Acabei ontem de tirar a carta de pesados de mercadorias. Comecei em Fevereiro a tirar a C e ontem fiz o exame de C+E.
Foi uma experiencia engraçada..passados 11 anos de ter tirado ligeiros, voltar à escola foi giro. Felizmente não sou um gajo com grandes vícios nocivos e correu tudo bem, mas mesmo assim, voltar a andar de instrutor ao lado é engraçado [

]
A C no inicio foi complicada, comecei todo confiante, já tinha conduzido carrinhas bem grandes e ia na mente que seria a mesma coisa...primeiros 15min de aula, grande abre olhos.
Tive 2 min de explicação e sentei-me ao comando..só aprender a usar a caixa devidamente (4+4, de pancada) já deu para suar..ora não entravam, ora arranhavam, enfim, deu luta.
Abre olhos imediatos: ruas que via como largas, agora eram estreitas; sinais à altura da cabine e metidos meio para dentro da estrada..; arvores não aparadas, etc.
As primeiras 2/3 aulas foram difíceis..literalmente suadas. Em 11 anos de carta nunca esmurrei uma jante num passeio..nessas três primeiras aulas devo ter tocado com o rodado traseiro nos passeios DEZENAS de vezes. Foi o tempo que precisei para me mentalizar que as linhas para um camião valem muito pouco..
Depois dessa mentalização tudo se alinhou..marquei logo exame na 3ª aula, e depois foi só afinar os pormenores, entenda-se, dominar aquela caixa [

]
A C+E foi sempre a que me preocupou mais, nunca tinha conduzido nada com reboques..
Dado que já estava habituado ao camião, foi só habituar ao chico..o que foi mais fácil do que esperava. Engatar e desengatar sempre à primeira (mesmo quando estava a tirar a C, engatei sem querer ao estacionar no parque [

]), nunca tocou em passeios e até me habituei facilmente a fazer as manobras com aquilo.
Ontem, no exame, começou logo com o pé esquerdo..só o engatei à 3ª [8b], já fiquei logo a suar, foi para estrada e nem 5min depois fui fazer o contorno do passeio..outro prego, só à 2ª [8b], já estava a ver o caso mal parado e a carteira a chorar..lá fomos para a estrada..IC2 durante um bom bocado o que deu para arrefecer e voltar ao "normal", voltamos para trás e mandou-me estacionar o que correu belo logo à primeira..
As duas manobras que estava mais à vontade (engatar/desengatar e contorno do passeio) foram as que correram pior, mas mesmo assim deu para o gasto apr
Agora estou no 3º dia do CAM online...lá para meados de Agosto deve ficar tudo feito..
Custos até agora:
650€ a C (+30€ de emissão de carta)
600€ a C+E (+30€ de emissão de carta)
750€ o CAM (não sei se já está incluídos os 80€ do IMT para o exame..tenho de confirmar isso).
Até agora:2060€
É uma brincadeira cara mesmo sem reprovações...
Quanto tiver o CAM feito ainda quero fazer o ADR Base + Cisterna.
Fica aqui o testemunho para quem estiver a pensar nas mesma andanças [kiss]