Carta A2+B

Pepper456

New member
Boas pessoal,
Tenho 16 anos a fazer 17 no próximo dia 27 e, com isso, a faltar 1 ano para poder tirar essas 2 cartas.
Sei que posso ter aulas de código antes dos 18 mas não sei se posso ter aulas de condução antes de ter feito o exame de código, que só posso fazer com 18...
O que eu queria saber era se posso fazer todas as aulas de código e condução e logo que fizer 18 fazer os exames (nem que seja um numa segunda e outro na sexta kkkk).
Digam tb conselhos práticos (principalmente se vai alterar alguma coisa em 2018 e preços. Se tiver alguém aqui que andou na conduvallis ou valonguense (Valongo, Porto) agradeço o vosso feedback com os instrutores e isso.

Desde já obrigado pela atenção.
André Pimenta

Podes te inscrever numa escola, e começar as aulas de código aos 17 anos e 6 meses e só podes fazer exame de código com 18 anos.
As aulas de condução só podes ter depois do código feito, mas algumas escolas de condução facilitam e deixam ter umas quantas antes mesmo do exame de código, mas nunca poderás fazer as 32 aulas de condução antes do exame de código.

Paguei 510€ em 2015 com 40€ de aulas extras e 30€ da emissão de carta incluídos, podia ter pago cerca de 350€ mas a qualidade não tinha nada haver...

A A2 tirei em 2016 e foram 330€(30€ de emissão de carta).

É tudo bastante acessível, é só estudar um pouquinho

Podes te inscrever numa escola, e começar as aulas de código aos 17 anos e 6 meses e só podes fazer exame de código com 18 anos.
As aulas de condução só podes ter depois do código feito, mas algumas escolas de condução facilitam e deixam ter umas quantas antes mesmo do exame de código, mas nunca poderás fazer as 32 aulas de condução antes do exame de código.

Paguei 510€ em 2015 com 40€ de aulas extras e 30€ da emissão de carta incluídos, podia ter pago cerca de 350€ mas a qualidade não tinha nada haver...

A A2 tirei em 2016 e foram 330€(30€ de emissão de carta).

É tudo bastante acessível, é só estudar um pouquinho
Falaram me que era obrigatório fazer no mínimo 8 aulas de condução antes do exame de código, e verdade???

Não sei se as regras já mudaram, mas no meu tempo, que não foi assim à tanto quanto isso, primeiro fazia o código e só depois a condução.

Em todo o caso, já ouviste dizer que a pressa é inimiga da perfeição?

Não sei se as regras já mudaram, mas no meu tempo, que não foi assim à tanto quanto isso, primeiro fazia o código e só depois a condução.

Em todo o caso, já ouviste dizer que a pressa é inimiga da perfeição?
Sim eu sei mas é por isso q logo q poder começar vou começar, para fazer tudo com calma... Agora alguém que tenha tirado a carta nessas escolas podiam dar me opiniões??? E preços??? (já li num tópico aí que um rapaz tirou a carta B e ofereceram lhe a A2, isso é verdade???

Desde já obrigado pela atenção,
André Pimenta

Sim eu sei mas é por isso q logo q poder começar vou começar, para fazer tudo com calma... Agora alguém que tenha tirado a carta nessas escolas podiam dar me opiniões??? E preços??? (já li num tópico aí que um rapaz tirou a carta B e ofereceram lhe a A2, isso é verdade???

Desde já obrigado pela atenção,
André Pimenta

nunca acredites em tudo o que lês, ninguém dá nada a ninguém, quanto a preços vais ter de ir as escolas que tens na tua área de residencia e perguntar por quanto ficará o que pretendes, o que valores varia muito de zona para zona do país e da quantidade de escolas que existam...

o restante já te foi explicado podes começar aos 17 anos e meio a fazer o código, quanto a aulas de condução feitas antes do exame de código penso que não devem ser necessárias, mas como estas coisas andam sempre a mudar, como eu disse na escola será o local mais indicado para tirar as duvidas...

e como já foi dito não faças as coisas á pressa, é com calma pois os chumbos e aulas extraordinárias não são baratas...

Além disso a escola tem mais alunos para leccionar, duvido muito que consigas fazer as aulas todas duma vez, como dizes que queres fazer. Só conheci um caso assim, por causa da faculdade, e porque era da Madeira e veio para o continente. Além disso as marcações de exames não são de um dia para o outro.

Na escola onde eu tirei não deixavam fazer mais de 3 aulas de condução por semana, acho.

acho que a partir do momento em que é emitida a licença de aprendizagem podes fazer código e condução ao mesmo tempo. a questão é que acho que o imt só emite quando á data o proponente tiver 18 anos.

na altura que tirei fiz aulas de condução ainda antes de ter ido a exame de código, mas tinha quase todas dadas e foi algo "autorizado" pelos instrutores. até porque não se vai para a estrada sem ter noção mínima das regras e sinaléticas.

eu era daqueles que tinha tesão do mijo e como tinha disponibilidade de tempo consegui tirar a carta em menos de 2 meses (se não me falha a memoria), houve dias em que fazia 2 aulas seguidas e para não esperar pela data que a dgv marcaria fui logo pela APEC e marcaram os exames de uma semana para a outra[:D]
só não sei se agora as coisas continuam iguais.

Já tirei a A e a B separadas e só te posso dizer que:

- Cuidado com as escolas muito baratas, pois muitas vezes dão as aulas à balda e de maneira ilegal (p.e. mais de um instruendo de cada vez)
- Às vezes fazem de propósito para que o aluno chumbe ou se sinta nervoso perto do exame para este gastar €€€ em aulas extras, para irem buscar o prejuízo. Isto até já foi relatado aqui no fórum por um instrutor de uma dessas escolas
- Como disseram, nos centros privados, a marcação dos exames é muito mais rápida que no IMT. No entanto, é mais caro.
- Em teoria, só podes marcar o exame teórico depois de feitas as aulas e o prático depois de passares no teórico e feitas as aulas práticas. No entanto, as escolas sabem que os exames costumam demorar a marcar, pelo que elas pedem a marcação com alguma antecedência, mas nunca antes de passar tempo suficiente para dar a impressão que fizeste as aulas todas
- Com tudo a correr nos carris e sem problemas nem atrasos, não contes com menos de dois, três meses para tirar ambas as cartas.[;)]

Desejo-te boa sorte como condutor e, acima de tudo, muito juízo que é coisa que não abunda quando temos 18 anos. E muito, mas muito cuidado com a mota.[;)]

As escolas de condução variam imenso, tanto em preços como em qualidade (nem sempre mais caro é melhor) e dentro da própria escola podes ter uma disparidade de qualidade entre instrutores.

Eu preferi mais qualidade e não me arrependi nem um bocadinho, adorei a aprendizagem.

Quanto ao tempo, tirei a B em quase 3 meses certos, foi 1 mês para aulas de código(fiz cerca de 50 aulas num mês) e as de condução foram 3 meses. Mas lá está, eu tinha bastante disponibilidade, apenas estava ocupado 2 manhãs por semana! Quanto à A2 foi bem mais rápido, cerca de 2 meses, mas aqui já não tinha tanto tempo e ainda "engonhei" para fazer o exame de código(10 perguntas).

Tudo depende de ti e do tipo de ensino que a escola tiver

Obg pelo vosso feedback...
Não tem aqui Nng que andou nas escolas acima mencionadas e que me diga a qualidade do ensino pf???
Outra coisa que eu tenho muito medo é a questão da carta provisória (regime probatório) que dura 3 anos e que não posso fazer nenhuma m*rodinha, isso é um problema assim muito grave???

Obg pela consideração,
André Pimenta

Não será problema nenhum são não fizeres asneirada, e mesmo que faças é freciso ser apanhado em flagrante, coisa que é difícil acontecer em Portugal.

Em todo o caso, depois dessa data a carta não é vitalícia como muita gente pensa, apenas te é dada uma "2ª oportunidade", ou não [:D]
Com responsabilidade, nada tem para correr mal, e não subestimes as tuas capacidades.

Não tem aqui Nng que andou nas escolas acima mencionadas e que me diga a qualidade do ensino pf???
Outra coisa que eu tenho muito medo é a questão da carta provisória (regime probatório) que dura 3 anos e que não posso fazer nenhuma m*rodinha, isso é um problema assim muito grave???

Obg pela consideração,
André Pimenta

durante os 1ºs 3 anos se fores apanhado sujeitas-te imediatamente a ficar sem carta e ter de a ir tirar novamente e com penalização de só a poder tirar salvo erro novamente ao fim de 1 a 2 anos depois da infracção, as coisas hoje em dia estão muito mais restritas, por isso juízo...

Obg pela consideração,
André Pimenta

Durante o período probatório, ficas sem carta ao fim de duas CO grave ou uma muito grave. Se andares a cumprir"os mínimos", só muito dificilmente tens problemas. ;)

Prnt, agr precisava de saber ideias para o meu primeiro carro, estava a pensar importar da Alemanha um Nissan 350z tipo o que vou mostrar na foto. Acham que é um bom carro para aprender??? Dêem sugestões.

Atentamente,
André Pimenta

6751.jpg

Prnt, agr precisava de saber ideias para o meu primeiro carro, estava a pensar importar da Alemanha um Nissan 350z tipo o que vou mostrar na foto. Acham que é um bom carro para aprender??? Dêem sugestões.

Atentamente,
André Pimenta

Ver anexo 141841

vais importar, vais. depois de veres o que pagas de legalização até te caem os tintins! [:D]

tira mas é a carta e DEPOIS pensa em comprar um carro adequado a quem não tem qualquer experiência de condução. quando vivia em casa dos meus pais, o meu vizinho, alguns anos mais velho que eu, conduzia os camiões do pai e metia os camiões com atrelado de traseira desde os 14 anos. foi à condução e... chumbou!

por isso tem mas é juízo e pensa uma coisa de cada vez... [;)]

Voltar
Superior