Carros usados e test-drives

jcpr

New member
Boas,

Imaginem que têm um carro vosso que vão colocar à venda.

Qual a vossa politica em relação a test-drives?

Deixam outras pessoas conduzirem o vosso carro livremente? Impõem condições? Quais?

Não existem pessoas a fazer test-drives, mesmo que não façam intenção de o comprar, só para poder dar uma esfrega no carro (sobretudo carros desportivos)?

Nunca vendi nenhum carro, nem espero vir a vender tão cedo.

Mas tenho um familiar que vendeu um Punto HGT que estava em muito bom estado, e que foi sujeito a 3 test-drives antes de ser vendido. Nos 3, os supostos compradores experimentaram o carro e depois de andarem a puxar um bocado por ele, sairam-se com desculpas do estilo "ah... o carro não era bem o que eu estava a pensar", "ah... pensava que tivesse mais força", "epá... faz muito barulho". Dá a impressão que nunca o quiseram comprar, apenas "experimentar". Curiosamente, o meu familiar vendeu-o a alguém que foi apenas à pendura.

Qual a vossa ideia/experiência nesta questão?

Deixariam outros conduzir o vosso carro à vontade?

As pessoas já não deveriam ir preparadas para o que o carro é? Uma coisa é um carro ter algum problema e aí claro, não há venda. Outra bem diferente é estarem à espera de um carro silencioso, quando ele tinha um escape modificado (dizia assim no anuncio também).

Digam de vossa justiça...

Deixam outras pessoas conduzirem o vosso carro livremente? Impõem condições? Quais?

Não existem pessoas a fazer test-drives, mesmo que não façam intenção de o comprar, só para poder dar uma esfrega no carro (sobretudo carros desportivos)?

Já vendi e comprei alguns carros.
E sobretudo nos desportivos é só uma voltinha ao quarteirão.

Quando querem esticar, só com algum tipo de garantia no valor total do carro.
Ficarias admirado com a quantidade de artistas que só querem dar uma voltinha para ver como é.

Quando tive o Williams à venda eram montes de telefonemas a dizer que tinham de conduzir no mínimo meia hora e ideias do género, e pasme-se a pessoa que o comprou nem o conduziu.

Aliás para testar um carro não é a esmifrar que se percebe a condição do mesmo, e se querem mesmo saber se está em condições ou não é só marcarem encontro no Bosch Car service mais próximo.

Normalmente conduzo eu o carro, mas também já dei a conduzir em alguns negócios.

Depende da situação/comprador. Aliás, existem pessoas que mesmo após oferta, se recusam a conduzi-lo, e não são apenas casos de desinteresse, pois já vendi carros nessa condição.

Normalmente conduzo eu o carro, mas também já dei a conduzir em alguns negócios.

Depende da situação/comprador. Aliás, existem pessoas que mesmo após oferta, se recusam a conduzi-lo, e não são apenas casos de desinteresse, pois já vendi carros nessa condição.

Um tio meu, que queria vender um Alfa 33, teve um azar em situação de TD, o comprador entusiasmou-se e estampou-se...
Foi o cabo dos trabalhos para conseguir algum dinheiro para resolver a situação.

Usados ou novos nunca comprei um carro sem experimentar assim como nunca precisei de esticar mudanças ou andar a velocidades loucas para aferir o comportamento e estado do mesmo.

Ir experimentar sem o proprietario ao lado nem sequer é equacionado.

Ha e ja agora... ir fazer um test drive particular sem qualquer intenção de compra é de quem não tem dois dedos de testa.

Last edited:
Querem ver que se começa a fazer luz nas cabecinhas pensadoras aqui do forum e começam a perceber porque é que os vendedores não gostam dos test-drives....? Querem ver...

Uma volta pequena é mais que suficiente. Se o quiserem ver a puxar, só à pendura.

Sempre experimentei os carros que comprei em 2ª mão... no lugar do pendura! Sempre foram bons negócios!
Mas os carros estavam sempre em estado exemplar e os donos não eram de andar a estragar. Nunca comprei num stand pois aí a conversa seria diferente!

Experimento assim para ver o estilo de condução do condutor(Ainda que possa estar a fazer teatro) e para estar mais atento a certos ruídos e pormenores...

Do resto, observo atentamente o carro de todos os ângulos e vejo sempre o motor com muito cuidado.

Apesar de sempre ter feito isto, aconselho sempre um teste se depois das primeiras impressões houver vontade de comprar. Num teste podem-se revelar coisas como trepidações no pedal da embraiagem ou direcção, estado dos travões, etc...

Cumps

Querem ver que se começa a fazer luz nas cabecinhas pensadoras aqui do forum e começam a perceber porque é que os vendedores não gostam dos test-drives....? Querem ver...

Queres ver que comprar um carro num stand é o mesmo que a um particular? Ou que a margem de lucro se existir (no caso do particular) é sequer comparável?

E já agora o vendedor vende os seus próprios carros? [;)]

Eu deixei sempre conduzir o carro, comigo ao lado. Se vir que estão a abusar, o TD acaba logo ali...

Last edited:
Tenho o Barchetta à venda há cerca de 6 meses e já o mostrei a mais de 10 pessoas. Desses todos só um ou dois é que não o conduziram.

Se disser que grande parte deles foi só para andar no carro, sem intenção de comprar, não irão acreditar. Aliás, quando conseguir vender o carro, vou contar aqui umas quantas histórias.

Nunca tiver o azar ou a necesidade de ter que vender a particulares e fazer tds com eles a "esmifrar" o carro. Acho que dava em maluco.
Escafia é exclusiva do Dono. [:blush:] (ou amigos mais chegados que sabem que se estragam,pagam)

Conheço desgraçados que sofrem a bom sofrer nestes casos.
Espero nunca vir a ser um deles.

pmv6,

Deste o TT em troca no stand?[;)]

Yep. E foi por um preço justo (acima da média).

O carro estava recheado de extras e muito bem tratado e o stand, ao contrário do que é normal, valorizou isso.[:cool:]

Por acaso nunca consigo que façam test drives aos meus carros... devo arranjar joias demasiado valiosas para se estragarem nas mãos de alguem [:)]

Mas penso que se isso acontecesse, que não me importaria de que conduzissem um pouco para experimentar..

Agora andar a experimentar carros só para curriculum... não acho nada bem.. mas cada um saberá de si.. mas casos como esse Punto HGT há aos pontapés [:D]

Queres ver que comprar um carro num stand é o mesmo que a um particular? Ou que a margem de lucro se existir (no caso do particular) é sequer comparável?

E já agora o vendedor vende os seus próprios carros? [;)]

Eu deixei sempre conduzir o carro, comigo ao lado. Se vir que estão a abusar, o TD acaba logo ali...

O que têm de diferente ser particular ou um stand de diferente em relação aos test-drives...?? Só se for o particular fazer 1/20 do que faz o stand...

Falta um boneco aqui ao fórum...é um smiley a assobiar :rolleyes:

smiley-face-whistle-2.gif

Mas essa febre experimentalista também se aplica a outras coisas: casas e electrodomesticos.
Há casais que para se entreterem ou arranjarem ideias para casa, andam os fins-de-semana a ver a casa dos outros.[8b]

Também se vêm aves raras a comprarem GPS em Agosto para devolverem a meio/fim do mes depois de o utilizarem em férias. E quem diz gps, diz plasma para o fim-de-Ano etc etc.

Pois é!!!

Back