TiagoLeal
New member
citação:Originalmente colocada por R4E
citação:Originalmente colocada por paulinhuu
errado....citação:Originalmente colocada por Corracer
Com 14 anos podes tirar a licemça de motociclos e aí já podes conduzir os papa-reformas....
correcto.
Com 16 anos podes conduzir até 125cc ou até 11KW, com 14, só até 50cc, KW não sei.
Aqui a dois anos era assim, agora não sei se mudou.
De qualquer das maneiras se pusessem a carta aos 16anos isto era um perigo... com certos jovens que por aí andam... eu tenho 16, gostava de ter a carta mas acho que prefiro esperar mais dois anos que passam num instante do que porem aí uma comunidade "assasina" nas estradas...
Com catorze pode-se conduzir um ciclomotor (matricula amarela "municipal") e a sua velocidade máxima em patamar deverá estar limitada a 45 km/h. Aos 16 pode-se condizir um motociclo A1 (matricula branca normal), com cilindrada nao superior a 125 cc e potência não superior a 14 cavalos.
Os "papa-reformas", "mata-velhos", "tupperwares", "faz-de-conta", ou como lhes quizerem chamar costumam ter matricula amarela municipal e estão homologados como ciclomotores. Como tal, penso que se podem conduzir aos catorze anos, como qualquer ciclomotor.
Além destes 2 tipos (ciclomotores e motociclos A1), há motociclos A2, com potência limitada a 25 kw (34cv) de potência, que poderão ser conduzidos por recém encartados (2 anos) se a sua idade for inferior a 21 anos. Se a idade for superior a 21 anos ou a carta de condução tiver 2 anos ou mais, pode conduzir-se um motociclo A3, sem limitação de potência.
Há muita falta de informação, tanto nos condutores, como nas escolas de condução e até nos agentes de autoridade. Por exemplo, a carta A2 é habitualmente descrita como "carta até 250cc". Quando tirei a carta aos 18 anos tive uma Suzuki Bandit 600cc, com a potência limitada a 34 cv (ou não