Carros "velhos" e economicos

Lopes22

New member
Boas :)
Andava aqui a matutar numa futura compra. É o seguinte, procuro saber que carros usados tem bons consumos e que são considerados fiaveis.
A estetica importa claro mas nao é o mais importante.
Desempenho nao, para isso tenho outro carro.
Pode ser comercial.

Andei a pensar em Saxo 1.5d, golf 2/3 1.9...

Os entendidos podem dar algumas sugestoes por favor?

Por fiavel quero dizer que tenham uma taxa de avarias menor que os outros parecidos. É claro que os carros antigos nao veem novos, para mais se forem a diesel.
Imagina:
Restaurar o carro A e ele aguentar bastante tempo apenas com manutenção.
Restaurar o carro B e ele estar constantemente a avariar.

Nao sei se isto é possivel, é um bocado relativo. Mas por exemplo carros a gasolina dos anos 90 vejo montes de gente a falar bem dos Hondas ou japoneses em geral.

Carros velhos e economicos a diesel? Why not? Golf 2 1.6 gtd, 1.9d, golf 3 1.9 tdi. Passei um ano inteiro a fazer viagens de 100km diarias num golf 2, e nunca me deu nenhum problema. Mas para dizer a verdade o carro estava em muito bom estado e foi sempre bem tratado, é muito difícil arranjar um golf 2/3 "vivo" nos nossos dias.

Carros velhos e economicos a diesel? Why not? Golf 2 1.6 gtd, 1.9d, golf 3 1.9 tdi. Passei um ano inteiro a fazer viagens de 100km diarias num golf 2, e nunca me deu nenhum problema. Mas para dizer a verdade o carro estava em muito bom estado e foi sempre bem tratado, é muito difícil arranjar um golf 2/3 "vivo" nos nossos dias.

Estes não são assim tão fiáveis quanto se pensa e é preciso ter bastante cuidado na aquisição.

Sugiro um de segmento B, atmosférico.

com o motor PSA 1.5D tens o Micra/Saxo/106, estes 3 fazem consumos abaixo dos 5 litros e continuam a ser poupados na oficina, o único defeito que têm é que não "andam nada". A andar bastante bem e a gastar o mesmo ou até menos tens o Arosa/Lupo 1.4TDI, perde na fiabilidade e nos custos da oficina mas continua a ser um dos carros menos propensos a dar chatices no grupo VW pela sua simplicidade.

Se tem que ser diesel, barato e fiável, que seja um 1.5d. Seja um Saxo, 106 ou um Xsara.

O Golf 2 GTD é uma máquina de fazer fumo e barulho. Nem sequer é assim tão económico.

A gasolina, um Uno 45 ie seria o ideal. Ando com um há uns meses e é menos cangalho do que se pinta (embora continue a ser cangalho). O Punto 55 gasta muito ligeiramente mais e também é muuuito ligeiramente mais caro, na hora de arranjar peças usadas de chapa e afins (IMO).

Concordo com as sugestões que deram.

O Saxo 1.5D é um bom exemplo, é um motor simples, económico e fiável , claro que é lentinho mas não se pode ter tudo.

Os fiat's Unos e puntos a gasolina também são boas apostas assim como o saxo 1.1 por exemplo.

Em todos eles a manutenção acaba por ser mais ou menos equivalente.

Nos casos dos golf /ibizas/cordobas 1.9 TDI , GTD ou golf II GTD 1.6 é preciso ter mais cuidado porque por norma são carros cheios de anos e KM.

procura um 1.9 tdi que te pareça em bom estado. O motor do saxo 1.5d é bom, mas achei o resto do carro menos robusto que um ibiza que tive.

Concordo com as sugestões que deram.

O Saxo 1.5D é um bom exemplo, é um motor simples, económico e fiável , claro que é lentinho mas não se pode ter tudo.

Os fiat's Unos e puntos a gasolina também são boas apostas assim como o saxo 1.1 por exemplo.

Em todos eles a manutenção acaba por ser mais ou menos equivalente.

Nos casos dos golf /ibizas/cordobas 1.9 TDI , GTD ou golf II GTD 1.6 é preciso ter mais cuidado porque por norma são carros cheios de anos e KM.

E bastante esmifrados, pois quem os conduz normalmente tem bone e pensa que comprou um maquinão...

Segmentos B a gasolina, nas versoes mais fraquinhas, (1.0; 1,1; 1,2) muitas vezes são de mulheres ou pessoas que não andam muito, idosos. Os motores em geral são simples e vem com poucos km. Não são tao económicos como os diesel, mas são muito baratos e não gastam muito.

Velho e barato são conceitos subjectivos...

Estes exemplos de Puntos a gasolina dos anos 90, são 20/25 anos por 500/1000€.
Os TDI de 90 1.6 ou 1.9 são um pouco mais caros mas é quase impossível apanhar um bem tratado e que não tenha sido vigarizado.

Se calhar por 3000/3500€ já se compra um comercial com 10 anos, e económico tanto em consumos como manutenção.
Por exemplo os C3 1.4 HDI ou os 206. Os Corsa 1.7...

É assim. Tenho um familiar com um saxo 1.5d. É pai de um primo meu e o pai dele diz que prefere andar no saxo do que na scooter que tem porque consome menos xD
Eu tenho uma panca pelo golf 2 e gosto dos peugeots 206. Tenho um 206 1.6 gti mas bebe um bocadito :(. Gosto da estetica, etc no 206. Que dizem dos motores diesel?

Voltar
Superior