma sensação bastante esquisita.

É esquisita por não estares habituado. Agora pensa um bocadinho. Se queres acelerar um carro a fundo ate atingir uma certa velocidade, o que é mais natural: a) o motor dar linearmente toda a potência disponível até atingir essa velocidade; b) o motor subir lentamente de rotação, disponibizando cada vez mais potência, atingir o regime/potência máxima, meter mudança, queda de rotação, nova subida lenta de rotação e potência, so on e so on até chegar lá vários "soluços" depois?

O problema é que as pessoas habituam-se a uma coisa que não faz sentido, e depois estranham a que na verdade o faz.

num plug in tens muito mais autonomia no modo eletrico.
se os percursos diarios forem pequenos, pode andar sempre no modo eletrico

Não faz sentido falar de autonomia em híbridos, a bateria é apenas um armazém temporário e limitado de energia e não é destinada a andar em modo EV continuamente.

A maior parte das pessoas faz percursos pendulares diários dentro do alcance de um plug-in.

Exemplo de um Prius plug-in, para o qual muitas pessoas acham a autonomia de 20 km "poucochinha".

133737d1449796555-carros-hibridos-apos-10-anos-best-20ev-201000-20km.jpg-600x450.jpg

Best%20EV%201000%20km.jpg-600x450.jpg

Venho só acrescentar a minha experiência a esta carneirada. Vale o que vale. Espero que ajude a quebrar alguns mitos.
Em Dezembro de 2011 "arrisquei" e decidi comprar um híbrido para fazer 30/35k kms por ano.
Tenho Prius de 2007.
- 210000 kms
- média de 4,51 L/100 desde que o comprei (mais ou menos com 85k)
- gasta 6,54€/100kms
- O pior consumo de deposito inteiro foi 5.61 L/100 (com muita AE a mais de 150...)
- O melhor foi 3.8L/100
- gastei 8585€ em gasolina (o valor do combustível já passou o valor comercial do carro)
- A bateria ainda está dentro da garantia, que é revalidada a cada revisão.
- Só levou um conjunto de pastilhas (ainda tinha as de origem) à frente e uma bomba de água
- vai no terceiro conjunto de pneus (2 na minha mão e ainda a 80%)
- nunca irá levar embraiagem (não existe), e porventura não precisará de mudar distribuição nos próximos tempos (corrente)
- não usa óleo caríssimo (10w40 normal)
- as revisões na marca andam pelos 110€ (com excepção que a cada 90000 são 270€ à conta das velas)

O preconceito de que estes carros andam pouco é mesmo isso, um preconceito. É verdade que a velocidade máxima não passa dos 180, mas em termos de recuperações, ultrapassagens, subidas é melhor do que qualquer turbo diesel de 115 cv da mesma categoria. 10,9s dos 0-100, o mesmo que um BMW 316d do mesmo ano, que por acaso é ligeiramente mais potente e não tem um pack de baterias na mala.

Comportamento em curva é medíocre e a direcção é pouco precisa, pelo menos nesta geração. Provavelmente é feito para agradar ao mercado norte americano, pois as suspensões são muito macias e viradas para o conforto.

Em resposta ao criador do tópico - que tenha que dar um dia 1300€ quando o carro só vale 2000€ não me preocupa muito. Tive que dar 1500€ pela reparação do sistema de alimentação de alta pressão do meu carro anterior (diesel) aos 200k. Desconheço a realidade da honda, mas acho que mesmo pelo que dizes, o civic hybrid não representa "os hibridos".

em termos de valorização/desvalorização - paguei por ele menos que um Golf TDI (outra hipótese considerada) do mesmo ano. Por um carro que tem Bluetooth, comandos de voz, GPS, estacionamento automático, abertura de portas sem chave, câmara de marcha atrás, cruise control... e o Golf... enfim... não é preciso dizer. Quando os dois tiverem 350k kms não me parece que a diferença de valor comercial seja uma coisa abismal e a probabilidade de gastar 1500€ numa reparação é a mesma.

Quanto aos 10 anos de Híbridos estava à espera que as coisas tivessem avançado um bom bocado, o que faz o meu Civic um carro atual, ou seja, por 25.000€ não consigo comprar nada muito melhor, esperava ver plugins por esse preço, afinal de contas já passaram 10 anos, mesmo o novo Prius que vem aí, continua a ter baterias com a mesma capacidade de um Prius 2 gerações atrás.

Ora bem, tanto avanço tecnológico e as baterias continuam na mesma...pensa lá um pouco. Não será porque não é preciso mais para um híbrido?

Não confundir híbrido com eléctrico ou com híbrido plug-in! São filosofias diferentes, todas válidas, mas cada uma para o seu tipo de utilização.

Back