Carta na apec....

jonascrespo

New member
Passei no exame de condução ha 2 semanas na APEC (a minha escola era o ACP).

Correu tudo bem mas agora dizem-me que só daqui a 1 mês é que têm a minha licença carimbada...

Ou seja carta só daqui a meses.. e a licença como era das antigas teve que ir para o IMTT para ser carimbada e só volta daqui a 1 mes...

Contudo deram-me um papel a dizer que passei no exame de condução e que estou habilitado a conduzir e disseram-me que o maximo que pode acontecer é apanhar uma multa por falta de documentos... é verdade?

É que 1 mês ainda é bastante e faz-me falta

Penso que podes conduzir com a guia, mas tem que ser a guia carimbada pela DGV.

Eu tirei na DGV e fiquei logo com a guia carimbada no fim do exame, mas tinha colegas que tiraram na apec e tiveram que esperar algum tempo pela guia da DGV porque o papel da apec não tinha validade.

Não sei é se entretanto a apec começou a passar guias válidas para condução, o papel tem o carimbo da DGV ou é só um papel da escola?

Penso que podes conduzir com a guia, mas tem que ser a guia carimbada pela DGV.

Eu tirei na DGV e fiquei logo com a guia carimbada no fim do exame, mas tinha colegas que tiraram na apec e tiveram que esperar algum tempo pela guia da DGV porque o papel da apec não tinha validade.

Não sei é se entretanto a apec começou a passar guias válidas para condução, o papel tem o carimbo da DGV ou é só um papel da escola?

so carimbo da APEC... pois eu só tenho esse papel da APEC e dizem-me que a minha licença só volta da DGV daqui a 1 mes... é mta chato..

so carimbo da APEC... pois eu só tenho esse papel da APEC e dizem-me que a minha licença só volta da DGV daqui a 1 mes... é mta chato..

Pois, então vais ter mesmo que esperar.

Podes arriscar a tal multa por falta de documentos, mas atenção que tens um prazo para depois apresentar os documentos na polícia (muito inferior a 1 mês). Na minha altura houve pessoal que recebeu a carta antes da licença.

Podes ser multado por falta de documentos mas é só em casos extremos se o policia tiver de mau humor pois para todos os efeitos passaste no exame de condução e estás habilitado a conduzir.
Insiste com a tua escola de condução para eles apressarem o processo pois as licenças até vir a tua carta definitiva estão a cargo da escola de condução (pelo menos com a minha foi assim e tenho carta a 3 meses)

Podes ser multado por falta de documentos mas é só em casos extremos se o policia tiver de mau humor pois para todos os efeitos passaste no exame de condução e estás habilitado a conduzir.

:confused:

CÓDIGO DA ESTRADA
TÍTULO II - Do trânsito de veículos e animais
CAPÍTULO I - Disposições comuns
SECÇÃO XIII - Documentos
----------
Artigo 85.º - Documentos de que o condutor deve ser portador

1 — Sempre que um veículo a motor transite na via pública o seu condutor deve ser portador dos seguintes documentos:
a) Documento legal de identificação pessoal;
b) Título de condução;
c) Certificado de seguro.
2 — Tratando-se de automóvel, motociclo, ciclomotor, tractor agrícola ou florestal, ou reboque, o condutor deve ainda ser portador dos seguintes documentos:
a) Título de registo de propriedade do veículo ou documento equivalente;
b) Documento de identificação do veículo ou documento que o substitua;
c) Ficha de inspecção periódica do veículo, quando obrigatória nos termos legais.
3 — Tratando-se de velocípede ou de veículo de tracção animal, o respectivo condutor deve ser portador de documento legal de identificação pessoal.
4 — O condutor que se não fizer acompanhar de um ou mais documentos referidos nos n.ºs 1 e 2 é sancionado com coima de € 60 a € 300, salvo se os apresentar no prazo de oito dias à autoridade indicada pelo agente de fiscalização, caso em que é sancionado com coima de € 30 a € 150.
5 — Quem infringir o disposto no n.º 3 é sancionado com coima de € 30 a € 150.
Não há bom nem mau humor, o polícia cumpre o que está escrito na lei. Tens 8 dias para apresentar a carta e pagar 30€, a partir daí pagas 60€.

Para condução sem estares habilitado para tal o artigo é obviamente outro.

Passei no exame de condução ha 2 semanas na APEC (a minha escola era o ACP).

Correu tudo bem mas agora dizem-me que só daqui a 1 mês é que têm a minha licença carimbada...

Ou seja carta só daqui a meses.. e a licença como era das antigas teve que ir para o IMTT para ser carimbada e só volta daqui a 1 mes...

Contudo deram-me um papel a dizer que passei no exame de condução e que estou habilitado a conduzir e disseram-me que o maximo que pode acontecer é apanhar uma multa por falta de documentos... é verdade?

É que 1 mês ainda é bastante e faz-me falta

NA realidade, apesar de teres feito exame, ainda não tens licença de condução, logo podes ser multado e em caso de acidente... a responsabilidade vai cair em ti.

COntudo...eu estive na mesma situação que tu...e honestamente, arrisquei. (mas o risco qt a mim é grande, por isso não fui mt sensato)

eu quando tambem tirei a carta começei logo a andar no carro, com o papel que fiquei no dia em que tiras a carta, na altura tinham me dito que era 30€ de multa, mas num espaço de uma/duas semanas recebi a guia e ai ja nao dava multa, porque fui parado numa operação stop e viu os documentos do carro e a guia e mandou-me arrancar, mas a minha carta demorou muito a vir tive de renovar a guia.

:confused:

Não há bom nem mau humor, o polícia cumpre o que está escrito na lei. Tens 8 dias para apresentar a carta e pagar 30€, a partir daí pagas 60€.

Para condução sem estares habilitado para tal o artigo é obviamente outro.

Sabes que as licencas mudaram na transicao de DGV para IMTT e o sistema mudou, simplesmente o user em questão é apanhado numa falha do sistema sem ter qualquer tipo de culpa, logo sim depende muito do humor do agente em questão pois tás habilitado para conduzir e só não possuis a licenca devido a uma falha no sistema de transicao de um departamento para o outro!

Sabes que as licencas mudaram na transicao de DGV para IMTT e o sistema mudou, simplesmente o user em questão é apanhado numa falha do sistema sem ter qualquer tipo de culpa, logo sim depende muito do humor do agente em questão pois tás habilitado para conduzir e só não possuis a licenca devido a uma falha no sistema de transicao de um departamento para o outro!

Pode haver uma maior benevolência dados esses atrasos na emissão, até porque actualmente os agentes podem consultar a base de dados e verificar logo no local se um condutor está ou não habilitado para conduzir, mas será mais uma questão de bom humor/benevolência e não de mau humor.

E esta questão não está relacionada com a transição DGV/IMTT, quando muito pode ter sido potenciada por tal, mas na apec a emissão de guias sempre demorou bastante, os casos que relatei já ocorreram há 10 anos.

Última edição:
Voltar
Superior